Escola para além do digital: reflexões sobre os estágios na formação docente em música

Autores

  • Teresa Mateiro Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Sandra Mara da Cunha UDESC

Resumo

Este artigo tem como objeto os estágios curriculares supervisionados do curso de Licen-ciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O objetivo é o de lançar reflexões sobre estágios não presenciais, evidenciando as desafiantes condições humanas e peda-gógicas colocadas pela pandemia da Covid-19 e os caminhos encontrados para dar prosseguimen-to à formação de licenciandos. Os referenciais teóricos se encontram na área da educação e, mais especificamente, na formação docente. Priorizamos publicações e conferências que têm tematizado a ação e formação em tempos de incerteza, que pensam a escola e o seu papel para além da pande-mia, bem como autores que estudam sobre tecnologias digitais e aulas online. A discussão girou em torno da importância de pensar o estágio e a educação não presencial, a explosão das tecnologias de informação e comunicação, os decorrentes processos de ensino e aprendizagem, e as dimensões do modelo atual de escola. Destacamos que é necessário abandonar a lógica disciplinar, construir novas formas para pensar a presença e a educação sem distância, desenvolver estratégias integradoras entre as diferentes gerações de tecnologias de linguagem e de comunicação, e transformar as escolas em poderosos cenários de aprendizagem. Ressaltamos a situação emergencial dos estágios remotos para manter a continuidade da formação docente e reafirmar o nosso compromisso com a educação. Compromisso de natureza ética porque a escola pública é direito fundamental de crianças e jovens, e junto à universidade pública e gratuita são espaços nos quais se aprende e se exercita a colaboração e a participação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Sandra Mara da Cunha, UDESC

 

Endereço para acessar o currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/0337703331830926

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Mateiro, T., & da Cunha, S. M. (2021). Escola para além do digital: reflexões sobre os estágios na formação docente em música. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1023

Edição

Seção

Artigos