O processo de leitura e escrita de partituras e os desafios da cegueira congênita na perspectiva de Vigotski

Autores

  • Welington Keffer Universidade Federal do Espírito Santo
  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Vilson Zattera Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como o professor de música pode contribuir para o processo de compreensão e internalização dos conteúdos e conceitos da notação musical tradicional tendo como instrumento de leitura e escrita o ensino de musicografia braille. Para isso, foram estabelecidos dois objetivos específicos: analisar a aplicação da musicografia braille como instrumento pedagógico relevante para compreensão do processo formativo da leitura e escrita da notação musical no aprendizado da música, principalmente por estudantes com cegueira congênita, e investigar possíveis dificuldades ou barreiras para a aplicação desse instrumento. O estudo se fundamentou nas concepções da psicologia histórico-cultural de Vigotski e está inserido em uma pesquisa de mestrado na área da educação. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como procedimento metodológico e produção de dados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A partir deste estudo foi possível verificar que a musicalização de alunos com cegueira congênita é perfeitamente possível, mas depende do conjunto do aluno, com um profissional com experiência no processo de musicografia braile.

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Biografia do Autor

Welington Keffer, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor de Música no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual, localizado no munício de Vitória/ES.

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Publicado

2021-09-22

Como Citar

Keffer, W., de Melo, D. C. F., & Zattera, V. (2021). O processo de leitura e escrita de partituras e os desafios da cegueira congênita na perspectiva de Vigotski. REVISTA DA ABEM, 29. Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/971

Edição

Seção

Artigos