Sobre a Revista

Foco e Escopo

Música na Educação Básica (MEB) é uma publicação voltada à produção de material didático, dirigida a professores e professoras que atuam na educação básica, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em propostas pedagógicas para o trabalho com educação musical em sala de aula.

Os artigos buscam articular proposições pedagógico-musicais para a sala de aula com referencial teórico-metodológicos consistentes, oferecendo subsí­dios para construir, ampliar e fortalecer múltiplas possibilidades de educação musical nas escolas brasileiras. O periódico recebe textos inéditos, em português, e publica também trabalhos encomendados que possam contribuir com a área. 

A Revista Música na Educação Básica tem classificação A2 no índice de estratificação do sistema Qualis Periódicos.  O processo de submissão e de avaliação de artigos é realizado por meio do OJS (Open Journal Systems). A submissão é por fluxo contí­nuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos enviados para a revista Música na Educação Básica consta de duas etapas:

  1. Avaliação preliminar pelos editores que examinam a adequação do trabalho à linha editorial da revista.
  2. Consulta cega a pareceristas ad hoc.

Modificações, oriundas dos processos de avaliação e revisão, serão solicitadas e efetuadas em consenso com o(s) autor(es). A critério do Conselho Editorial, artigos podem ser aceitos condicionalmente para publicação em números posteriores da Revista.

A revista reserva-se o direito de devolver aos autores os textos fora dos padrões descritos. A submissão de trabalhos implica autorização para publicação e cessão gratuita de direitos autorais. Ressalta-se que os trabalhos publicados e a veiculação de imagens são de inteira responsabilidade dos autores.

Para a publicação dos trabalhos aprovados, é necessário que autores e coautores sejam sócios da Abem e estejam com a anuidade em dia.

 

Periodicidade

Anual.

 

Política de Acesso Livre

A revista Música na Educação Básica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Histórico do periódico

A revista Música na Educação Básica é uma publicação da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) iniciada em 2009. Tem um conjunto de 13 edições e mais de 90 artigos com propostas pedagógicas pensadas para o contexto do ensino de música na educação básica.