ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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Educação Musical e unidocência: pesquisas em formação e práticas de professores
Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Vanessa Weber, Iara Cadore Dallabrida

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


Resumo do simpósio: O simpósio tem como objetivo apresentar um conjunto de quatro pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa FAPEM/UFSM, a partir de perspectivas teórico-metodológicas distintas, mas que se somam à construção de conhecimentos em relação à formação e práticas educativas de professores não especialistas em música, vinculadas, sobretudo ao curso de Pedagogia. Os temas apresentados sustentam-se em: problematizações acerca da educação musical na unidocência, destacando que o trabalho musical de unidocentes constitui parte dos processos de educação musical na escola e se soma aos realizados por professores de música; discussões sobre o espaço da música e a formação musical a distância de professores em cursos de Pedagogia vinculados à Universidade Aberta do Brasil, sublinhando a importância de conhecer o ensino de música nesses espaços e de compreender os processos formativos imbricados na construção da docência virtual em Música; na revisão de estudos do grupo de pesquisa FAPEM, destacando e refletindo sobre o papel da confiança na prática pedagógico-musical do professor formado em cursos de Pedagogia; e por fim, discussões acerca dos sentidos que esses professores atribuem a sua formação musical e pedagógico-musical, compreendendose que os sentidos da educação musical no curso de Pedagogia são influenciados pelas necessidades e motivos produzidos pelas acadêmicas em relação ao curso como um todo, dentre os quais, a relação entre teoria e prática segundo a compreensão das acadêmicas acerca destes termos. As metodologias que orientam as ações de pesquisa são variadas e guiam-se por abordagens qualitativas e quanti-qualitativas. Os resultados das pesquisas que compõem o simpósio evidenciam que o trabalho musical de unidocentes tem se refletido nas produções da ABEM e constitui parte dos processos de educação musical na escola. Assim, potencializar a formação musical e pedagógico-musical de professores unidocentes, e reconhecer suas ações profissionais, amplia possibilidades do trabalho do professor de música e sustenta uma educação escolar mais articulada entre profissionais e áreas do conhecimento que promovem o desenvolvimento humano.


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