Percursos de inserção profissional: um estudo com egressos da licenciatura em música da UERN

Autores

  • Anne Valeska Lopes da Costa SEDUC Pau dos Ferros/RN
  • Giann Mendes Ribeiro UERN/IFRN

Resumo

Esta pesquisa aborda a inserção profissional de egressos de licenciatura em Música. Tevecomo objetivo investigar os percursos de inserção profissional dos egressos do curso de licenciatura em Música da UERN. A abordagem utilizada foi a quantitativa, tendo como método o survey interseccional e como ferramenta de coleta de dados um questionário on-line. Os dados apresentados correspondem a uma amostra de 116 egressos formados entre 2008 e 2018. Constatamos que três percursos de inserção foram os mais comuns entre os egressos da licenciatura em Música da UERN: o percurso de inserção precoce em um emprego instável (44%); o percurso de inserção concomitante em um emprego instável (50,8%); e o percurso de inserção demorada de licenciados em um emprego estável (25,8%). Esperamos que esse trabalho contribua para a reflexão de educadores e instituições, visto que a inserção profissional de licenciados em Música acontece através de diferentes percursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Valeska Lopes da Costa, SEDUC Pau dos Ferros/RN

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino - POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN). Possui graduação em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professora de arte da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas em Educação Musical. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

Giann Mendes Ribeiro, UERN/IFRN

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Metodologia do ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela UECE (1999). Tem experiência em ensino de música, com ênfase em Educação Musical, Ensino Coletivo de instrumento, Educação Musical a Distância e Tecnologias em Educação Musical. No segundo semestre de 2014, o professor Giann Ribeiro desenvolveu um projeto de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas em Educação Musical com bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação SETEC/ MEC e CNPq na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere/Finlândia. Atualmente é o Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN) e coordenador UAB/UERN.

Downloads

Publicado

2021-02-09

Como Citar

Lopes da Costa, A. V., & Ribeiro, G. M. (2021). Percursos de inserção profissional: um estudo com egressos da licenciatura em música da UERN. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/905

Edição

Seção

Artigos