História da Educação Musical no Brasil: reflexões sobre a primeira edição do GT 1.3 – XXII congresso da ABEM (2015)

Autores

  • Inês de Almeida Rocha Colégio Pedro II
  • Gilberto Vieira Garcia Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Resumo

Este ensaio tem como objetivo fazer algumas reflexões a partir dos trabalhosapresentados na primeira edição do GT 1.3 (História da Educação Musical), ocorridodurante o XXII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, visandoa compreender-se em que medida os textos submetidos e aprovados no âmbitodesse GT configuram-se como trabalhos historiográficos. Para tanto, examinam-seas características de tais textos, suas temáticas e objetos privilegiados, também suasfontes de pesquisas e acervos investigados, assim como suas metodologias e teoriasda história empregadas, além dos autores citados, procurando refletir-se, então,sobre as lacunas e os aspectos consolidados, identificados no referido grupo detrabalho. Autores como Le Goff (1992), Palti (2007), Petrucci (2003), Xavier e Carvalho(2013), Certeau (1982), Revel (2010), Souza (2014) e Queiroz (2012) fundamentam aanálise sobre as concepções e as práticas historiográficas, bem como sobre o lugarque a abordagem histórica vem ocupando nas pesquisas em Educação Musical,especificamente, naquelas apresentadas no GT 1.3.

Palavras-chave: história da educação musical, educação musical, história da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inês de Almeida Rocha, Colégio Pedro II

Ines de Almeida Rocha:Pós-Doutorado na Universidad de Valladolid, desenvolvendo estudos sobre História da Educação Musical com a Pra. Dra. Maria del Rosario Castañón Rodríguez e o Prof. Dr. Agustín Escolano Benito, financiado pela CAPES. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PROPED (2010), sob orientação da Pra. Dra. Ana Chrystina Venancio Mignot, com bolsa do Programa de Pós-Graduação com Estágio no Exterior (CAPES), exercido na Universidad de Alcalá de Henares - Departamento de Historia y Filosofía, sob orientação do Pr. Dr. Antonio Castillo Gómez. Mestre em Música - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário (1997); Especialização em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário (1995); graduação em Educação Artística - Habilitação Educação Musical - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário (1988) e graduação em Música - Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Professora de Educação Musical do Colégio Pedro II, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Música(PPGM) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO) e ao Programa de Mestrado Profissional (PROEMUS), como colaboradora permanente. Líder do Grupo de Pesquisas Práticas de Ensino e Aprendizagem em Música (GEPEAMUS), atua também nos grupos CALÍOPE, Ensino das Práticas Musicais e GECULT, cadastrados no CNPq. Atua na área de Artes, Educação e História; nas sub-áreas Educação Musical, Musicologia Histórica, História da Educação, História da Educação Musical e História da Cultura Escrita. Vem publicando em periódicos nacionais e internacionais escrevendo sobre as seguintes temáticas: Música, Educação Musical, História da Educação Musical, História da Educação, Musicologia Histórica, Correspondência, Canto Coral e Liddy Chiaffarelli Mignone. Publicou o livro Canções de Amigo: redes de sociabilidade na correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mário de Andrade, financiada pela FAPERJ. Juntamente com Ricardo Szpilman edita o periódico Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II. É cantora no Coro de Câmera da Pró-Arte.

 

Gilberto Vieira Garcia: Professor substituto de Didática e Prática de Ensino de Música (UFRJ), Doutorando em Educação (UFRJ, História, Sujeitos e Processos Educacionais), Mestre em Educação (Puc-Rio), Pós-graduando em Educação Musical (Conservatório Brasileiro de Música), Graduação em Licenciatura em Música (Unirio, 2014) e Bacharelado e Licenciatura em História (UFRJ, 2000). Pesquisador do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/UFRJ), coordenado por Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes, e dos grupos de pesquisa Processos Educacionais e História da Profissão Docente (UFRJ), coordenado por Libânia Nacif Xavier, e História da Profissão Docente/Puc-Rio, coordenado por Ana Waleslka Pollo Campos Mendonça. Membro do grupo de pesquisa, arte e educação História através da Música. Músico Profissional.

Referências

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: UNICAMP, 1992.

REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, set/dez 2010, p.434-444.

XAVIER, Libânia & CARVALHO, Fábio Garcez de. Apontamentos sobre a história da educação configurada no II Encontro do Rio de Janeiro. In: Apontamentos sobre a história da educação configurada no II Encontro do Rio de Janeiro (2010). 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. 1, p. 102-120.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Rocha, I. de A., & Garcia, G. V. (2017). História da Educação Musical no Brasil: reflexões sobre a primeira edição do GT 1.3 – XXII congresso da ABEM (2015). REVISTA DA ABEM, 24(37). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/629

Edição

Seção

Artigos