Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal

Autores

  • Flávia Motoyama Narita Universidade de Brasília (UnB) Departamento de Música

Resumo

Em um projeto de pesquisa-ação conduzido na Universidade de Brasília, planejei,implementei e supervisionei, por três ofertas, um módulo de 8 semanas baseado naaprendizagem musical informal de Lucy Green (2008). Com o objetivo de analisarminha práxis como supervisora do módulo, busquei entender como minhas açõesrefletiam nas práticas musicais e pedagógicas de meus alunos. Este artigo discuteresumidamente alguns modos pedagógicos identificados na análise de aulas demúsica baseadas na aprendizagem informal proposta por Green. Esses modosforam conceituados de acordo com noções Freireanas de relações dialógicas entrealunos e professor, e do papel diretivo do professor no processo de aprendizagem,buscando uma possível educação libertadora. Essa visão Freireana, em conjuntocom a abordagem informal de Green, é uma contribuição teórica para o campoda sociologia da educação musical com possível aplicação prática em cursos deformação de professores de música.

Downloads

Referências

ABRAHAMS, Frank; RAFANIELLO, Anthony; WESTAWSKI, David; VODICKA, Jason; WILSON, John & ABRAHAMS, Daniel. Going Green: The Application of Informal Music Learning Strategies in High School Choral and Instrumental Ensembles, 2011. Retirado de http://www.rider.edu/wcc/academics/center-critical-pedagogy/our-research

CAIN, Tim. Too hard, too soft or just about right: paradigms in music teachers’ action research. British Journal of Music Education, 29(3), 409–425, 2012. doi:10.1017/S0265051712000290

CAIN, Tim. “Passing it on”: beyond formal or informal pedagogies. Music Education Research, 15(1), 74–91, 2013. doi:10.1080/14613808.2012.752803

FEICHAS, Heloisa. Bridging the gap: Informal learning practices as a pedagogy of integration. British Journal of Music Education, 27(01), 47, 2010. doi:10.1017/S0265051709990192

FINNEY, John. & PHILPOTT, Chris. Informal learning and meta-pedagogy in initial teacher education in England. British Journal of Music Education 27 (1): 7-19, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 22ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GOWER, Anna. Integrating informal learning approaches into the formal learning environment of mainstream secondary schools in England. British Journal of Music Education, 29(01), 13–18, 2012. doi:10.1017/S0265051711000490

GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for Music Education. Aldershot: Ashgate, 2002.

GREEN, Lucy. Popular music education in and for itself, and for ‘other’ music: current research in the classroom. International Journal of Music Education 24(2): 101-118, 2006.

GREEN, Lucy. Music, Informal Learning and the School: a new classroom pedagogy. Aldershot: Ashgate, 2008.

HALLAM, Susan., CREECH, Andrea., & MCQUEEN, Hilary. Musical Futures: A case study investigation. Final report from Institute of Education University of London for the Paul Hamlyn Foundation, 2011. Retirado de https://www.musicalfutures.org/resource/27646/title/instituteofeducationlongitudinalstudyofmusicalfutures

JEANNERET, Neryl, MCLENNAN, Rebecca, & STEVENS-BALLENGER, Jennifer. Musical Futures: An Australian perspective. Findings from a Victorian Pilot Study, 2011. Retirado de https://www.musicalfutures.org/resource/27551/title/mfozevaluationofpilots

KARLSEN, Sidsel & VÄKEVÄ, Lauri. Introduction: Theorising the Formal-Informal Nexus: A critical examination of future possibilities for music education practice and research. In S. Karlsen & L. Väkevä (Eds.), Future Prospects for Music Education: Corroborating Informal Learning Pedagogy (pp. vii-xxiii). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2012.

LILL, Athena. An analytical lens for studying informal learning in music: Subversion, embodied learning and participatory performance. Action, Criticism, and Theory for Music Education, 13(1), 223–247, 2014. Retirado de http://act.maydaygroup.org/articles/Lill13_1.pdf

MCPHAIL, Graham. Informal and formal knowledge: The curriculum conception of two rock graduates. British Journal of Music Education, 30(01), 43–57, 2013. doi:10.1017/S0265051712000228

xxxx. xxxx

RODRIGUEZ, Carlos Xavier. Informal Learning in Music: Emerging Roles of Teachers and Students. Action, Criticism & Theory for Music Education, 8(2), 35–45, 2009.

SHOR, Ira & FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Trad: Adriana Lopez. 12ª Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

TARDIF, Maurice. Elementary and Secondary School Teachers vis-à-vis Knowledge: Some Sociohistorical Considerations about the Problem of Teaching Knowledge. Science Journal of Education, 1(5), 104–117, 2013. doi:10.11648/j.sjedu.20130105.18

WRIGHT, Ruth, & KANELLOPOULOS, Panagiotis. Informal music learning, improvisation and teacher education. British Journal of Music Education, 27(01), 71–87, 2010. doi:10.1017/S0265051709990210

Downloads

Publicado

2015-10-05

Como Citar

Narita, F. M. (2015). Em busca de uma educação musical libertadora: modos pedagógicos identificados em práticas baseadas na aprendizagem informal. REVISTA DA ABEM, 23(35). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/553

Edição

Seção

Artigos