ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Música na Educação Básica: práticas de ensino na formação e exercício da docência em música.
Leandro Augusto dos Reis, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro, Larissa Betoni Antonelli, Jorgisnei Ferreira de Rezende, Lúcia Toshiko Sumigawa, Luciana Toshie Sumigawa

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


Este artigo tem por objetivo relatar as ações pedagógicas do subprojeto Música que visam, em consonância com a proposta do Pibid/Capes, contribuir à formação prática para o exercício do magistério no sistema público de Educação Básica. O recorte que fizemos para este trabalho trata das práticas de ensino desenvolvidas em quatro escolas situadas em diferentes regiões da cidade de Londrina, Paraná, a saber: Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães (região sul), Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros (região oeste), Escola Estadual Profª Kazuko Ohara (região oeste) e Escola Estadual Ana Molina Garcia (região leste). Até a data de submissão deste trabalho, o subprojeto Música contou com a participação de um docente coordenador de área, um docente colaborador, quatro professores supervisores e dezesseis bolsistas de Iniciação à Docência. Nas ações realizadas, a interação entre universidade e escola, revelou-se fundamental no processo de formação inicial e continuada dos sujeitos envolvidos. Os planejamentos pautaram-se sobre a noção de interdisciplinaridade e a realização de oficinas integradas.


Texto completo: PDF