ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
A motivação de licenciandos em música relacionada ao estágio supervisionado
Isac Rufino Araújo, Valéria Lázaro Carvalho

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


Este artigo apresenta e discute o comparativo da qualidade motivacional de grupos de licenciandos em música que tiveram a experiência do estágio e outro grupo que ainda não realizaram o estágio obrigatório. A pesquisa foi realizada em quatro universidades públicas do Nordeste, sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação (TAD), proposta por Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b), a qual abrange os aspectos qualitativos da motivação. Foi aplicado um questionário de autorrelato denominado Escala de Motivação Acadêmica (EMA), traduzida e validada por Guimarães e Bzuneck (2008). Apresentaram menor motivação autônoma e maior desmotivação os alunos que já passaram pelo estágio e que estão no curso porque não tiveram outra opção. Outro dado na mesma direção foi a média da motivação dos licenciandos que não pretendem ensinar música depois de formados, a qual é menor em relação os que pretendem ensinar. Os dados apontam que o a realização do estágio afeta a qualidade motivacional de forma significativa dos licenciandos em música no contexto pesquisado.


Texto completo: PDF