ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, XVII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Percepção musical no ensino fundamental I: uma pesquisa em andamento
Paulo Jeovani dos Santos Junior

Última alteração: 2016-10-03

Resumo


A presente pesquisa em andamento tem como objetivo principal entender como uma professora está trabalhando com a percepção musical em turmas de ensino fundamental. Tem-se como objetivos específicos: entender de que forma (ou se) a percepção musical está sendo investigada nas pesquisas empíricas no contexto da educação básica; investigar quais concepções de percepção musical e seu desenvolvimento a literatura da área apresenta; compreender a que concepções de percepção musical e seu desenvolvimento estão respondendo as práticas e o pensamento de uma professora de música na educação básica. Para compor a fundamentação teórica, apresenta-se as ideias de diversos autores sobre o conceito de percepção musical, principalmente as concepções de Barbosa (2009) sobre percepção musical e o conceito de Gordon (2016) chamado “audiação”. Para atingir estes objetivos, buscou-se um caminho metodológico da seguinte maneira: através de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, foi realizada entrevistas com uma professora de música rede municipal de ensino da cidade de Florianópolis – Santa Catarina, e observação filmada não-participante de dez aulas realizadas pela professora com uma turma de 4º ano de ensino fundamental. As entrevistas e as aulas foram transcritas para posterior análise. O material empírico coletado e transcrito será analisado com base na fundamentação teórica buscando responder as questões de pesquisa levantadas inicialmente.

Texto completo: PDF