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Associação

Tema:

inscrições

  • XXIV Congresso Nacional da ABEM


    Inscreva-se

    Selecione a sua Categoria, confirme o seu pedido e preencha a ficha de inscrição. Caso já possua cadastro na ABEM entre com seus dados de acesso no respectivo campo.

    Atenção: Nos próximos dias estarão abertas as inscrições para os cursos que serão oferecidos durante o evento.

    Importante: Autores(as), que tiveram seu(s) trabalhos(s) aprovado(s), deverão estar inscritos no evento e ser sócio em dia da ABEM.

    Categoria Taxa R$
    Professor ou aluno do curso de Música da UFMS
    0,00

  • VALORES DAS INSCRIÇÕES

    Datas Sócios da ABEM
    Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Estudante de graduação Estudante de pós-graduação
    Até  6/10 R$ 50,00 R$ 100,00 R$ 50,00 R$ 70,00
    De 07/10 até a data do evento R$ 70,00 R$ 140,00 R$ 70,00 R$ 90,00

    Datas

    Não-Sócios da ABEM

    Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Estudante de graduação Estudante de pós-graduação
    Até  6/10 R$ 80,00 R$ 120,00 R$ 80,00 R$ 100,00
    De 7/10 até a data do evento R$ 120,00 R$ 160,00 R$ 120,00 R$ 140,00

    IMPORTANTE: Autores(as) com trabalhos aprovados devem estar com a anuidade em dia e inscritos no evento até o dia 1º de outubro de 2019

  • Cursos

    Para participar dos Cursos é determinante estar inscrito no evento.
    Se ainda não fez a sua inscrição clique aqui na aba ao lado "Inscrições" para se inscrever Quem já fez a inscrição no evento e ainda não tinha se inscrito no curso, inscreva-se selecionando um dos cursos abaixo.
    • Taxa do curso: Gratuito
    • Selecione apenas 1 curso pois os horários são coincidentes
    • Vagas: Limitadas
    Cursos

    01 - Música na Educação Infantil: escuta, execução e releitura de poemas, histórias e canções

    Carlos Antônio Freitas da Silva - UFRN

    Esta oficina tem o objetivo de desenvolver atividades práticas e reflexivas voltadas para o ensino de Música para crianças (escuta, execução e releitura de textos em diferentes gêneros textuais como poemas, histórias e canções, sonorização de histórias, interpretação, improvisação e composição de poemas e canções). Público Alvo: Estudantes e/ou professores de Música, que atuam com crianças na Educação Infantil em múltiplos contextos.

    02 - O choro em jogo: propostas para o ensino básico

    Ana Paula Peters (Unespar) e Camile Tatiane de Oliveira (UFPR)

    O choro é um gênero predominantemente instrumental brasileiro com potencial a ser explorado na sala de aula. Por meio do jogo, o objetivo do curso é o de explorar o potencial didático-pedagógico do choro. Jogos de mãos, trava-línguas, beatbox, movimento, confecção de partituras de registro analógico, instrumentos de percussão e percussão corporal são partes dos jogos de escutar e fazer música. As propostas de apreciação musical ativa que iremos entrar em contato, a partir do repertório do choro, buscam ampliar o repertório de escuta instrumental dos alunos, contribuindo para a sensibilização, vivência e construção do conhecimento musical dos alunos do ensino básico.

    03 - Violão de Acompanhamento

    Edson Barbosa de Oliveira ( Universidade de Brasília)

    Os objetivos do minicurso consistem em acompanhar os estudantes no aprimoramento de suas habilidades no instrumento violão, gerando novas possibilidades de abordagem didático-pedagógica a partir dos saberes do violonista acompanhador. Os resultados esperados consistem em contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos participantes do curso, interagindo com o outro observando modos de experienciar na prática os saberes inspirados no decálogo do violonista acompanhador.

    04 - Exploração Sonora e Jogos Musicais

    Ailen Rose Balog de Lima e Ellen Boger Stencel (UNASP)

    De forma específica a oficina tem como objetivos: promover a experiência estética a partir da vivência sensorial; contribuir para a organização e planejamento das aulas de música por meio de atividades; estimular a audição, apreciação e expressão musical; enriquecer o repertório musical; permitir a troca de experiências e a socialização por meio de descobertas sonoras. O público alvo é para professores das séries iniciais e de musicalização.
    #Vagas completas#

    05 - Aplicabilidade dos métodos brasileiros coletivos para banda escolar

    Aurélio Nogueira de Sousa (UFBA)

    A oficina tem como objetivo apresentar uma proposta baseada nos métodos que tem em seu eixo o ensino da música de forma coletiva e será fundamentada metodologicamente nos seguintes estudos: Alves (2011,2012, 2014) Tocar Junto, Barbosa (2004, 2010) Da Capo, Scheffer (2013) Projeto Guri. Como procedimentos didáticos, a oficina será realizada de forma teórica e prática. Nas atividades teóricas, os assuntos serão abordados através de exposição oral, debates e análises de experiências com base nos conteúdos apresentados. As atividades práticas serão divididas em três tipos de exercícios: Exercícios de pulso e andamento, exercícios de ritmo e som com a utilização dos instrumentos e exercícios de técnica instrumental com instrumentos de banda. Como impacto, espera-se que a oficina possa contribuir com a divulgação dos materiais didáticos mencionados, promover a atualização pedagógica dos oficineiros no tema, ampliar sua maneira de utilizar tias materiais e expandir o desenvolvimento das práticas de banda em diferentes comunidades.
    Público Alvo: Professores de música, pesquisadores, instrumentistas de sopro profissionais e/ou estudantes e comunidade geral de músicos, que desenvolvem trabalhos com bandas e outros grupos instrumentais.

    06 - Canto Coral Infantil e Movimento Corporal para o repertório latino-americano

    Édi Marques Góes (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

    O presente curso caracteriza-se na proposta teórico/prático, o enfoque está no corpo como processo didático para o canto coral infantil. Possui como objetivo principal fomentar a aproximação do binômio movimento corporal/canto coral para o aprimoramento do regente de coro infantil. Especificamente têm-se como objetivos: a) estudar o processo de ensino/aprendizagem no contexto do canto coral por meio do movimento corporal; b) compreender o processo de ensino/aprendizagem na perspectiva histórico-cultural de Lev S. Vigotski; e c) Estudar a proposta da dança educativa moderna do Sistema Laban para a prática coral infantil.

    07 - Mulheres e sujeitos da diversidade na música e em seu ensino: ressignificando experiências a partir de nossas narrativas

    Yanaêh Vasconcelos Mota; Thaís Nascimento Oliveira; Gabriela Garbini Wenning ( UFRN/UFRGS)

    Partindo da emergência de produções acadêmico-científicas sobre gênero e sexualidade na Educação Musical, este curso pretende localizar e discutir sobre mulher e diversidade na formação e atuação profissional em música. Para tal, temos como objetivo propor, a partir de debates e reflexões sobre as experiências dos/das participantes, encaminhamentos que visem fomentar a produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade na área, bem como ações que deem visibilidade e reconheçam a diversidade no âmbito acadêmico-científico e artístico-cultural. Para isso, utilizaremos o grupo focal visando estabelecer a troca e o diálogo de/sobre experiências entre os/as participantes. Esperamos, ao final do curso, ter contribuído para difundir questões teóricas acerca da temática e sensibilizar os/as participantes para a atualidade e urgência em que o assunto tem em ser discutido.

    08 - Musicalização infantil: possibilidades metodológicas e contextualização

    Gilka Martins de Castro Campos ( Universidade Federal de Goiás)

    A proposta desse curso é trabalhar as abordagens metodológicas de Dalcroze, Orff e Kodály por meio de vivências lúdicas, improvisação, criação musical, movimento corporal e uso de materiais diversos, possíveis de ser colocados em prática no cotidiano escolar. Também visa refletir sobre as atividades realizadas e a importância/necessidade da reapropriação do pensamento destes educadores musicais da primeira geração. O curso se destina a professores de música, licenciandos e demais interessados na temática proposta. O curso pretende desenvolver experiências lúdicas e vivências musicais através de jogos que despertem a criatividade e novas possibilidades para a prática musical em escolas de Educação Básica, mais especificamente na Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental. Serão realizadas atividades de caráter prático e coletivo, a partir das quais pretende-se abrir espaço para discussões e reflexões sobre o que foi trabalhado. Espera-se que os participantes possam embasar sua prática nas contribuições destes pedagogos musicais, considerando os pontos críticos de suas metodologias, repensando-os e criando novas possibilidades de atuação.

    09 - No encanto dos passarinhos: canções para cantar, tocar, dançar e brincar

    Ilza Zenker Leme Joly (Universidade Federal de São Carlos)

    Na direção de uma educação que consiga levar em conta a música como conhecimento de mundo, como ferramenta fundamental para a criança viver, ouvir, experimentar e compreender o mundo que está à sua volta, proponho essa oficina repleta de atividades musicais lúdicas, com as quais poderemos vivenciar e discutir a música como parte do currículo na educação básica. As vivências musicais têm por objetivo trazer oportunidades de contato com conteúdos musicais que revelem a beleza e a alegria das novas descobertas, sobrepondo aquilo que é mais racional e árido, tão presentes no cotidiano escolar. Algumas perguntas conduzirão as reflexões: O que estamos oferecendo para as crianças? Nas nossas aulas elas tem oportunidades de estarem acolhidas em dimensões de razão, mas também de sensibilidade? Qual o papel da arte e do educador nesse processo? O que podemos oferecer por meio da música? Como tema principal para abordarmos a proposta de que a música é elemento fundante do conhecimento de mundo, escolhi a temática “No encanto dos passarinhos”, com a qual irei explorar um universo musical presente na nossa cultura popular, com várias músicas que falam desses seres da natureza tão presente no nosso dia-a-dia. A metodologia pela qual será desenvolvida a oficina é de vivências conjuntas de atividades práticas, seguidas de reflexões. O referencial teórico tem por base pesquisa em coletâneas musicais da cultura popular.

    10 - Desafinação Vocal

    Silvia Sobreira ( UNIRIO/UFPB)

    Neste minicurso será tratado o tema da desafinação com demonstrações das técnicas utilizadas através de vídeos gravados em aulas reais. O encontro visa oportunizar, aos educadores presentes, um debate sobre a valorização do canto coletivo como meio de musicalização e expressão dos indivíduos.

    11 - Ludicidade e brincadeiras de faz de conta na prática coral infantil

    Dhemy Fernando Vieira Brito (Universidade do Minho)

    Na área de educação, e mais especificamente, na educação musical vêm crescendo significativamente pesquisas científicas e metodologias pedagógicas que buscam compreender a ludicidade como mecanismo nos processos de ensino e aprendizagem de crianças, em diferentes contextos (SARMENTO, 2004). Neste sentido, esta proposta tem como objetivo realizar e refletir como atividades lúdicas podem contribuir na aprendizagem de crianças na prática coral. A proposta do curso é dividida em quatro etapas, sendo elas: 1) atividades lúdicas aplicadas ao aquecimento e vocalizes para coros infantil; 2) exercícios de imaginação no desenvolvimento das atividades do coro; 3) ludicidade aplicada à leitura de repertório e; 4) movimentos corporais na execução de repertórios corais infantis. Como possíveis resultados, este curso buscará fortalecer a prática coral infantil à medida que colocam em prática metodologias lúdicas, bem como proporcionam reflexões acerca do fazer musical com crianças.

    12 - Currículos em música em tempos de crise: repensando e propondo travessias para uma nova era na educação superior

    Luís Ricardo Silva Queiróz e Marcus Vinícius de Medeiros Pereira

    13 - Arranjos musicais artístico-pedagógicos – Teoria e Prática

    Alexandre Guilherme Montes Silva - ECA/USP

    Neste curso propõe-se uma discussão a respeito das características de um arranjo musical com uma finalidade artístico-pedagógica. Serão discutidas algumas características e estratégias para a realização deste tipo de arranjo, além da sua aplicação e experimentação prática por parte dos alunos através da criação de alguns arranjos de obras com características variadas propostas pelo professor. Serão abordados aspectos relativos às formações instrumentais mais comumente encontradas por educadores musicais, instrumentistas e diretores musicais em sua atuação profissional.
    #Vagas completas#

    14 - Apreciação musical: teoria e prática

    Robson Ribeiro - IFPE

    A finalidade do curso é apresentar/discutir algumas considerações teóricas a respeito da apreciação musical, na medida do tempo disponível, e realizar vivências práticas de apreciação musical, com repertório diversificado (erudito e popular), tentando colocar em prática, nessas vivências, os aspectos teóricos discutidos. Assim, o curso se desenvolverá a partir de rodas de conversa sobre textos que tratam do tema e de atividades de apreciação musical utilizando músicas selecionadas.
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