O SOLFEJO NA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE EDGAR WILLEMS E AS PROPOSTAS DE SOLFÈGE-COURS ÉLÉMENTAIRE

Autores

  • Nilceia Protásio Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

O objetivo do presente texto consiste em abordar o solfejo na pedagogia musical de Edgar Willems, descrever alguns elementos de seu pensamento sobre o desenvolvimento auditivo e apontar aspectos relevantes em sua obra Solfège: cours élémentair. Como contexto, são apresentados aspectos referentes à canção, à consciência melódica e ao solfejo. Posteriormente, de modo detalhado, conteúdos do livro Solfège: cours élémentaire. O livro contém três grandes partes, destinadas à preparação para o solfejo, ao solfejo propriamente dito e a dados teóricos e práticos. Dos motivos e ordenações, Edgar Willems nos conduz aos solfejos com intervalos harmônicos, combinando segundas, sétimas, quartas e quintas, posteriormente, intervalos de oitavas e décimas. A leitura vertical alcança sua complexidade na leitura a três vozes e nos acordes de quatro sons. Conclui-se que Solfège: cours élémentaire propicia um aprendizado vivo, cujo centro é o desenvolvimento da musicalidade e da audição e a força expressiva da música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilceia Protásio, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação e mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bacharela em Música, instrumento Piano, pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG), atua especialmente nas áreas de práticas de ensino de música e metodologia da pesquisa. Desenvolve pesquisas na área de educação musical, contemplando temáticas ligadas à formação de professores, metodologia do ensino de música e música no contexto escolar. Integra comitês científicos de diversos eventos e atua como parecerista em revistas da área de música. Foi coordenadora da área de Música do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Goiás. É coordenadora da Comissão de Pesquisa da EMAC/UFG e representante estadual de Goiás da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). https://orcid.org/0000-0003-3218-971X

Referências

CHAPUIS, Jacques. Panorama pedagógico da educação musical Willems: da iniciação musical ao solfejo vivo. Tradução M. C. de Brito. Revista Musica y Educacion, v. III, p. 13-32, 1990.

______. Elementos de solfeo y armonia del linguaje musical. Fribourg: Editions Pro Musica, 1995.

CHAPUIS, Jacques; WESTPHAL, Béatrice. Sur les pas d’Edgar Willems: une vie, une oeuvre, um idéal. Fribourg: Editions Pro Musica, 1980.

FREIRE, Ricardo Dourado. Características e focos de aprendizagem de diversos sistemas de solfejo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005a. p. 385-392.

______. Sistemas de solfejo analisados a partir de conceitos de Robert Gagné. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO MUSICAL, 1., 2005, Curitiba. Anais […]. Curitiba: UFPR, 2005b.

______. Sistema de solfejo fixo-ampliado: uma nota para cada sílaba e uma sílaba para cada nota. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 113-126, jun. 2008.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Fundamentos, materiales y tecnicas de la educacion musical. Buenos Aires: Melos, 2010.

PAREJO, Enny. Edgar Willems: um pioneiro da educação musical. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 89-123.

PROTÁSIO, Nilceia. A introdução da leitura e da escrita na pedagogia musical de Edgar Willems. In: PALHARES, Taís Helena; PRADA, Teresinha. Música, estudos culturais e educação: trajetórias e perspectivas na pesquisa. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 73-83.

ROCHA, Carmem Maria Mettig. Educação Musical: Método Willems. Salvador: Faculdade de Educação da Bahia,1990.

SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos Santos; GERLING, Cristina C.; HENTSCHKE, Liane. A aula de solfejo e as estratégias de resolução de problemas na proposta de Davidson e Scripp. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005. p. 370-377.

WILLEMS, Edgar. Educacion Musical: Guia Didáctica para el Maestro. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1966.

______. L’oreille musicale. Tome II. La culture auditive les intervalles et les accords. 5. ed. Fribourg-Suisse: Éditions “Pro Musica”, 1984.

______. Solfège: cours élémentaire. Livre du maitre. 3. ed. Fribourg: Éditions “Pro Musica”. 1988.

______. El valor humano de la educación musical. Barcelona: Paidós, 1994.

______. Chansons d’intervalle – avec accompagnement de piano. 6. ed. Fribourg: Éditions “Pro Musica”, 1996.

______. Solfejo: curso elementar. Adaptação portuguesa: Raquel Marques Simões. São Paulo: Fermata do Brasil, 1998.

______. El oído musical: la preparación auditiva del niño. Barcelona: Paidós, 2001.

______. Las bases psicológicas de la educación musical. Barcelona: Paidós, 2011.

WILLEMS, Edgar; CHAPUIS, Jacques. Los exercicios de la audición. Revista Musica y Educacion, ano VI, n. 16, p. 1-16, dez. 1993.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Como Citar

Protásio, N. (2019). O SOLFEJO NA ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE EDGAR WILLEMS E AS PROPOSTAS DE SOLFÈGE-COURS ÉLÉMENTAIRE. REVISTA DA ABEM, 27(43). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/836

Edição

Seção

Artigos