PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PERFORMANCE PIANÍSTICA: UM ENSAIO SOB A PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DE CONTINUIDADE DE JOHN DEWEY
Resumo
Este ensaio apresenta uma reflexão a respeito de aspectos presentes no processo de ensino e aprendizagem da performance pianística. Adota o conceito de performance de Keith Tombrink (Baker-Jordan, 2003-2004), utiliza como base o Princípio de Continuidade proposto por John Dewey (Dewey, 1976, 2010), considera o aprendizado performático-pianístico como um conjunto de experiências que se complementam e focaliza questões presentes nas práticas educativo-musicais do performer. Discorre a respeito de aspectos socioemocionais presentes no estudo da música, do papel do professor no desenvolvimento musical do aluno e de dificuldades relacionadas à ansiedade performática, dialogando com diferentes autores, dentre eles Nogaj e Ossowski (2017), Lehmann, Sloboda e Woody (2007) e Westney (2003). Demonstra que pensar o contexto da formação performática sob o prisma da continuidade estimula o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que incluam a performance em todas as aulas e o direcionamento da atenção para questões emocionais envolvidas no processo.
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Referências
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