Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro
Resumo
Este artigo refere-se a uma parte da tese de doutorado (Xxxx, 2019) cujo objetivo foi compreender as rotas formativas de religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco da pesquisa dirigiu-se para o formar-se e o formar outros tendo como participantes quatro religiosos. O estudo enquadra-se na área de sociologia da educação musical com apoio teórico da Sociologia da vida cotidiana (Pais, 1993, 2003). Para conduzir esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso coletivo (Stake, 1999), no qual, através de entrevistas, o caso instrumental (Stake, 1999) em que cada religioso se configurou contribuiu para a compreensão da formação musical. A formação musical neste contexto pode ser compreendida como significante de uma prática pedagógica não “formalizada”, porém plena de escolhas pedagógicas e apresentando certa sistematização.
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