Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões

Autores

  • Luis Ricardo Silva Queiroz UFPB

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito da educação superior em música do Brasil, que contemplou cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) de dez universidades importantes do país. O objetivo da pesquisa foi compreender a formação em música ofertada pelos cursos de graduação, considerando a trajetória de colonialidades e exclusões que marcaram a institucionalização da área no cenário nacional. O estudo, de natureza qualitativa, tem como base uma pesquisa bibliográfica, com ênfase na área de música e afins, e uma pesquisa documental, que abrangeu fontes de informação relacionadas à educação superior em musica nas universidades pesquisadas. Os resultados do estudo evidenciam fortes traços de colonialidade nos cursos de graduação em música do Brasil, tendo em vista o amplo domínio da música erudita ocidental nesse nível de ensino e a reprodução do modelo disciplinar como única estratégia de organização dos currículos. Todavia, o estudo aponta também para brechas e rupturas decoloniais, que se manifestam na inserção de outros conhecimentos e saberes musicais e na incorporação, mesmo que incipiente, de novas estratégias na organização de componentes curriculares dos cursos.

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Biografia do Autor

Luis Ricardo Silva Queiroz, UFPB

Luis Ricardo Silva Queiroz é Doutor em Música (área de Etnomusicologia) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Música (área de Educação Musical) pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM) do Rio de Janeiro e Graduado em Educação Artística, Habilitação em Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). É Professor Associado do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UFPB. Nessa Universidade, foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Música (2006-2009), Chefe do Departamento de Educação Musical (2004-2005) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado) (2010-2015). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e autor de diversos artigos na Área de música, sobretudo nos campos da Etnomusicologia e da Educação Musical, publicados em livros, revistas especializadas e anais de congressos nacionais e internacionais. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) - Gestão 2013-2015 e Gestão 2015-2017. luisrsqueiroz@gmail.com

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

Silva Queiroz, L. R. (2018). Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. REVISTA DA ABEM, 25(39). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/726

Edição

Seção

Artigos