Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico

Anco Marcos Silva de Menezes, Marcus Vini­cius Medeiros Pereira

Resumo


O texto apresenta uma análise da ação docente de Oswaldo Amorim, professor de baixo elétrico bem sucedido da Escola de Música de Brasília. A pesquisa, de caráter qualitativo, aliou a entrevista narrativa à observação não participante, instrumentalizada com as lentes teóricas dos gestos didáticos. Estes gestos dizem respeito às ações de professores no exercício de ensinar, e caracterizam-se como gestos didáticos fundadores – constituídos por ações que são comuns a todos os professores de determinada instituição; e gestos didáticos específicos – as ações que moldam a forma de ensinar de determinado professor. Os gestos didáticos fundadores em música, foram explicitados, inicialmente, a partir de análise de teses e dissertações que observaram e analisaram o agir docente de professores de instrumentos musicais. O conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, contribuiu para a interpretação dos gestos específicos de Amorim, relacionando as observações à trajetória de vida narrada pelo professor. A investigação contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos em torno do ensino de instrumentos musicais, em especial do baixo elétrico, permitindo o registro e a documentação das ações de um professor bem sucedido.

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