Repertório musical na Educação Infantil: música para crianças?

Autores

  • Jéssica Mami Makino Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo https://www.ffclrp.usp.br/

Resumo

Este trabalho é uma reflexão sobre o repertório musical a ser desenvolvido em sala de aula e uma análise das relações existentes entre o consumo de mercadorias e o consumo musical, descrevendo comportamentos de adultos e crianças, encontrando conexões entre seus gostos por produtos e por músicas comuns aos dois universos etários. Para isso, utilizamos categorias criadas pela filósofa Lydia Goehr para analisar um momento histórico para a produção musical, no qual se questiona a função da composição que, por uma linha é a vanguarda da técnica musical do século XX e, que por outra, é ferramenta de exercício político e de desenvolvimento do pensamento estético-crítico. Essas duas linhas são lidas neste trabalho no contexto do repertório desenvolvido na aula de música realizada na Educação Infantil, valendo-se de referenciais teóricos como Paulo Freire, Maria Rita Kehl, Oliver Sacks, Gisela Wajskop entre outros, para amparar a reflexão.

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Biografia do Autor

Jéssica Mami Makino, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo https://www.ffclrp.usp.br/

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música, mestre e doutora em Música pelo Instituto de Artes da UNESP. É professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Makino, J. M. (2021). Repertório musical na Educação Infantil: música para crianças?. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/874

Edição

Seção

Artigos