As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil – Perspectivas metodológicas para a análise narrativa-biográfica

Autores

  • Leda de Albuquerque Maffioletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Soraia Santana Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Resumo

Resumo: O trabalho apresenta as reflexões de 39 professoras de educação infantil sobre episódios de atividades musicais realizadas por seus alunos. A intenção é destacar a peculiaridade das descrições e análises realizadas tendo em vista tratar-se de professoras sem formação musical específica, que atuam em Escolas de Educação Infantil. A abordagem metodológica segue princípios da pesquisa (auto)biográfica, adotando-se a uma leitura interpretativa do material coletado, buscando o significado que as professoras atribuem às atividades relatadas. Os resultados mostram que a direção do olhar das professoras que participaram deste estudo articula-se com o contexto escolar e as aprendizagens de sua profissão. É peculiar no sentido de mostrar um saber musical não técnico aprendido no convívio com as crianças. É também peculiar pelas escolhas que fizeram, pelo que lhes chamou a atenção e pelo modo como interpretaram os comportamentos musicais tomando por base a sua formação profissional e acadêmica obtida no curso de Pedagogia.

Palavras chave: Educação musical. Formação de professores. Pedagogia.

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Biografia do Autor

Leda de Albuquerque Maffioletti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Música, mestre e doutora em educação pela niversidade Federal do Rio Grande do Sul. É docente da Faculdade de Educação, vinculadoa ao Departamento de Estudos Especializados, área de educação Infantil, atuando na Graduação e Pós- Graduação da mesma instituição.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8709095629526079

Referências

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

Maffioletti, L. de A., & Santana, S. (2018). As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil – Perspectivas metodológicas para a análise narrativa-biográfica. REVISTA DA ABEM, 25(39). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/706

Edição

Seção

Artigos