Políticas das Modalidades

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

A pesquisa em educação musical, tendo como base dimensões teóricas e metodológicas que configuram os estudos da área na atualidade, a atuação de grupos de pesquisa e práticas investigativas individuais; o fomento e as políticas públicas de financiamento à pesquisa; as inter-relações entre pesquisa, ensino e extensão; e as perspectivas para a produção do conhecimento, tecnologia e inovação na área.

Diretores
  • Francine Cernev, Universidade Estadual de Maringá - UEM
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GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Dimensões epistemológicas da educação musical, evidenciando revisões e quadros teóricos, linhas de pesquisa, relações interdisciplinares, entre outros aspectos que marcam o pensamento e as reflexões educativo-musicais na contemporaneidade.

Diretores
  • Francine Cernev, Universidade Estadual de Maringá - UEM
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GT 1.3 – História da educação musical

Abordagens históricas da educação musical que visam compreender diferentes fenômenos, contextos, modalidades e níveis de ensino e aprendizagem da música, a fim de evidenciar traços singulares que marcam histórias da formação musical na sociedade.


Diretores
  • Francine Cernev, Universidade Estadual de Maringá - UEM
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GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Processos, situações e/ou propostas diversas de ensino de música em escolas de educação básica, como projetos curriculares e/ou extracurriculares, legislação, metodologias, entre outros aspectos que abranjam educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, e contemplem a integração da escola com a sociedade.


Diretores
  • Helena Loureiro, UEL
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GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

O ensino e aprendizagem de música nas escolas especializadas (conservatórios, instituições privadas, cursos técnico-profissionalizantes etc.) contemplando aspectos metodológicos, diretrizes curriculares, atuação profissional, entre outros aspectos.


Diretores
  • Helena Loureiro, UEL
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Concepções de currículos e metodologias de educação musical no ensino superior, abrangendo a legislação educacional vigente, projetos pedagógicos de cursos, planejamentos e práticas pedagógico-musicais.


Diretores
  • Helena Loureiro, UEL
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais

Diretores
  • Lúcia Pereira Teixeira, UFRGS
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GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Perspectivas, políticas, alternativas e avaliação de cursos de educação musical a distância; produção de materiais didáticos; criação e aplicação de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem musical; diretrizes para o ensino da música no cenário tecnológico contemporâneo.


Diretores
  • Lúcia Pereira Teixeira, UFRGS
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Projetos e práticas educativo-musicais que contemplem aspectos ligados à educação inclusiva em diferentes níveis e espaços de ensino, abrangendo temas como: educação musical em ações com pessoas com deficiência; educação musical como forma de inclusão social; educação musical e suas implicações na ruptura de preconceitos; intergeracionalidade etc.


Diretores
  • Lúcia Pereira Teixeira, UFRGS
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Práticas educativo-musicais vinculadas ao processo de formação do educador musical, contemplando experiências docentes, no campo da música, consolidadas em estágios e programas institucionais de formação docente (PIBID, Monitoria, Prodocência, entre outros).

Diretores
  • Mônica Uriarte, UNIVALI
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GT 4.2 – Formação inicial e continuada

A formação do professor de música para atuação nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem da área; a formação continuada dos professores de música atuantes na educação básica; a formação musical do pedagogo em atuação; a formação de professores e tutores de música na educação a distância etc.


Diretores
  • Mônica Uriarte, UNIVALI
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

Processos de formação de educadores musicais em projetos e cursos emergenciais e/ ou alternativos, tendo como foco a capacitação de músicos, pedagogos e outros profissionais para a atuação docente no campo da música.


Diretores
  • Mônica Uriarte, UNIVALI
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


ISSN: 1981-9005