INTERAÇÕES MUSICAIS VIA WEBCONFERÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNB

Autores

  • Vanessa de Souza Jardim Universidade de Brasília
  • Paulo Roberto Affonso Marins Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado que teve como tema as interações musicais via webconferência no curso de Licenciatura em Música a distância da Universidade de Brasília (UnB). A abordagem sistêmico-relacional da interação mediada por computador sob a ótica de Alex Primo (2003, 2008) foi utilizada como referencial teórico. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação participante e um questionário com questões abertas. Os resultados demonstraram que o planejamento docente é essencial e deve atender às especificidades de cada disciplina, o ambiente on-line e síncrono deve enfatizar o uso de recursos midiáticos, sendo também necessário um olhar pedagógico, musical e tecnológico por parte dos interagentes ao utilizar a webconferência. Espera-se que este estudo possa contribuir com a educação musical no sentido de trazer reflexões acerca das interações que ocorrem no ensino e na aprendizagem musical a distância.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de Souza Jardim, Universidade de Brasília

Vanessa de Souza Jardim é Mestra pelo Departamento de Pos-Graduação em Música em Contexto da Universidade de Brasília. Atua na tutoria do curso de Especialização em Práticas Musicais em Contextos Educacionais, ofertado pela UnB. https://orcid.org/0000-0001-8258-9389

Paulo Roberto Affonso Marins, Universidade de Brasília

Paulo Roberto Affonso Marins possui graduação em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de Brasília, mestrado em Music Technology - Indiana University (2002) e doutorado no Departamento de Music/Sound Recording - University Of Surrey (2009). É Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade de Brasília. https://orcid.org/0000-0003-0057-0145

Referências

AZAMBUJA, Elisabeth Gomes de. O uso do vídeo e da webconferência em EaD. Revista Cesuca Virtual: Conhecimento sem fronteiras, Cachoeirinha-RS, v. 2, n. 3, p. 82-92, 2015.

BRAGA, Paulo David Amorim. Oficina de violão: estrutura de ensino e padrões de interação em um curso coletivo a distância. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 6 jun. 2017.

CORRÊA, Abel; MENEZES, Jeronimo Soares de Castro. Conferência Web. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Secretaria de Educação a Distância, 2011.

CRUZ, Dulce Márcia. O professor midiático: a formação docente para a educação a distância no ambiente virtual da videoconferência. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

DELL’ISOLA, Regina L. Péret. Ensino @ Distância: aprendendo a aprender. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

DOMINGO, Reinaldo Portal; ARAÚJO, Meire Assunção Souza. Videoconferências na Educação a Distância: reflexões sobre o potencial pedagógico desta ferramenta. Educação & Linguagem, v. 17, n. 2, p. 38-53, 2014.

DYE, Keith. Student and instructor behaviors in online music lessons: an exploratory study. International Journal of Music Education, Texas Tech University School of Music, USA, v. 34, n. 2, p. 161-170, 2016.

HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (Org.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 176-189.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

KRUSE, Nathan B.; HARLOS, Steven C.; CALLAHAN, Russell M.; HERRING, Michelle L. Skype music lessons in the academy: Intersections of music education, applied music and technology. Journal of Music, Technology & Education, University of North Texas, v. 6, n. 2, p. 43-60, 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Tradução: Roberto Galman. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

______. Educação a Distância: sistemas de aprendizagem on-line. Tradução de Ez2Translate. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese (Doutorado em Informática da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

______. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

RIBEIRO, Giann Mendes. Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância: uma perspectiva contemporânea da motivação. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

RODRIGUES, Rubi Germano. A razão Holística: método para o exercício da razão. Brasília: Thesaurus, 1999.

SOUZA, Cristina; PIMENTA, Durcelina. Videoconferência e webconferência na EaD, análise dos usos e perspectivas de aplicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: UNIREDE, 2014. p. 367-381.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Jardim, V. de S., & Marins, P. R. A. (2019). INTERAÇÕES MUSICAIS VIA WEBCONFERÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNB. REVISTA DA ABEM, 27(42). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/807

Edição

Seção

Artigos