A aprendizagem musical de adultos em ambientes coletivos

Autores

  • Patrícia Fernanda Carmem Kebach Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Resumo

O texto traz as conclusões da tese de doutorado da autora que investigou os processoscoletivos de musicalização de adultos e o papel da interação social nessa construção. O objetivo foio de compreender os processos de aprendizagem e quais são os mecanismos que contribuem parauma educação musical signifi cativa de adultos. Como forma de observar as condutas psicossociaisdos sujeitos investigados, a pesquisadora inspirou-se no método dialético-didático, proporcionandouma ofi cina de musicalização de 60 horas para nove professoras que não haviam passado porambientes formais de educação musical. Os resultados da pesquisa apontam para a importância dese proporcionar ações signifi cativas, refl exões e trocas de ponto de vista entre todos os envolvidosno processo de musicalização. Na tese fi ca claro que é possível musicalizar-se em qualquer idade,se o ambiente for construtivista e levar em conta o interesse e as construções precedentes de cadasujeito que se musicaliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Kebach, P. F. C. (2014). A aprendizagem musical de adultos em ambientes coletivos. REVISTA DA ABEM, 17(22). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/228

Edição

Seção

Artigos