Go to Top

Marco Antonio Toledo Nascimento (Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral/Universidade de Montreal – Canadá)

Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) entre 2012 e 2021. Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena - Música (2003) e mestrado em Música - área Música e Educação (2007), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Concluiu o doutorado em Música (Cotutela de Tese) em 2011 nas áreas de Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e Musicologia pela Universidade de Toulouse II, Le Mirail, França. Realizou estágio Pós-Doutoral em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne (2013-2014). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Sobral atuando no Curso de Música-Licenciatura (setor de estudos Prática Instrumental “sopros”) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Faced/UFC) e Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes). É membro do Comitê Permanente de Defesa da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), embaixador da Federação Internacional de Orquestras de Jovens EUROCHESTRIES e representante da ABEM no estado do Ceará. Orientando suas pesquisas sobre os temas bandas de música, didática instrumental e ensino coletivo de instrumentos musicais, tem coordenado nos últimos anos projetos sobre a Metacognição. Como clarinetista e saxofonista estudou com os professores Fernando Silveira, José de Freitas, Cristiano Alves, Idriss Boudrioua e Carlos Malta e foi integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais entre 1997 e 2007. É coordenador e regente da Banda Regional do Norte do Ceará "Banda do Norte", além de atuar como clarinetista da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC-Sobral). Atualmente encontra-se como professor e pesquisador convidado no Departamento de Psicopedagogia e Andragogia da Faculdade de Educação da Universidade de Montreal (Canadá) desenvolvendo do projeto "Aprendizagem Autorregulada da Prática de um instrumento musical" em colaboração com a Professora Titular Sylvie Cartier.

Curso: Metacognição aplicada à didática instrumental