Go to Top

edição atual

V.4, 2020

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    10 anos do Curso de Música - Licenciatura da UFC, Campus Sobral: uma Análise dos Perfis Discentes PDF
    João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Ticiane Érica Ricardo Rodrigues, Ubeneí Sousa de Farias
    O canto coral no cenário brasileiro: uma pesquisa bibliográfica dos Anais e Revistas da ABEM e da ANPPOM PDF
    Klesia Garcia Andrade, Anaide Maria Alves da Paz, Luciana Bezerra da Silva Brito, Natália Santana dos Santos, Valdiene Carneiro Pereira
    Confecção de máscara de garrafa Pet para flauta transversal: uma proposta para o retorno às atividades musicais presenciais após a pandemia da COVID-19 PDF
    Adeline Annelyse Marie Stervinou
    Formação de Violonistas: as experiências formativas dos músicos da cidade de Sobral-CE PDF
    José Uélito Souza Filho
    A pesquisa em música e a formação e atuação do professor na escola PDF
    Laís de Souza Silva, Paulo Roberto Simões Torres, Simone Marques Braga
    O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL MEDIADOS PELA FLAUTA DOCE PDF
    Antonio Chagas Neto, Alice dos Santos Galdino, Karolaine Jheneffer Ferreira Ramos
    O ensino de violão e o repertório de música brasileira: uma visão em torno de materiais didáticos PDF
    Lucas Dantas Gaião
    Trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN PDF
    Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro
    O Canto Coral com Pessoas Idosas: Uma Revisão Sistemática de Literatura das Produções da ANPPOM e da ABEM / 2000 – 2019 PDF
    Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Claudinilde Melo Lopes
    METACOGNIÇÃO E BANDA DE MÚSICA: ESTRATÉGIAS APLICADAS AO ENSINO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO PDF
    Marco Antonio Toledo Nascimento, Francisca Antônia Marcilane Marcilane Gonçalves Cruz, Cristiane Soares Gonçalves , AYLLANE PAULA DA SILVA, Adeline Stervinou
    Estratégias de estudo para clarineta: sugestões para aplicação em um excerto do Duo para clarineta e fagote (1970) de César Guerra-Peixe PDF
    Enéas Albuquerque Silva, Luciana Noda Noda

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    O ensino de Arte nas escolas públicas municipais de Olinda/PE: relato de experiência de estudantes pesquisadores do Programa Institucional de Iniciação Científica Técnica do Instituto Federal de Pernambuco PDF
    José Davison da Silva Júnior, Bruno Ferreira Brandão, Évelyn Mirelle Estevão dos Santos
    DUAS BANDAS DE UMA MESMA HISTÓRIA PDF
    FERNANDO MARTINS OLIVEIRA NETO
    Traços de desenvolvimento profissional: a importância do vínculo com a escola para professores de música na educação básica PDF
    Tamar Genz Gaulke, Ana Clara Da Silva Ponciano
    Mapeamento das práticas musicais no currículo escolar municipal de Sobral: uma pesquisa de levantamento PDF
    João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Ticiane Érica Ricardo Rodrigues, Francisca Alisandra Rodrigues de Sousa, Wellington Sousa Silva
    Formação Inicial e Continuada em Música: Uma experiência realizada no Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim PDF
    Décio Pereira Silva Junior
    AÇÕES EM EDUCAÇÃO MUSICAL: estabelecendo a música como linguagem artística no contexto da escola básica PDF
    Camila Larissa Firmino de Luna
    Representações mentais e aprendizagem da flauta doce: análises preliminares de um estudo de caso PDF
    Natanael Martins de Sousa, Adeline Annelyse Marie Stervinou
    Núcleo de Educação Musical e Artes: Desenvolvimento das Dimensões da Musicalidade nas aulas de Arte em Caucaia/CE no início do distanciamento social através do Youtube. PDF
    Daniel do Nascimento Sombra, Israel de Oliveira Teófilo
    Subprojeto PIBID - Música: a construção do monocórdio e sua utilização na educação básica. PDF
    Marisa Nóbrega Rodrigues, Gustavo Gomes da Silva

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    A expressividade musical no ensino-aprendizado do piano: uma comparação entre as abordagens mecanicista e fenomenológica PDF
    Milka Dayanne da Silva Araújo

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    Reflexões sobre o II Fórum Brasileiro de Guitarra Elétrica no Ensino Superior PDF
    Anderson de Sousa Mariano e Marcos da Rosa Garcia  
    Música popular e currículo: uma sociologia do conhecimento profissional na obra de Lucy Green PDF
    Ana Carolina Nunes do Couto
    Plano de ensino da disciplina trombone do curso de bacharelado em instrumento da a Universidade Federal da Bahia: análise e revisão da estrutura e conteúdo PDF
    Lélio Eduardo Alves da Silva, Bruno Duarte Souza Conceição
    O ensino de Regência em um curso de Licenciatura em Música Popular: uma reflexão acerca dos discursos PDF
    Armindo de Araujo Ferreira
    CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA NO MARANHÃO SOB A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE CULTURAL PDF
    MICAEL CARVALHO DOS SANTOS

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

    Aula de música no ambiente familiar: um projeto de pesquisa sobre o processo de ensino musical entre um pai professor de Música e sua filha de 6 anos de idade PDF
    Cícera Edilânia Araújo Januário, Antonio Chagas Neto
    Iniciação musical através do acordeon – Uma proposta de ensino à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick PDF
    Carlos Henrique Lima de Carvalho, Tarcísio Gomes FIlho
    Reflexões sobre o canto coral em Igrejas Batistas e a COVID-19 PDF
    Carlos Renato de Lima Brito
    Trajetórias formativas de sanfoneiros: conhecendo a formação musical de alunos do instrumento na Licenciatura X PDF PDF
    Rute Carolina da Cunha Benigno

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores PDF
    Marcos da Rosa Garcia, Elen Firmino de Santana
    [Pôster] Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um projeto de pesquisa PDF
    Gutenberg Marques, Juciane Araldi
    [Comunicação] Aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: reflexões e discussões sobre os elementos musicais presentes PDF
    Gutenberg Marques
    Ensino remoto de violão coletivo: desafios e (re)invenções pedagógicas durante o período da pandemia do COVID-19 PDF
    Carla Pereira Santos, Sérgio Ayres Filho, Vanildo Mousinho Marinho
    Ensino de violão e pandemia: relato de experiência de uma ação de Extensão PDF
    Bruno Westermann
    Educação Musical na Cultura Digital: ensino e aprendizagem e utilização de tecnologias no contexto universitário PDF
    Júlio César de Melo Colabardini
    (Comunicação) Música enquanto ação extensiva: planejamento, avaliação e atividades desenvolvidas em curso de história da música durante o período de distanciamento social. PDF
    Alexandre Milne-Jones Náder
    O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes PDF
    Marcos da Rosa Garcia, Izabella Raiane Ferreira de Sousa

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Vivenciando o choro e o baião através da prática instrumental coletiva com um grupo de metais cadeirantes PDF
    João Paulo Silva, Fabíola Santos Araujo
    A musicografia braille e o desenho universal para a aprendizagem: uma proposta didática/pedagógica PDF
    Jonatas Souza Silva
    Projeto social e ensino de música: olhar dos alunos e do professor em uma pesquisa exploratória. PDF
    Lívia Figueiredo de Alencar Silva
    Educação musical e musicoterapia: características, semelhanças e diferenças PDF
    Débora Shirley Paulo da Silva Pimentel, Gleison Costa dos Santos
    Música em hospitais: conceituações sob a perspectiva da educação escolar PDF
    Rita de Cássia Silva Cardoso, Eudes Oliveira Cunha
    (Comunicação) Oficinas de música e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação: experiência pedagógico-musical no CASE (Mossoró/RN). PDF
    Alexandre Milne-Jones Náder
    Educação musical, diferenças e interseccionalidade: projetos e ações do GRUMUS em tempos de ultraconservadorismo PDF
    Mário André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Wenderson Silva Oliveira, Luciano Luan Gomes Paiva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Elke Beatriz Riedel, Ana Clara da Silva Ponciano, Michel Vincent de Oliveira Sampaio, Samara de Oliveira Sampaio, Maurício Eslabão, Tarcísio Ferreira, Tamar Genz Gaulke  
    O Ensino e Aprendizagem de Música Aplicada às Pessoas com Deficiência Auditiva no Processo de Inclusão: Uma Revisão Sistemática PDF
    Brasilena Gottschall Pinto Trindade, Stanley Gomes Marques

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

    Para viver de/para a música: entre escolhas e significações PDF
    Maura Lucia Fernandes Penna, Hermano Henrique Cabral de Paula
    O Eixo de Formação do Projeto Música na Escola UFC Sobral: trajetória e ações PDF
    João Emanoel Ancelmo Benvenuto, Jackson Crispim Martins, Kariny Kelvia Paiva Barbosa, Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, Clara Ferreira do Nascimento, Jheimison Costa Nascimento
    Música como linguagem: A intrínseca relação no processo de alfabetização tendo a música como uma linguagem que encontra seus pares na língua falada PDF
    Franklin josé Araújo

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    A formação pedagógico-musical do licenciando: uma análise do currículo das licenciaturas em música do Ceará PDF
    Israel Kleber de Oliveira Teófilo

    GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

    Musicking, lugares públicos e (des)engajamento moral: resultados iniciais de um estudo sobre a prática musical nas áreas comuns da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
    Mário André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Ítalo Soares da Silva, Luciano Luan Gomes Paiva, Carlos Antonio Ribeiro, Ana Clara da Silva Ponciano, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Sâmela Ramos Paulo #Não socia, Tamar Genz Gaulke