O MODELO COGNITIVO DE BECK COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE CRENÇAS RELACIONADAS À INIBIÇÃO CRIATIVA EM MÚSICA

Autores

  • Luciano da Costa Nazario Universidade Federal do Rio Grande
  • Eduardo Teixeira Martins Universidade Federal do Rio Grande
  • Alex Sandro Rodrigues Martins Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Neste artigo apresentamos o modelo cognitivo de Beck como uma ferramenta que poderá auxiliar o educador a identificar crenças consideradas inibidoras à ação criativa em música. Através da realização de uma pesquisa baseada na prática (practice-based research), coletou-se os depoimentos de um dos participantes voluntários com vistas a exemplificar os procedimentos adotados por essa abordagem no contexto da prática musical. Como resultado, o modelo se mostrou eficaz, uma vez que permitiu o rastreamento de pensamentos automáticos, crenças centrais e subjacentes consideradas disfuncionais à ação criativa, sendo estas associadas a princípios axiológicos capazes de inibir a livre manifestação musical.

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Biografia do Autor

Luciano da Costa Nazario, Universidade Federal do Rio Grande

Luciano da Costa Nazario é educador, violonista, guitarrista, compositor e arranjador. Bacharel em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutor em Música na área de Teoria, Criação e Prática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como compositor e arranjador, estreou obras para orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral, violão, piano, além de diversas formações camerísticas. Como pesquisador, preocupa-se em investigar os processos criativos em música, buscando, há mais de 10 anos, desenvolver, aperfeiçoar e difundir técnicas, métodos e procedimentos que permitam qualificar o desempenho criativo de seus estudantes. A partir dessas ações, publicou o livro intitulado Rearmonização: método de ensino visando à aprendizagem da harmonia através da criatividade musical, além de artigos científicos em periódicos especializados no Brasil, Colômbia e Reino Unido, além de publicar em anais de conferências, simpósios, encontros e congressos no Brasil e Argentina. Realizou apresentações orais, palestras e workshops tratando sobre a criatividade em música em eventos científicos no Brasil, Argentina, Irlanda, Costa Rica e China.

https://orcid.org/0000-0003-4435-6693

é técnico em música e atua junto a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como regente, arranjador e coordenador do projeto de extensão e cultura Big Band da FURG e como líder do Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música, o qual busca compreender a complexidade dos fenômenos envolvidos tanto no desenvolvimento quanto na inibição da criatividade em música. Como pesquisador, busca aperfeiçoar e difundir técnicas, métodos e procedimentos que permitam qualificar o desempenho criativo de estudantes de música. Realizou apresentações orais, palestras e workshops tratando sobre criatividade em música em eventos científicos no Brasil, Argentina, Irlanda, Costa Rica, Peru e China. https://orcid.org/0000-0003-4435-6693

Eduardo Teixeira Martins, Universidade Federal do Rio Grande

Eduardo Teixeira Martins é estudante de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande e estagiário no Programa Primeira Infância Melhor, realizando visitas domiciliares para desenvolver atividades lúdicas com crianças de 0 a 4 anos com o intuito de auxiliar na promoção de suas capacidades e promover assistência social. Participou do I Fórum Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental e da I Jornada de Terapia Sistêmica de Pelotas. Participa do Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música, composto por pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. https://orcid.org/0000-0002-2761-1763

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande

Alex Sandro Rodrigues Martins é estudante de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande. Em 2017 colaborou com a conversa pública “reconstruindo memórias”, realizada na prefeitura de Rio Grande, projeto apoiado e sustentado pela Appoa (Associação Psicanalítica de Porto Alegre), que visa acolher os testemunhos de pessoas afetadas pela ditadura civil-militar no Brasil. Atuou como voluntário na creche e Casa da Criança Mansão da Paz, onde realizou projeto de música e canto com as crianças de várias turmas. Atualmente é bolsista SMED (Secretaria Municipal de Educação) no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic/FURG) e participa do Grupo de Estudos sobre Criatividade em Música da Furg. https://orcid.org/0000-0002-1675-7185

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Publicado

2019-11-20

Como Citar

Nazario, L. da C., Martins, E. T., & Martins, A. S. R. (2019). O MODELO COGNITIVO DE BECK COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DE CRENÇAS RELACIONADAS À INIBIÇÃO CRIATIVA EM MÚSICA. REVISTA DA ABEM, 27(43). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/839

Edição

Seção

Artigos