ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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Autorregulação da aprendizagem de percussionistas: elaboração e validação de um questionário.
Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


O objetivo para o presente texto é apresentar a etapa de construção e validação do instrumento de coleta de dados de uma pesquisa em andamento que tem como foco investigar a possível existência de aspectos autorregulatórios na rotina de estudos de percussionistas em cursos de Bacharelado em Música (habilitação em instrumento - Percussão). O conceito de autorregulação adotado neste estudo parte da perspectiva sociocognitiva e consiste na capacidade humana de realizar a autogestão de pensamentos, sentimentos e ações, que são planejadas e adaptadas a partir de um modelo cíclico para a obtenção de metas pessoais. A metodologia para esta pesquisa é o estudo de levantamento (survey de pequeno porte), a ser realizado com uma população de graduandos de IES da região sul e sudeste do Brasil. As considerações apresentadas neste texto partem da aplicação de um estudo piloto, realizado com três percussionistas graduandos em música. Para este estudo, foi elaborado um questionário com base nos desafios enfrentados pelos percussionistas e referenciando as três fases da autorregulação propostas pelo “Modelo de Aprendizagem Autorregulada de Zimmerman (2000)”. Os resultados indicaram a confiabilidade e coerência interna das questões e possibilitaram a validação do questionário a partir de critérios previamente estipulados.

Autorregulação da aprendizagem de percussionistas: elaboração e validação de um questionário.


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