Resenha: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. 352p. (Série Educação Musical)

Autores

  • Vanilda Lídia Ferreira de Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Olivro organizado por Teresa Mateiro1 e Beatriz Ilari2 apresenta as ideias de dez pedagogosestrangeiros cujas pedagogias para o ensino de música foram difundidas em inúmeros países,inclusive o Brasil, ao longo do século XX e ainda no século XXI: Émile Jaques-Dalcroze, ZoltánKodály, Edgar Willems, Carl Orff, Maurice Martenot, Shinichi Suzuki, Gertrud Meyer-Denkmann, JohnPaynter, Raymond Murray Schafer e Jos Wuytack. Cada proposta pedagógica é descrita em umcapítulo, por autores de diferentes instituições brasileiras, além de uma autora portuguesa.3A estrutura da obra constitui-se de uma apresentação feita pelas organizadoras, seguida pelaintrodução redigida por Maura Penna4 e depois pelos dez capítulos que tratam das pedagogiasmusicais, dispostas cronologicamente. Ao final, há um glossário com mais de 60 termos específicosde música que colaboram para a compreensão do texto. Os capítulos seguem um padrão comumque dá unidade ao livro, com os subtítulos: Ideias; Vida e Obra; Proposta Pedagógica; e Sala deAula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-09

Como Citar

Macedo, V. L. F. de. (2014). Resenha: MATEIRO, T.; ILARI, B. (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibpex, 2011. 352p. (Série Educação Musical). REVISTA DA ABEM, 20(27). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/169

Edição

Seção

Artigos