Go to Top

Fóruns ABEM

V Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores e IV Encontro Nacional do PIBID Música

  •  

    A Associação Brasileira de Educação Musical, em parceria com o Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, realizará nos dias 13 e 14 de agosto de 2018 o V Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e o IV Encontro Nacional do PIBID Música.

    Com o intuito de fortalecer este espaço de debates na área de educação musical, convidamos professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de licenciatura em música do país, assim como demais profissionais e alunos que tenham interesse nos temas formação de professores e PIBID Música a participarem do Encontro.

    O Evento tem como objetivo aprofundar as discussões realizadas nas edições anteriores do Fórum, avançando no debate sobre a formação de professores de música e sobre as políticas públicas direcionadas direcionadas à área, realizando, também, mapeamentos das ações de formação inicial e continuada na área de música realizadas em diferentes instituições do país.

    Este Fórum é destinado, mais especificamente, a coordenadores, professores e alunos de cursos de formação de licenciatura em música, mas é aberto aos demais profissionais e estudantes que tenham interesse nas discussões sobre o tema. Portanto, são todos(as) muito bem-vindos(as)!

    Em breve, as inscrições para o Fórum poderão ser realizadas gratuitamente no site da ABEM.

    Local: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Voltar

  • Em Breve


  • Hora13.08.2018 (segunda-feira)14.08.2018 (terça-feira)
    15h00Mesa temática “A formação do professor de música e a BNCC” 
    Dr. Marcus Medeiros (presidente da ABEM), Dra. Nair Pires (UFMG) e Dra. Ana Lúcia Gaborim (UFMS)
    Mesa temática “Perspectivas, desafios e possibilidades do Pibid de música e da Residência Pedagógica”
    Dr. Marcus Medeiros (presidente da ABEM), Dra. Nair Pires (UFMG) e Me. Mariana Stocchero (UFMS)
    16h00Debate orientado a partir das questões levantadas na mesa temáticaDebate orientado a partir das questões levantadas na mesa temática
    18h00IntervaloIntervalo
    18h30Apresentação musical: Madrigal da UFMSApresentação de pôsteres
    19h00Mesa temática “Currículos, interdisciplinaridade e polivalência no ensino de música e artes”
    Dr. Manoel Rasslan (UFMS), Caciano Lima (presidente da ASMAE), Secretária Municipal de Educação e Secretária Estadual de Educação
    Apresentação musical: Quarteto de Flautas
    19h30 Debate temático “Educação musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos” 
    Mediação: Dr. Marcus Medeiros (presidente da ABEM) e Dr. Evandro Higa (UFMS)
    20h00Debate orientado a partir das questões levantadas na mesa temática 
    22h00EncerramentoEncerramento

  • Clique aqui para se inscrever

  • CHAMADA DE TRABALHOS


     

    A organização do V Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e do IV Encontro Nacional do PIBID Música convida professores e alunos vinculados ao Programa PIBID, que desenvolvam trabalhos na área de música a enviarem textos relatando, de forma analítica e reflexiva, a experiência consolidada no Programa. Os trabalhos serão apresentados durante o evento como pôster, como uma breve apresentação oral dos autores.


    O processo de recebimento dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico do Centro-Oeste da ABEM, composto pelos(as) professores(as): Dr. Manoel Câmara Rasslan (UFMS) - Presidência; Dr. Evandro Rodrigues Higa (UFMS); Dra. Nilceia da Silveira Protásio Campos (UFG); Dra. Francine Kemmer Cernev (UnB); e Ma. Rita de Cássia Domingues dos Santos (UFMT).


    O envio dos trabalhos deve ocorrer até as 18h do dia  30 de Julho  prorrogado para até 05 de Agosto. Os textos devem ser enviados, em formato doc., para o e-mail: comite.centrooeste@abemeducacaomusical.com.br