ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Música e Ato Criativo na Escola: pode dar jogo?
Leandro Augusto dos Reis

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Este artigo é fruto de pesquisa desenvolvida no mestrado que teve por objetivo analisar os processos envolvidos no ato criativo em oficinas de jogos musicais. O recorte que fizemos priorizou um excerto da experiência vivida nas oficinas de música tendo como foco a composição musical coletiva a partir de temas extra-musicais. Adotamos como aporte teórico a perspectiva piagetiana e autores da educação musical que enfatizam o fazer musical criativo. De natureza descritivo-interpretativa se circunscreve na abordagem qualitativa. Os participantes foram 12 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina, Paraná. Os resultados indicaram que as oficinas musicais constituíram espaço de construção do conhecimento aos participantes e que a música tomada como jogo proporcionou o ato criativo. Ancorado na ideia de jogo piagetiana (PIAGET, 1978) como elemento desencadeador de situações-problemas constituídas por desafio o estudo enfatizou o uso de estratégias e oportunizou o ato musical criativo.

Texto completo: PDF