PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PERFORMANCE PIANÍSTICA: UM ENSAIO SOB A PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DE CONTINUIDADE DE JOHN DEWEY

Autores

  • Scheilla Regina Glaser Aluna de Doutorado no IA-UNESP. Orientadora: Profª Drª Marisa T. de O. Fonterrada.

Resumo

Este ensaio apresenta uma reflexão a respeito de aspectos presentes no processo de ensino e aprendizagem da performance pianística. Adota o conceito de performance de Keith Tombrink (Baker-Jordan, 2003-2004), utiliza como base o Princípio de Continuidade proposto por John Dewey (Dewey, 1976, 2010), considera o aprendizado performático-pianístico como um conjunto de experiências que se complementam e focaliza questões presentes nas práticas educativo-musicais do performer. Discorre a respeito de aspectos socioemocionais presentes no estudo da música, do papel do professor no desenvolvimento musical do aluno e de dificuldades relacionadas à ansiedade performática, dialogando com diferentes autores, dentre eles Nogaj e Ossowski (2017), Lehmann, Sloboda e Woody (2007) e Westney (2003). Demonstra que pensar o contexto da formação performática sob o prisma da continuidade estimula o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que incluam a performance em todas as aulas e o direcionamento da atenção para questões emocionais envolvidas no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scheilla Regina Glaser, Aluna de Doutorado no IA-UNESP. Orientadora: Profª Drª Marisa T. de O. Fonterrada.

Professora de piano na Escola Municipal de Música de São Paulo, professora e coordenadora dos cursos de Graduação em Música da FAMOSP . Cursa Doutorado em Música - UNESP, sob orientação da profª Drª Marisa Trench de Oliveira Fonterrada.

Referências

BAKER-JORDAN, Martha. Practical piano pedagogy. Miami, USA: Warner Bros. Publications, 2003-2004.

BERMAN, Boris. Notes from the pianist’s bench. New York: Yale University Press, 2000.

BUTLER, Tom; REARICK, Duff. Dewey: a reflection on the inevitable. Transforming 21st Century learning through experience and education. USA: U65, 2018.

BRANCO, Maria Luísa F. R. A educação progressiva na atualidade: o legado de John Dewey. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 783-798, jul./set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2018.

COATS, Sylvia. Thinking as you play. Bloomington: Indiana University Press, 2006.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John. Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.

GLASER, Scheilla R. Instrumentista & professor: contribuições para uma reflexão acerca da pedagogia do piano e da formação do músico-professor. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.

GORDON, Stewart. Etudes for piano teachers: reflections on the Teacher’s Art. New York: Oxford University press, 1995.

GREENE, Don. Performance Sucess: performing your best under pressure. New York: Routledge, 2002.

KLICKSTEIN, Gerald. The musicians way. New York: Oxford University Press, 2009.

LEHMANN, Andreas. C.; SLOBODA, John. A.; WOODY, Robert. H. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.

NOGAJ, Anna A.; OSSOWSKI, Roman. The varied socio-emotional experiences of music school students. In: KONKOL, Gabriela K.; KIERZKOWSKI, Michal (Ed.). International Aspects of Music Education 3: music & psychology. Poland: Wydawnictwo Bernardinum, Sp., 2017. p. 27-45. Disponível em: <https://repozytorium.ukw.edu.pl/handle/item/4734>. Acesso em: 31 maio 2018.

PEREIRA, Eliane A.; MARTINS, Jackeline R.; ALVES, Vilmar dos S.; DELGADO, Evaldo I. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 3, n. 1, p.154-161, maio 2009. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/38/37>. Acesso em: 13 jul. 2018.

SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Trad. Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.

SLOBODA, John A. What makes a musician? EGTA Guitar Journal, n. 5, p. 18-22, 1994.

WESTNEY, William. The perfect wrong note. USA: Amadeus Press, 2003.

WILSON, Glenn D.; ROLAND, David. Performance anxiety. In: PARNCUTT, Richard; MACPHERSON, Gary E. (Ed.). The science & psychology of music performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford University Press, 2002. p. 47-62.

Downloads

Publicado

2019-02-14

Como Citar

Glaser, S. R. (2019). PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PERFORMANCE PIANÍSTICA: UM ENSAIO SOB A PERSPECTIVA DO PRINCÍPIO DE CONTINUIDADE DE JOHN DEWEY. REVISTA DA ABEM, 26(41). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/788

Edição

Seção

Artigos