ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
A Leitura Musical à Primeira Vista nos cursos de música de Universidades Brasileiras da região Sul: um estudo com base na teoria sociocognitiva sobre processos de ensino/aprendizagem
ALEXANDRE GONÇALVES, ROSANE CARDOSO DE ARAUJO

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Esta comunicação apresentará a primeira etapa de desenvolvimento da pesquisa de doutorado sobre o estudo dos processos de ensino/aprendizagem envolvidos na Leitura Musical à Primeira Vista (LMPV) em cursos de música de Universidades Brasileiras da região Sul, com base na teoria sociocognitiva de Albert Bandura (1986;1997). Busca-se observar as variáveis comportamentais existentes entre aluno, colegas, professores e o ambiente de sala de aula, durante o ensino e a aprendizagem da LMPV, distanciando-se das concepções exclusivamente fisiológicas, tidas como responsáveis pela aprendizagem e proficiência da LMPV, conforme os trabalhos de, Kaplan (1987), Wristen (2005), Sloboda (2005), Unglaub (2006), Paiva e Ray (2006), Fireman (2010), e Risarto (2010). A primeira fase desta pesquisa apresenta o pré-levantamento quantitativo de Universidades brasileiras que possuem cursos superiores de música, que ofertem a disciplina de LMPV em sua grade curricular, observando o atual panorama do ensino da LMPV, e e com base na teoria social cognitiva, como professor e aluno compreendem o ensino e a aprendizagem dessa disciplina.


Texto completo: PDF