Perfil de autorregulação de estudantes de piano na construção da performance
Resumo
Embasado na Teoria Social Cognitiva, este trabalho buscou compreender como os estudantes brasileiros nos diferentes níveis de formação (graduação e pós-graduação stricto sensu) enfrentam os desafios da construção da performance musical ao piano, pelas lentes da Autorregulação da Aprendizagem. Dessa forma, objetivou estabelecer o perfil de autorregulação e uso de estratégias de estudo na construção da performance ao piano, verificar quais variáveis – dentre níveis de escolaridade, idade, anos de experiência e horas de estudo – respondiam por diferenças na autorregulação e elencar sugestões da literatura da Autorregulação da Aprendizagem referente à prática musical que pudessem ser aplicadas. Trata de uma pesquisa de campo, descritiva, onde a coleta de dados se deu de forma online, por meio do Self-regulated Practice Behaviour Questionnaire. Participaram 93 pianistas, estudantes de sete instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil. Os resultados mostraram o perfil de Autorregulação da Aprendizagem nos diferentes níveis de formação, com diferenças significativas na comparação por nível de escolaridade, idade e horas de estudo diárias. Os participantes se perceberam como inclinados a apresentar comportamento autorregulado e a utilizar estratégias de Autorregulação da Aprendizagem, além das estratégias de estudo, para resolver questões relacionadas à construção da performance.
Palavras-chave: Autorregulação. Performance musical. Ensino superior.
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