Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro

Autores

  • Michelle Arype Girardi Lorenzetti

Resumo

Este artigo refere-se a uma parte da tese de doutorado (Xxxx, 2019) cujo objetivo foi compreender as rotas formativas de religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco da pesquisa dirigiu-se para o formar-se e o formar outros tendo como participantes quatro religiosos. O estudo enquadra-se na área de sociologia da educação musical com apoio teórico da Sociologia da vida cotidiana (Pais, 1993, 2003). Para conduzir esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso coletivo (Stake, 1999), no qual, através de entrevistas, o caso instrumental (Stake, 1999) em que cada religioso se configurou contribuiu para a compreensão da formação musical. A formação musical neste contexto pode ser compreendida como significante de uma prática pedagógica não “formalizada”, porém plena de escolhas pedagógicas e apresentando certa sistematização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Arype Girardi Lorenzetti

Michelle Arype Girardi Lorenzetti é doutora em Música com ênfase em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De outubro de 2017 a fevereiro de 2018 realizou seu estágio de doutorado sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE CAPES) no Institut für Musikpädagogische Forschung da Hochschule für Musik Theater und Medien Hannover (Alemanha) sob supervisão do Dr. Andreas Lehmann-Wermser. É Mestra em Música (Educação Musical), Bacharel (Habilitação Canto) e possui Licenciatura em Música pela UFRGS. Participa do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano da UFRGS sob liderança da Dra. Jusamara Souza. Atuou como educadora musical em escolas de educação básica da rede privada de Porto Alegre, em escolas de música e em outros contextos não escolares. De setembro/2018 até julho/2019 atuou como professora substituta no Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Atua como professora na Pós-Graduação lato sensu em Música Litúrgica na UNISAL/SP.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Arype Girardi Lorenzetti, M. (2021). Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/957

Edição

Seção

Artigos