Escola para além do digital: reflexões sobre os estágios na formação docente em música
Resumo
Este artigo tem como objeto os estágios curriculares supervisionados do curso de Licen-ciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O objetivo é o de lançar reflexões sobre estágios não presenciais, evidenciando as desafiantes condições humanas e peda-gógicas colocadas pela pandemia da Covid-19 e os caminhos encontrados para dar prosseguimen-to à formação de licenciandos. Os referenciais teóricos se encontram na área da educação e, mais especificamente, na formação docente. Priorizamos publicações e conferências que têm tematizado a ação e formação em tempos de incerteza, que pensam a escola e o seu papel para além da pande-mia, bem como autores que estudam sobre tecnologias digitais e aulas online. A discussão girou em torno da importância de pensar o estágio e a educação não presencial, a explosão das tecnologias de informação e comunicação, os decorrentes processos de ensino e aprendizagem, e as dimensões do modelo atual de escola. Destacamos que é necessário abandonar a lógica disciplinar, construir novas formas para pensar a presença e a educação sem distância, desenvolver estratégias integradoras entre as diferentes gerações de tecnologias de linguagem e de comunicação, e transformar as escolas em poderosos cenários de aprendizagem. Ressaltamos a situação emergencial dos estágios remotos para manter a continuidade da formação docente e reafirmar o nosso compromisso com a educação. Compromisso de natureza ética porque a escola pública é direito fundamental de crianças e jovens, e junto à universidade pública e gratuita são espaços nos quais se aprende e se exercita a colaboração e a participação cidadã.
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