Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo

Autores

  • Maura Penna Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

A partir do texto da professora Tânia Cançado sobre a experiência do Projeto Cariúnas,apresentado ao Fórum de Debate Educação Musical e Diversidade, destacamos três questões paraa reflexão da área de educação musical: a) a função da educação musical na formação global doindivíduo; b) o reconhecimento da diversidade cultural; c) o papel da interdisciplinaridade. Analisamoscomo, no percurso do ensino de arte e de música, objetivos essencialistas e contextualistas têmsido confrontados, discutindo como os projetos educacionais extra-escolares, de caráter social,têm apontado a necessidade de ultrapassar essa oposição. Por outro lado, tais projetos colocam,para nossa área, o desafio de tratar a diversidade cultural, sem cair na “guetização” ou na idealizaçãode algum padrão musical como redentor, o que exige o diálogo entre diversas manifestações musicais.Discutimos, ainda, a necessidade de dialogar com outras áreas de conhecimento, numa perspectivainter-multi-trans-disciplinar, para o enriquecimento da pesquisa e da formação do professor.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Penna, M. (2014). Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. REVISTA DA ABEM, 14(14). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/310

Edição

Seção

Artigos