ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

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A flauta doce na educação musical: uma proposta de formação continuada de educadores musicais
Laís Figueiroa Ivo, Ilza Zenker Leme Joly

Última alteração: 2017-02-13

Resumo


Apresenta relato de pesquisa em andamento, em nível de mestrado , que 1 está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa pretendeu investigar se e como, através da ampliação da perspectiva de uso da flauta doce na educação musical, uma intervenção de formação continuada pode contribuir para a formação docente dos participantes. Na síntese dos aportes teóricos, traz contribuições de autores da Educação (GARCÍA, 1999; MIZUKAMI et al., 2002; FREIRE, 1992 e 1997), da educação musical (BELLOCHIO, 2003; DEL BEN, 2003; PENNA, 2007), entre outros e de pesquisas sobre a flauta doce que foram encontradas na revisão de literatura e irão contribuir nas análises da pesquisa. No caminho metodológico traz as contribuições de Demo (2005) e Thiollent (2002), principalmente. Apresenta alguns resultados parciais, que apontam para contribuições significativas da intervenção proposta para a formação dos educadores participantes e para a ampliação da utilização da flauta doce na educação musical.


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