Um Currículo em Movimento: a música na formação de pedagogos e na Educação Infantil do DF

Autores

  • Sara Paraguassú Santos Do Vale SEDF

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa concluída, que analisou os conhecimentos musicais dispostos em dois documentos curriculares do Distrito Federal: o Currículo em Movimento da Educação Infantil e o currículo do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. O estudo objetivou analisar e relacionar os conhecimentos prescritos, visando identificar possíveis relações entre os dois documentos. Considera-se a importância da formação musical oferecida aos pedagogos para que suas práticas pedagógicas com música sejam efetivas e consistentes, uma vez que estes profissionais são responsáveis por todos os componentes curriculares da Educação Infantil e Anos Iniciais, incluindo a música. Os resultados revelaram que existem potenciais relações entre os dois currículos, relacionadas às experiências sonoro-musicais. São oferecidas condições pedagógicas, teóricas e experenciais pelo currículo do curso para os licenciandos em Pedagogia, entretanto, o caráter optativo das disciplinas é um fator complicador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Paraguassú Santos Do Vale, SEDF

Mestra em Música- Educação Musical

Referências

BELLOCHIO, Claudia R. WEBER, Vanessa. SOUZA, Z. A. Música e unidocência: Pensando a formação e as práticas de professores de referência. Revista FAEEBA. V. 26, n. 48, p. 205-221. 2017

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

______. Lei no 13.278, de 02 de maio de 2016a. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 mai. 2016 Seção 1, p. 1.

CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DISTRITO FEDERAL, SEDF. Currículo em Movimento da Educação Básica- Educação Infantil. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Distrito Federal, 2014.

FERNANDEZ, Carmen. PCK - Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. In. VIII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Çiências, São Paulo, At Campinas, 2011. P. 1-12.

FRANÇA, Cecília C. SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Revista Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 5-41. 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NIERI, Debora. A pesquisa brasileira em educação musical infantil: tendências teórico-metodológicas e perspectivas. Tese (Doutorado em música) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2014.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck. Cadernos Cenpec. v.4, n. 2, p. 196-229. 2014.

UNB. Faculdade de Educação. Projeto Acadêmico do Curso de Pedagogia. Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2002.

____. Faculdade de Educação. Relação de disciplinas ofertadas.

Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2018.

VIANA, Érica. A linguagem musical na educação infantil: reflexões e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação)– Centro Universitário de Araraquara, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Do Vale, S. P. S. (2021). Um Currículo em Movimento: a música na formação de pedagogos e na Educação Infantil do DF. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/914

Edição

Seção

Artigos