Deficiência visual no ensino superior de música: ações, recursos e serviços sob a perspectiva de quatro egressos

Autores

  • Daltro Keenan Júnior Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs
  • Regina Finck Schambeck Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc

Resumo

Esta pesquisa investigou os principais recursos, serviços e ações que viabilizaramo acesso, a permanência e a conclusão da trajetória acadêmica de quatro egressos com deficiência visual, oriundos da graduação em música de instituições públicas do estado do Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 2004 e 2012. A abordagem utilizada foi qualitativa, tendo como método a história oral e como ferramenta de geração de dados a entrevista temática. A categorização e a análise dos dados ampararam-se na análise de conteúdo e no software IRaMuTeQ. Constatou-se, pela fala dos entrevistados, grande dificuldade de acesso à bibliografia básica e adaptação de partituras em Braille. Diante disso, concluiu-se que a atuação dos núcleos de inclusão/acessibilidade e de alguns professores que reformularam suas metodologias, a presença de monitores/bolsistas e o auxílio de colegas e familia rescontribuíram para a permanência de estudantes com deficiência visual em um cursode graduação em música.

Palavras-chave: educação musical, deficiência visual, ensino superior

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daltro Keenan Júnior, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs

Daltro Keenan Júnior é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Musical da Universidadedo Estado de Santa Catarina (Udesc). Professor Assistente no Curso de Especialização em EducaçãoMusical para Professores da Rede Básica e na Graduação em Música: Licenciatura da UniversidadeEstadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Desempenha atividades ligadas ao ensino de violão, arranjo etecnologias musicais. Tem como foco de pesquisa a educação musical da pessoa com deficiência visual.Integra o Grupo de Pesquisa Música e Educação – MUSE, do Programa de Pós-Graduação em Música daUdesc. Possui arranjos publicados no Caderno Pedagógico Vol. III. Montenegro: Fundarte, 2012.

Regina Finck Schambeck, Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc

Regina Finck Schambeck é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Universidade do Estado de SantaCatarina (Udesc). Integra o Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição, vinculada àlinha de pesquisa Processos e práticas em educação musical. Participa do Grupo de Pesquisa Músicae Educação – MUSE, no qual atua como pesquisadora na área de educação musical, dando ênfase àformação de professores. Dedica-se também à educação inclusiva, mais especificamente, à inclusão dealunos com deficiências nas escolas e a repercussão das políticas públicas de educação especial naformação dos professores de música. É coautora dos livros The preparation of music teachers: a globalperspective (2015), A formação do professor de música no Brasil (2014) e Objetos pedagógicos: umaexperiência inclusiva em oficinas de artes (2012).

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

Keenan Júnior, D., & Schambeck, R. F. (2018). Deficiência visual no ensino superior de música: ações, recursos e serviços sob a perspectiva de quatro egressos. REVISTA DA ABEM, 25(39). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/739

Edição

Seção

Artigos