Epistemologia(s) da educação musical escolar: uma análise da proposta formativa “Mulheres na Música”

Autores

  • Thaís Lobosque Aquino Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG)

Resumo

Este artigo objetiva examinar a(s) epistemologia(s) da educação musical escolar, por meio da análise da proposta formativa “Mulheres na Música” desenvolvida no primeiro semestre de 2017, envolvendo 127 participantes diretos. Tal proposta demonstrou três possíveis formas de inclusão da música no contexto escolar: como atividade no contraturno, como projeto de extensão e como disciplina curricular obrigatória. Em cada uma delas, foi evidenciada a vida e a obra de uma musicista, respectivamente, Rita Lee, Nannerl Mozart e Chiquinha Gonzaga. A fim de analisar as três ações que compõem a proposta, foram feitas pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira abrange o estudo de autores que problematizam a categoria de saber sensível (Aquino, 2018a; 2020b; Duarte Júnior, 2000). A pesquisa empírica se baseou nos princípios da etnografia e da pesquisa-ação (Angrosino, 2009; Guedin; Franco, 2011; Oliveira, 2013), e os dados colhidos foram sistematizados em Diários de Campo e Planos de Aula reflexivos. O exame desses documentos evidencia a importância do combate do processo de invizibilização das produções femininas no campo musical, bem como demonstra avanços e pontos de embaraço do trabalho pedagógico com saberes musicais sensíveis no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Lobosque Aquino, Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG)

Thaís Lobosque Aquino é professora adjunta na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). Tem doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e mestrado em Música e em Educação, ambos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É especialista em Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e possui graduações em Educação Musical – Licenciatura em piano (UFG) e em Pedagogia (PUC-GO). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e Música focalizando os seguintes temas: Educação Musical; Formação de Professores; Teoria Crítica e Educação; Epistemologia da Educação Musical Escolar e Mulheres na Música. É atual Representante Estadual (Goiás) da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Vencedora da oitava edição do Prêmio Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Aquino, T. L. (2021). Epistemologia(s) da educação musical escolar: uma análise da proposta formativa “Mulheres na Música”. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/961

Edição

Seção

Artigos