Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal
Resumo
Em um projeto de pesquisa-ação conduzido na Universidade de Brasília, planejei,implementei e supervisionei, por três ofertas, um módulo de 8 semanas baseado naaprendizagem musical informal de Lucy Green (2008). Com o objetivo de analisarminha práxis como supervisora do módulo, busquei entender como minhas açõesrefletiam nas práticas musicais e pedagógicas de meus alunos. Este artigo discuteresumidamente alguns modos pedagógicos identificados na análise de aulas demúsica baseadas na aprendizagem informal proposta por Green. Esses modosforam conceituados de acordo com noções Freireanas de relações dialógicas entrealunos e professor, e do papel diretivo do professor no processo de aprendizagem,buscando uma possível educação libertadora. Essa visão Freireana, em conjuntocom a abordagem informal de Green, é uma contribuição teórica para o campoda sociologia da educação musical com possível aplicação prática em cursos deformação de professores de música.
Downloads
Referências
ABRAHAMS, Frank; RAFANIELLO, Anthony; WESTAWSKI, David; VODICKA, Jason; WILSON, John & ABRAHAMS, Daniel. Going Green: The Application of Informal Music Learning Strategies in High School Choral and Instrumental Ensembles, 2011. Retirado de http://www.rider.edu/wcc/academics/center-critical-pedagogy/our-research
CAIN, Tim. Too hard, too soft or just about right: paradigms in music teachers’ action research. British Journal of Music Education, 29(3), 409–425, 2012. doi:10.1017/S0265051712000290
CAIN, Tim. “Passing it on”: beyond formal or informal pedagogies. Music Education Research, 15(1), 74–91, 2013. doi:10.1080/14613808.2012.752803
FEICHAS, Heloisa. Bridging the gap: Informal learning practices as a pedagogy of integration. British Journal of Music Education, 27(01), 47, 2010. doi:10.1017/S0265051709990192
FINNEY, John. & PHILPOTT, Chris. Informal learning and meta-pedagogy in initial teacher education in England. British Journal of Music Education 27 (1): 7-19, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 22ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GOWER, Anna. Integrating informal learning approaches into the formal learning environment of mainstream secondary schools in England. British Journal of Music Education, 29(01), 13–18, 2012. doi:10.1017/S0265051711000490
GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for Music Education. Aldershot: Ashgate, 2002.
GREEN, Lucy. Popular music education in and for itself, and for ‘other’ music: current research in the classroom. International Journal of Music Education 24(2): 101-118, 2006.
GREEN, Lucy. Music, Informal Learning and the School: a new classroom pedagogy. Aldershot: Ashgate, 2008.
HALLAM, Susan., CREECH, Andrea., & MCQUEEN, Hilary. Musical Futures: A case study investigation. Final report from Institute of Education University of London for the Paul Hamlyn Foundation, 2011. Retirado de https://www.musicalfutures.org/resource/27646/title/instituteofeducationlongitudinalstudyofmusicalfutures
JEANNERET, Neryl, MCLENNAN, Rebecca, & STEVENS-BALLENGER, Jennifer. Musical Futures: An Australian perspective. Findings from a Victorian Pilot Study, 2011. Retirado de https://www.musicalfutures.org/resource/27551/title/mfozevaluationofpilots
KARLSEN, Sidsel & VÄKEVÄ, Lauri. Introduction: Theorising the Formal-Informal Nexus: A critical examination of future possibilities for music education practice and research. In S. Karlsen & L. Väkevä (Eds.), Future Prospects for Music Education: Corroborating Informal Learning Pedagogy (pp. vii-xxiii). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2012.
LILL, Athena. An analytical lens for studying informal learning in music: Subversion, embodied learning and participatory performance. Action, Criticism, and Theory for Music Education, 13(1), 223–247, 2014. Retirado de http://act.maydaygroup.org/articles/Lill13_1.pdf
MCPHAIL, Graham. Informal and formal knowledge: The curriculum conception of two rock graduates. British Journal of Music Education, 30(01), 43–57, 2013. doi:10.1017/S0265051712000228
xxxx. xxxx
RODRIGUEZ, Carlos Xavier. Informal Learning in Music: Emerging Roles of Teachers and Students. Action, Criticism & Theory for Music Education, 8(2), 35–45, 2009.
SHOR, Ira & FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Trad: Adriana Lopez. 12ª Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
TARDIF, Maurice. Elementary and Secondary School Teachers vis-à-vis Knowledge: Some Sociohistorical Considerations about the Problem of Teaching Knowledge. Science Journal of Education, 1(5), 104–117, 2013. doi:10.11648/j.sjedu.20130105.18
WRIGHT, Ruth, & KANELLOPOULOS, Panagiotis. Informal music learning, improvisation and teacher education. British Journal of Music Education, 27(01), 71–87, 2010. doi:10.1017/S0265051709990210
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).