História da Educação Musical no Brasil: reflexões sobre a primeira edição do GT 1.3 – XXII congresso da ABEM (2015)
Resumo
Este ensaio tem como objetivo fazer algumas reflexões a partir dos trabalhosapresentados na primeira edição do GT 1.3 (História da Educação Musical), ocorridodurante o XXII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, visandoa compreender-se em que medida os textos submetidos e aprovados no âmbitodesse GT configuram-se como trabalhos historiográficos. Para tanto, examinam-seas características de tais textos, suas temáticas e objetos privilegiados, também suasfontes de pesquisas e acervos investigados, assim como suas metodologias e teoriasda história empregadas, além dos autores citados, procurando refletir-se, então,sobre as lacunas e os aspectos consolidados, identificados no referido grupo detrabalho. Autores como Le Goff (1992), Palti (2007), Petrucci (2003), Xavier e Carvalho(2013), Certeau (1982), Revel (2010), Souza (2014) e Queiroz (2012) fundamentam aanálise sobre as concepções e as práticas historiográficas, bem como sobre o lugarque a abordagem histórica vem ocupando nas pesquisas em Educação Musical,especificamente, naquelas apresentadas no GT 1.3.
Palavras-chave: história da educação musical, educação musical, história da educação.
Downloads
Referências
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: UNICAMP, 1992.
REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, set/dez 2010, p.434-444.
XAVIER, Libânia & CARVALHO, Fábio Garcez de. Apontamentos sobre a história da educação configurada no II Encontro do Rio de Janeiro. In: Apontamentos sobre a história da educação configurada no II Encontro do Rio de Janeiro (2010). 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. 1, p. 102-120.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).