Go to Top

edição atual

V.4, 2020

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    As práticas musicais criativas na aula de música: uma análise sobre seus conteúdos na Coleção “Por toda parte” (PNLD/2017) PDF
    Karla Beatriz Soares Souza, Lilia Neves Gonçalves
    A criação musical na educação escolar – reflexões para o ensino de música PDF
    Rafael Beling
    Educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: reflexões introdutórias PDF
    Rafael Beling
    Estado da arte da Pedagogia Coral Infantil em anais de Congressos Nacionais e Regionais da Associação Brasileira de Educação Musical PDF
    Jean Carlos Rafael, Débora Andrade

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Conhecimentos musicais poderosos: possíveis interfaces entre a música e a educação básica PDF
    Mauricio Braz Carvalho
    Educação Musical e Teoria Histórico-cultural: perspectivas para um novo mundo PDF
    Maria Flavia Silveira Barbosa
    O fator mental no desenvolvimento técnico e no estudo do violino PDF
    Cristiane Cabral de León
    Iemanjá na "roda": confrontando apagamentos por uma educação musical anti-racista. PDF
    Renato Santoro Rezende, Eduardo Prestes Massena, Pedro Mendonça

    GT 1.3 – História da educação musical

    O cenário da Educação Musical em Montes Claros-MG na primeira metade do século XX: resultados preliminares acerca da presença da música na escola PDF
    Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota
    Caminhos abertos por Lydia Hortélio para a Educação Musical no Brasil a partir das oficinas nos Festivais de Inverno da UFMG nos anos 1980 PDF
    Lucia Campos, Luciana Lages

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    Práticas Informais de Aprendizagem Musical na Escola: Limites e Possibilidades PDF
    Alan Caldas Simões
    Canto Coral: uma proposta para o Ensino Médio PDF
    Leandro Silva  
    Sons da Autonomia: Experiências com a pedagogia crítico-social dos conteúdos PDF
    Valter Souza dos Santos Junior
    Avaliação da aprendizagem na aula de Música? Um recorte de pesquisa de mestrado em andamento com professores de Música de uma Rede Municipal de Ensino PDF
    Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Fernando Stanzione Galizia
    PONTUAÇÃO SOBRE TEMPO DE EXPERIÊNCIA PREGRESSA DO EDUCADOR MUSICAL EM CONCURSOS PÚBLICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: amostra da região centro-oeste PDF
    MATEUS ALENCAR NIKEL
    Escuta decolonial: pluralidade étnica na educação musical PDF
    Barbara Viggiano Rocha da Silva
    A formação e a práxis do pedagogo na Educação Infantil: uma análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRRJ/IM e da Proposta Curricular da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu PDF
    Carolina Brito Pereira
    Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos PDF
    Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva
    Música Concreta, educação básica e ensino à distância durante a pandemia: um relato de experiência PDF
    Crislany Viana da Silva
    Ideias para adiar o fim do mundo: a Música num projeto interdisciplinar em contexto de ensino remoto durante a pandemia de COVID 19 PDF
    Glauber Resende Domingues
    O ensino de música na educação básica frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores licenciados egressos do curso de música PDF
    Prof. André Rangel de Carvalho, Profª Dra. Helena Lopes da Silva
    Orientações curriculares e didáticas de arte para o ensino fundamental - anos iniciais - do Estado de São Paulo: uma análise sob a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade PDF
    Marcelo Haack Marcos
    Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos PDF
    Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Prática coral a partir de propostas da obra Kinder-Musik de Boris Porena: experimentos em sala de aula PDF
    Emerson Pereira Tineo
    Educação profissional em música e a empregabilidade de seus egressos: como egressos dos conservatórios mineiros adquirem os saberes necessários para a sua atuação profissional PDF
    Maria Odília de Quadros Pimentel
    Reflexões sobre os impactos da pandemia no desenvolvimento profissional de professores de música PDF
    Euridiana Silva Souza
    Desenvolvimento da técnica de arco no violino: uma revisão bibliográfica sobre a abordagem de um posicionamento natural da mão direita PDF
    Cristiane Cabral de León, Maria Clara de Melo Mesquita

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    A aprendizagem cooperativa: um viés social e cognitivo para o ensino de piano funcional em grupo PDF
    Sérgio Inácio Torres

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

    Escuta e preferências musicais infantis na era das plataformas de streaming PDF
    Carolina Cason da Silva, Cíntia Thais Morato
    “Quem ensina aprende ao ensinar”: a impermanência do educador musical frente aos variados contextos de atuação. PDF
    Daniele Damasceno Fischer
    O movimento corporal nos métodos de percussão afro-brasileira PDF
    Emilia Chamone
    Práticas musicais com adultos maduros e idosos: reflexões e possibilidades baseadas em dois relatos de experiência PDF
    Gustavo Ramos Ferraz
    Aprendizagem musical entre crianças PDF
    Barbara Viggiano Rocha da Silva
    O papel do mestre de banda como educador: uma etnografia da banda do Rio das Mortes (MG) PDF
    Clesio Francisco Silva, Lucia Campos  
    A Mulher à Margem do Choro PDF
    Beatriz Rodrigues Nascimento
    Vivências musicais e afetividade no primeiro ano de vida PDF
    Fernanda Peres Gilberti, Silvia Cordeiro Nassif

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Reflexões sobre o processo de gravação do coro virtual: um relato de experiência PDF
    Sandra Regina Cielavin, Adriana Mendes
    Musicalização on-line para a primeira infância em tempos de pandemia: reflexões sobre práticas em construção. PDF
    Angelita Maria Vander Broock, Isaac Luis Souza, Helena Lopes

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Relato de experiência de proposta pedagógica através do processo criativo composicional na Educação Musical com deficientes. PDF
    Juliana Marilia Coli, Aline Bahia dos Anjos, Hugo Bautz Küster, Sonia Vieira de Amorim Almeida  
    Música e violão para idosos na era digital PDF
    Gustavo Ramos Ferraz
    Interação social de um estudante com Transtorno do Espectro Autista na oficina de musicalização da Unicamp: um relato de experiência. PDF
    Roger Vieira Cunha
    Coral das Mães da APAE de São João del-Rei: uma experiência sociomusicalizadora PDF
    Jean Carlos Rafael, Maria Amélia de Resende Viegas

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

    Das aulas presenciais ao ambiente virtual: relato de experiência acerca das atividades do Curso de Musicalização Infantil da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) PDF
    Maria Clara Leite e Oliveira, Raiana Maciel do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, Jessica Siqueira Gomes, Larissa Braga Andrade