Go to Top

edição atual

V.4, 2020

 

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

A musicobiografização nas práticas músico-educativas: uma análise inicial do estudo com três docentes egressos do mestrado em Música da UnB PDF
Haniel Henrique Vieira de Queiroz
(Auto)Biografias: histórias de vida em formação com a música e a construção da experiência em tempos de pandemia PDF
Daniel Martins Pitanga
O ritmo, a linguagem falada e a criatividade na pedagogia musical de Carl Orff PDF
Nilceia Protásio
FORMAÇÃO MUSICAL NAS CIDADES DE PIRENÓPOLIS E CORUMBÁ DE GOIÁS NO SÉCULO XIX: agentes e instituições PDF
Jéssica Rodrigues Neiva, Flavia Maria Cruvinel

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Teoria de Aprendizagem Musical: definindo conceitos PDF
Gabriel Lira Caneca
A História de Vida de três de musicistas e educadoras musicais do Distrito Federal: um estudo de pesquisa (auto)biográfica. PDF
Raíza Silva de Andrade

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

A prática pedagógico-musical de duas professoras licenciadas em Música no contexto polivalente de Arte em Várzea Grande - MT PDF
Anni Marisi Ribeiro Ortiz e Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo  
O ENSINO MUSICAL EM BANDAS DE PERCUSSÃO: A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO REGENTE DE BANDA PDF
Jill Margarete Rodrigues Feitosa de Sousa Santos e Rita de Cássia Domingues dos Santos  
Aprendendo a Aprender: Relatos e Reflexões sobre uma experiência de estágio curricular na Educação de Jovens e Adultos PDF
Éveri Sirac Nogueira, Ismael Silva Rattis
Educação Musical nas infâncias: das vivências ao desenvolvimento da musicalidade. PDF
Daiane Aparecida Araújo de Oliveira, Patrícia Lima Martins Pederiva

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Temas Nordestinos para dois contrabaixos de Santino Parpinelli: aplicação da pedagogia da performance para o ensino do contrabaixo. PDF
Gustavo Neves Teixeira, Rodrigo Olivárez
O ensino de “técnicas estendidas” para o desenvolvimento técnico-musical do violista PDF
Cleverson Cremer

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Problematizações e análises do campo acadêmico-musical na/da formação do músico popular PDF
Leticia Dias de Lima
Ensino de guitarra elétrica em instituições de ensino superior PDF
Gabriel Lira Caneca, Paulo Roberto Affonso Marins
Uma proposta para o ensino da Linguagem Musical em cursos superiores de música: relato da sua concepção e de experiência PDF ()
Leonardo da Silveira Borne, José Álvaro Lemos de Queiroz

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Estudo comparativo entre metodologias tradicionais e ativas no ensino de Flauta Transversal: inferências iniciais PDF
Mariana Marques Ferreira, Thaís Lobosque Aquino
Aulas de instrumento on-line: construindo experiências docentes em tempos de pandemia PDF
Douglas de Oliveira Silva e Maria Isabel Montandon

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

Aprendizagem de docência através de estágio em projeto social PDF
Yndira Gabriela Fleitas Villarroel, Rita de Cássia Domingues dos Santos
A Arte Colaborando para uma Escola mais Diversa PDF
Nicolly Barreto Melo, Flávia Motoyama Narita, Flávia Motoyama Narita
Memorial Musicobiográfico: Um estudo com professores de música. PDF
Lílson Pelegrine Simas
Eu rejo, tu tocas, eles cantam, nós ensaiamos: a importância da equipe pedagógica coral no PCIU! PDF

Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Helena Karavassilakis Uzun, Everton Gentil Rodrigues de Almeida, Evelyn Bendô Lechuga