Go to Top

Klesia G. Andrade (UFPE), Valdiene C. Pereira (UFPE) e Anaide M. A. da Paz (Conservatório Pernambuco de Música)

Klesia Garcia Andrade
Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Educação Musical pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Teologia pelo Instituto Bíblico Ágape Smith. Mestra e Doutora em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente no Departamento de Educação Musical da UFPB (em exercício provisório desde junho de 2021) e no Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE. Atua na área de educação musical nas temáticas: formação de professor, educação musical e práticas criativas, regência e canto coral. Autora de artigos em anais de congressos e revistas especializadas da área, regente, pianista e compositora. Pesquisadora nos grupos “Mar de corais” e “CriEMUs: criatividade, educação e música” (ambos do Departamento de Música da UFPE) e “Música, cultura e educação” (Departamento de Educação Musical da UFPB). Coordenadora da pesquisa em andamento “Regência de coro infantojuvenil: trajetórias de formação no curso de licenciatura em música”.

Valdiene Carneiro Pereira
Formada em Canto Erudito pelo Conservatório Pernambucano de Música e Bacharel em Música Sacra com Habilitação em Canto Erudito pelo STBNB. Licenciada em Música pela UFPE, Especialista em Formação de Recursos Humanos para Educação pela FAFIRE, Mestra e Doutora em Educação pela UFPE, com pesquisas de pós-graduação lato e stricto sensu voltadas à formação e à prática de professores de música. Foi professora e coordenadora dos cursos de Formação em Música Sacra e de Licenciatura em Música da Faculdade STBNB, em Recife-PE, onde também atuou como professora de Canto Coral e regente do Coro Capela da Faculdade STBNB (2009-2018), entre outras disciplinas. Na Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, foi professora de Canto Coral (2006-2019), regente do Coro Infantojuvenil (2013-2016) e regente do Coro Juvenil (2016 a 2019). É regente de coros juvenis em igrejas desde 1995 e desde 2003 é regente do Coro de Adolescentes da IEBCA. É pesquisadora nos grupos “Pesquisa, Formação e Atuação Profissional de Professores de Música” e “ Mar de Corais” (ambos do Departamento de Música da UFPE).

Anaide Maria Alves da Paz
Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Serviço Social e Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico do Norte do Brasil (STBNB) com habilitação em piano. Especialista em Psicopedagogia e Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professora do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), instituição onde foi gestora por quase uma década. Foi idealizadora e organizadora dos Encontros de Prática Coral “Coros EnCantos” de Olinda e do I Encontro de Coros das Escolas Municipais de Olinda. Foi co-fundadora do coro infantil Pequenos Cantores de Olinda e do Coro Infantojuvenil Imperial. Membro da Academia Pernambucana de Música e pesquisadora no grupo “Mar de Corais” (Departamento de Música da UFPE).

Curso: Tecendo redes reflexivas: caminhos organizativos e práticos para a construção da revisão de literatura