-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
As práticas musicais criativas na aula de música: uma análise sobre seus conteúdos na Coleção “Por toda parte” (PNLD/2017) PDF Karla Beatriz Soares Souza, Lilia Neves Gonçalves A criação musical na educação escolar – reflexões para o ensino de música PDF Rafael Beling Educação musical na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: reflexões introdutórias PDF Rafael Beling Estado da arte da Pedagogia Coral Infantil em anais de Congressos Nacionais e Regionais da Associação Brasileira de Educação Musical PDF Jean Carlos Rafael, Débora Andrade GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Conhecimentos musicais poderosos: possíveis interfaces entre a música e a educação básica PDF Mauricio Braz Carvalho Educação Musical e Teoria Histórico-cultural: perspectivas para um novo mundo PDF Maria Flavia Silveira Barbosa O fator mental no desenvolvimento técnico e no estudo do violino PDF Cristiane Cabral de León Iemanjá na "roda": confrontando apagamentos por uma educação musical anti-racista. PDF Renato Santoro Rezende, Eduardo Prestes Massena, Pedro Mendonça GT 1.3 – História da educação musical
O cenário da Educação Musical em Montes Claros-MG na primeira metade do século XX: resultados preliminares acerca da presença da música na escola PDF Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota Caminhos abertos por Lydia Hortélio para a Educação Musical no Brasil a partir das oficinas nos Festivais de Inverno da UFMG nos anos 1980 PDF Lucia Campos, Luciana Lages GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Práticas Informais de Aprendizagem Musical na Escola: Limites e Possibilidades PDF Alan Caldas Simões Canto Coral: uma proposta para o Ensino Médio PDF Leandro Silva Sons da Autonomia: Experiências com a pedagogia crítico-social dos conteúdos PDF Valter Souza dos Santos Junior Avaliação da aprendizagem na aula de Música? Um recorte de pesquisa de mestrado em andamento com professores de Música de uma Rede Municipal de Ensino PDF Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Fernando Stanzione Galizia PONTUAÇÃO SOBRE TEMPO DE EXPERIÊNCIA PREGRESSA DO EDUCADOR MUSICAL EM CONCURSOS PÚBLICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: amostra da região centro-oeste PDF MATEUS ALENCAR NIKEL Escuta decolonial: pluralidade étnica na educação musical PDF Barbara Viggiano Rocha da Silva A formação e a práxis do pedagogo na Educação Infantil: uma análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRRJ/IM e da Proposta Curricular da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu PDF Carolina Brito Pereira Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos PDF Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva Música Concreta, educação básica e ensino à distância durante a pandemia: um relato de experiência PDF Crislany Viana da Silva Ideias para adiar o fim do mundo: a Música num projeto interdisciplinar em contexto de ensino remoto durante a pandemia de COVID 19 PDF Glauber Resende Domingues O ensino de música na educação básica frente ao componente curricular Arte: um estudo com professores licenciados egressos do curso de música PDF Prof. André Rangel de Carvalho, Profª Dra. Helena Lopes da Silva Orientações curriculares e didáticas de arte para o ensino fundamental - anos iniciais - do Estado de São Paulo: uma análise sob a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade PDF Marcelo Haack Marcos Práticas musicais no Novo Ensino Médio: um estudo de caso na Escola Estadual Governador Milton Campos PDF Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Prática coral a partir de propostas da obra Kinder-Musik de Boris Porena: experimentos em sala de aula PDF Emerson Pereira Tineo Educação profissional em música e a empregabilidade de seus egressos: como egressos dos conservatórios mineiros adquirem os saberes necessários para a sua atuação profissional PDF Maria Odília de Quadros Pimentel Reflexões sobre os impactos da pandemia no desenvolvimento profissional de professores de música PDF Euridiana Silva Souza Desenvolvimento da técnica de arco no violino: uma revisão bibliográfica sobre a abordagem de um posicionamento natural da mão direita PDF Cristiane Cabral de León, Maria Clara de Melo Mesquita GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
A aprendizagem cooperativa: um viés social e cognitivo para o ensino de piano funcional em grupo PDF Sérgio Inácio Torres GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
Escuta e preferências musicais infantis na era das plataformas de streaming PDF Carolina Cason da Silva, Cíntia Thais Morato “Quem ensina aprende ao ensinar”: a impermanência do educador musical frente aos variados contextos de atuação. PDF Daniele Damasceno Fischer O movimento corporal nos métodos de percussão afro-brasileira PDF Emilia Chamone Práticas musicais com adultos maduros e idosos: reflexões e possibilidades baseadas em dois relatos de experiência PDF Gustavo Ramos Ferraz Aprendizagem musical entre crianças PDF Barbara Viggiano Rocha da Silva O papel do mestre de banda como educador: uma etnografia da banda do Rio das Mortes (MG) PDF Clesio Francisco Silva, Lucia Campos A Mulher à Margem do Choro PDF Beatriz Rodrigues Nascimento Vivências musicais e afetividade no primeiro ano de vida PDF Fernanda Peres Gilberti, Silvia Cordeiro Nassif GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Reflexões sobre o processo de gravação do coro virtual: um relato de experiência PDF Sandra Regina Cielavin, Adriana Mendes Musicalização on-line para a primeira infância em tempos de pandemia: reflexões sobre práticas em construção. PDF Angelita Maria Vander Broock, Isaac Luis Souza, Helena Lopes GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Relato de experiência de proposta pedagógica através do processo criativo composicional na Educação Musical com deficientes. PDF Juliana Marilia Coli, Aline Bahia dos Anjos, Hugo Bautz Küster, Sonia Vieira de Amorim Almeida Música e violão para idosos na era digital PDF Gustavo Ramos Ferraz Interação social de um estudante com Transtorno do Espectro Autista na oficina de musicalização da Unicamp: um relato de experiência. PDF Roger Vieira Cunha Coral das Mães da APAE de São João del-Rei: uma experiência sociomusicalizadora PDF Jean Carlos Rafael, Maria Amélia de Resende Viegas GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as
Das aulas presenciais ao ambiente virtual: relato de experiência acerca das atividades do Curso de Musicalização Infantil da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) PDF Maria Clara Leite e Oliveira, Raiana Maciel do Carmo, Elaine Pereira de Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, Jessica Siqueira Gomes, Larissa Braga Andrade
ISSN Online: 2526-6829