Sobre o ensino da técnica de construção de melodias: considerações sobre o método pedagógico no<em> Fundamentos da composição musical</em>, de Arnold Schoenberg
Resumo
A partir da análise da metodologia empregada em Fundamentos da composição musical, de Arnold Schoenberg, estabelece-se uma discussão sobre os princípios técnicos envolvidos no ensino da composição de melodias, aspecto fundamental na composição musical. Essencialmente, a abordagem schoenberguiana prioriza a construção melódica a partir de uma prévia estruturação harmônica, submetendoo primeiro parâmetro ao segundo. Essa concepção, em última instância, permite a resolução de diversos problemas composicionais, porém, mostra-se incompleta para além do escopo do sistema tonal e de problemas cotidianos no ofício da composição musical, a saber: a harmonização de uma linha melódica qualquer.Downloads
Referências
DALLIN, Leon, Techniques of Twentieth Century Composition – a guide to the materials of modern music. California State University Press, Long Beach, 1974.
HINDEMITH, Paul, The Craft of Musical Composition .Volumes I e II. New York: Associated Music Publishers Inc., 1937.
SCHOENBERG, Arnold. Modelos para Estudiantes de Composicion. Buenos Aires, Ricordi, 1943.
_______________. Style and Idea. New York, Philosophical Library, 1997.
_______________. Fundamentos da Composição Muscial. Trad. Eduardo Seicman. São Paulo, EdUSP, 1993.
_______________. Theory of Harmony, Tradução de Roy E. Carter. Los Angeles, University of California Press, 1983.
_______________. Exercícios Preliminaries em Contraponto. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo, Via Lettera, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).