Go to Top

edição atual

V.4, 2020

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    Os impactos do Programa Residência Pedagógica em Música em uma escola de educação básica: uma pesquisa em andamento PDF ()
    Débora Santos Porta Calefi Pereira, Cássia Virgínia Coelho de Souza
    A Formando e se Transformando no Cantar: dois estudos de caso PDF
    Ana Claudia Specht
    Estado do Conhecimento: as escolhas de repertório para processos formativos em música PDF
    Vinicius Ceratti Moreira
     

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Imaginário social instituído e instituinte: movimentos, memórias e histórias da ABEM através da narrativa dos seus presidentes PDF PDF
    Ivan Carlos Schwan
    Educação musical pelo viés estético: Reimer, Elliott e Bakhtin PDF
    Hugo Oliveira Verardi Bocca
    Educação Musical e Desigualdades Sociais: a crítica de Aróstegui ao neoliberalismo PDF
    Beatriz Woeltje Schmidt, Vânia Beatriz Müller

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    Reflexões sobre a prática docente na Educação Musical Infantil PDF
    Silani Pedrollo
    Educação musical nas modalidades de ensino da educação básica: três estudos de caso PDF
    Mariana Gomes Godinho de Castro, Daniela Cesa Fracasso, Maira Ana Kandler
    O recreio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: manifestações musicais de crianças de seis anos em Curitiba PDF
    Rosenei Laurentino de Albuquerque, Tiago Madalozzo
    "Ele ouvia sem ouvir": relatos sobre intencionalidade e práticas pedagógico-musicais na educação infantil PDF
    Ana Ester Correia Madeira de Souza
    Vinhetas musicais na escola: o lugar da música na rotina escolar das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Curitiba PDF
    Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo  
    Trabalhando a ‘Ópera’ em sala de aula PDF
    Carina Cardoso de Araujo, Rafael Stefanichen Ferronato
    Cenas de uma aula de música: um recorte de análise de dados da tese de doutorado sobre as aprendizagens de alunos de ensino médio na aula de música, como component curricular. PDF
    Cristina Bertoni dos Santos
    Sarau Virtual: sobre vínculos, possibilidades e empecilhos do fazer educativo-musical na escola pública em tempos de pandemia e distanciamento social PDF
    Caroline Cao Ponso
    Educação Musical Escolar: correlação entre tendência pedagógica e a política educacional do Paraná PDF
    Alinne Martins de Souza
    Recursos tecnológicos e adaptações: o ensino remoto de Música durante a pandemia no ensino regular público. PDF
    Cristiane Kelly Takahara, Luis Bourscheidt
    Educação musical e Educação das Relações Étnico-raciais: as abordagens de três livros didáticos de Artes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) PDF
    Eloisa Costa Gonzaga, Viviane Beineke
    Educação musical em uma escola não tradicional: A arte e a música como eixo para a educação integral do indivíduo PDF
    Wellington Luiz Santos Gouvea , Vania Malagutti Loth

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    O papel da didática nas emoções e engajamento dos estudantes em uma disciplina de prática musical em conjunto PDF
    Danilo Ramos, Anderson Toni
    A construção do Programa de Atendimento Pedagógico Remoto do curso de Licenciatura em Música de uma universidade pública no Paraná: desafios, propostas e perspectivas no ensino remoto emergencial PDF
    Tiago Madalozzo
    O diálogo entre música popular e formação no ensino superior: Implicações a partir da experiência como docente PDF
    Jeancarlo Paulo Leismann, Ana Lúcia Louro
    Educação Musical Especial nas universidades púbicas paranaenses: um projeto de pesquisa PDF
    Karine Rayara Peres Duarte, Cássia Virgínia Coelho de Souza

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

    Rebuliços sonoros, crianças e ideias de música: reflexões sobre uma oficina de música PDF
    Giulliana Audrá , Lucas Fontalva Oliveira, Viviane Beineke  
    Música nas igrejas protestantes: Um survey na cidade de Pelotas. PDF
    Quezia Tabordes Gonçalves
    Enfrentando estereótipos de gênero em bandas de rock através de ações músico-pedagógicas inclusivas: uma pesquisa em educação musical em andamento PDF
    Maria Amélia Benincá de Farias
    Música, voluntariado e intergeracionalidade: um relato de experiência PDF
    Estela Kohlrausch
    EDUCAÇÃO, GÊNERO E IMIGRAÇÃO: representações do feminino nas canções de imigração italiana PDF
    Patrícia Pereira Porto, Ingridi Verardo de Moraes
    Aulas de canto, flauta doce e percussão virtuais no projeto OUVIRAVIDA: um relato de experiência PDF
    Nisiane Franklin da Silva ,Daiana Fülber, Isac Costa Soares e Lucas Jum Kinoshita Machado

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Pôster Tecnologia e Música: um relato de experiência do uso de sites em um ambiente de ensino virtual síncrono PDF
    Ians Soares Geremia, Vitor Hugo Rodrigues Manzke
    Aulas de piano em tempos de Isolamento Social: um estudo exploratório PDF
    Mauren Liebich Frey Rodrigues, Isabel Bonat Hirsch, Vitor Hugo Rodrigues Manzke
    Aulas de canto online e socialização: um relato de experiência PDF
    Michelle Arype Girardi Lorenzetti
    “Não é o uso do ambiente, é uma vida que acontece lá”: ressignificando o Moodle na docência virtual em Música na Pedagogia PDF
    Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio
    Coral PoliVozes em meio à Pandemia da COVID-19: os desafios de cantar junto a distância PDF
    Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza
    Curso online de guitarra elétrica: uma netnografia em andamento PDF
    Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Educação Musical Queer: convite ao enviadescimento do currículo PDF
    Wenderson Silva Oliveira
    Reflexões étnico-raciais a partir da vivência em um grupo de práticas vocais coletivas PDF
    Lucia Helena Pereira Teixeira, Luana Zambiazzi dos Santos
    Diversidade de gênero e sexualidade na docência de música em diferentes contextos de atuação profissional PDF
    Yanaêh Vasconcelos Mota, Áudrea da Costa Martins, Gabriela Garbini Wenning

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

    Estágios curriculares supervisionados em música: uma aventura incerta PDF
    Teresa Mateiro, Sandra Mara da Cunha
    Produção de uma obra literomusical a partir de práticas integradas na formação do professor de música. PDF
    Carla Eugênia Lopardo
    A composição colaborativa na música infantil: relato dos processos criativos do grupo musical Confraria de la Yerba PDF
    Rafael Gonçalves oliveira da silva, Carla Eugênia Lopardo
    Docência Orientada em Educação Musical: contextos de experiências na formação de professores PDF
    Daffny Cristina Molina LEMES, Ana Carla Simonetti Rossato TOMAZI, Washington Nogueira ABREU
    Práticas de Educação Musical no ambiente hospitalar: um relato de estágio supervisionado PDF
    Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Cláudia Maria Freitas Leal, Lúcia Helena Pereira Teixeira
    A formação inicial e continuada da profissão docente de música: três experiências no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório PDF
    Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Karine Rayara Peres Duarte

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    Construindo o "meu eu real": narrativas de um estagiário de Licenciatura em Música PDF
    Dyane Rosa
    Formação Continuada em Educação Musical: desafios do ensino remoto na musicalização de professores unidocentes PDF
    Mileny Jouglard Gomes, Rafael Veras Zorzolli, Isabel Bonat Hirsch
    Práticas musicais e midiáticas de estudantes de Pedagogia PDF
    Gislene Natera