ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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A narração e a sonorização de histórias para crianças: pela presença da figura do narrador na formação de professores
Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


O presente artigo socializa o relato de uma oficina sobre histórias sonorizadas que teve como objetivo refletir sobre o potencial do trabalho com a narração e a sonorização de histórias na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A oficina aconteceu em um evento organizado pelos Laboratórios de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, no segundo semestre de 2014 e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Música e do Mestrado em Educação da instituição. Na oficina foram discutidos os tipos e as formas de sonorização de histórias, bem como o planejamento das mesmas a partir da realização de atividades práticas com a sonorização de histórias já existentes e recriadas pelos participantes. O relato da oficina busca também problematizar a importância da criação de momentos e espaços, na formação de professores, para se pensar o trabalho com a narração e a sonorização de histórias para crianças, entendendo que as histórias, e em especial os contos de fada (BENJAMIN, 1985), são narrativas que ainda possibilitam comunicar experiências, que deixam marcas formativas, as quais as crianças carregam pela vida inteira. Assim, o professor, como narrador em potencial, é responsável pela perpetuação da arte de contar histórias e, através delas, comunicar experiências às crianças.


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