-
Inscreva-se
Selecione a sua Categoria, confirme o seu pedido e preencha a ficha de inscrição. Caso já possua cadastro na ABEM entre com seus dados de acesso no respectivo campo.
Atenção: Nos próximos dias estarão abertas as inscrições para os cursos que serão oferecidos durante o evento.
Importante: Autores(as), que tiveram seu(s) trabalhos(s) aprovado(s), deverão estar inscritos no evento e ser sócio em dia da ABEM.
- Para obter seus dados de acesso caso não saiba - solicite aqui
- PARA SE ASSOCIAR A ABEM : http://abemeducacaomusical.com.br/inscricoes/inscricoes.asp
Categoria Taxa R$ Estudantes de graduação/ Professores do Ensino Básico | SÓCIO30,00Estudantes de graduação/ Professores do Ensino Básico | NÃO SÓCIO45,00Estudantes de pós-graduação | NÃO SÓCIO60,00Estudantes de pós-graduação | SÓCIO40,00Professores do ensino superior / Pesquisadores | SÓCIO80,00Professores do ensino superior/ Pesquisadores | NÃO SÓCIO120,00 -
VALORES DAS INSCRIÇÕES
Datas Sócios da ABEM Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Estudante de graduação Estudante de pós-graduação Até 6/10 R$ 50,00 R$ 100,00 R$ 50,00 R$ 70,00 De 07/10 até a data do evento R$ 70,00 R$ 140,00 R$ 70,00 R$ 90,00
Datas
Não-Sócios da ABEM
Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Estudante de graduação Estudante de pós-graduação Até 6/10 R$ 80,00 R$ 120,00 R$ 80,00 R$ 100,00 De 7/10 até a data do evento R$ 120,00 R$ 160,00 R$ 120,00 R$ 140,00 IMPORTANTE: Autores(as) com trabalhos aprovados devem estar com a anuidade em dia e inscritos no evento até o dia 15 de outubro de 2021
-
Cursos
Para participar dos Cursos é determinante estar inscrito no evento.
Se ainda não fez a sua inscrição clique aqui na aba ao lado "Inscrições" para se inscrever- Taxa do curso: Gratuito
- Selecione apenas 1 curso pois os horários são coincidentes
- Datas: 17, 18 e 19 de novembro, das 9h30 até 11h30.
- Vagas: Limitadas
Cursos Brincadeira de Soprar
Rosa Barros
Formato: Meet
O curso consiste em abordar jogos e brincadeiras que utilizam o sopro. O público-alvo são professores de musicalização infantil, professores de canto e de instrumentos de sopros que trabalham com crianças entre 4 e 10 anos de idade. Os conteúdos abordados serão o estudo teórico-prático sobre possibilidades lúdicas de abordagem de técnicas de respiração para crianças entre 4 e 10 anos, bem como os fundamentos, conceitos, funções, especificidades e características do funcionamento da motricidade orofacial.Contribuições da técnica Pomodoro para o gerenciamento do tempo da prática deliberada aplicada ao estudo do instrumento musical
Danilo Ramos
Formato: Meet
Curso de natureza teórico-vivencial fundamentado pela Teoria Geral da Expertise proposta por Karl Anders Ericsson que, por meio de uma ação teórico-prático-reflexiva, trará uma introdução ao uso da Técnica Pomodoro como ferramenta para que o profissional da música aprimore o gerenciamento do tempo da prática deliberada aplicada ao estudo do instrumento musical de sua escolha.#Vagas completas# Criação, edição e publicação de podcasts pedagógico-musicais
Gutenberg de Lima Marques
Formato: Meet
O curso visa o desenvolvimento de estratégias pedagógico-musicais, atentas ao cenário contemporâneo, através da compreensão, produção e publicação de um conteúdo digital online no formato podcast a ser desenvolvido no decorrer do curso. Espera-se receber professores de música da educação básica; docentes e discentes de cursos de licenciatura em música; e interessados pelo formato podcast e sua finalidade pedagógico-musical. Nossos objetivos serão conhecer o formato podcast, seus tipos e características; identificar potencialidades pedagógicas do uso de podcasts no ensino de música; compreender as etapas que compõem o processo de produção (roteirização, gravação, edição e publicação) de um podcast; e elaborar um episódio de podcast pedagógico-musical propriamente dito.#Vagas completas# Currículos inovadores para os cursos de música no século XXI
Luis Ricardo Silva Queiroz
Formato: Meet
O curso vai imergir na análise dos currículos da graduação em música no Brasil, evidenciando, a partir de pesquisas e dados específicos sobre essa realidade, características, problemas e limites que os caracterizam atualmente. Em diálogo com esse diagnóstico, serão discutidas alternativas e propostas curriculares inovadoras já implementadas ou em processo de implementação, tanto no Brasil quanto em outros países. A partir dessas análises e perspectivas, serão concebidas e estruturadas alternativas práticas que podem nos levar a promover avanços, mudanças e inovações nos currículos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música, de forma contextualizada com os avanços da área, as transformações do mundo na contemporaneidade, e as particularidades, demandas e características do contexto educacional, social e cultural do país.#Vagas completas# Educação Musical para bebês: fundamentos e prática
Betânia Parizzi e Angelita Broock
Formato: Meet
O curso Educação Musical para bebês: fundamentos e prática tem o intuito de compartilhar com os participantes do XXV Congresso Nacional da ABEM reflexões, estratégias e práticas pedagógico-musicais, fundamentadas em pesquisas recentes acerca do desenvolvimento cognitivo e musical da criança nos dois primeiros anos de vida. Com a realização do curso, esperamos oferecer aos participantes o aprimoramento e a ampliação dos conhecimentos sobre a educação musical para bebês nos modos presencial e remoto, estabelecendo um diálogo com pesquisas recentes sobre o assunto. Acreditamos que as reflexões, as pesquisas e as práticas pedagógicas compartilhadas no Curso poderão contribuir para a divulgação da importância deste tema junto a professores de música, estudantes e pesquisadores participantes do evento.#Vagas completas# Ética na Pesquisa com Seres Humanos e a Plataforma Brasil
Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
Formato: Meet
O curso traz à baila a discussão sobre a ética na pesquisa com seres humanos e a utilização da Plataforma Brasil por meio de documentos legais, referencial bibliográfico e a parte prática na plataforma. O curso agregará valor às novas pesquisas e divulgação científica - para além dos formulários burocráticos -, à formação do pesquisador e seus resultados em âmbito nacional e internacional.#Vagas completas# Instagram nas aulas de música, pode?
Francine Kemmer Cernev e Olga Regina Holanda dos Santos Dutra
Formato: Meet
Que tal aprender algumas funcionalidades das redes sociais e utilizá-las em suas aulas de música? Este curso convida você a criar propostas pedagógico-musicais para o ensino de música utilizando as ferramentas reels e remix do Instagram. Iremos discutir como ela se relaciona com as metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais, refletir sobre suas potencialidades para o ensino de música na atualidade e criarmos juntos alguns desafios pedagógico-musicais para essa rede social. Iremos aprender a gravar, editar, criar legendas, inserir filtros e capas utilizando as potencialidades de seu próprio celular e duas ferramentas gratuitas de edição. Todo o material produzido nesses três dias formarão um portfólio didático virtual com as atividades do grupo que você poderá utilizar em suas aulas!#Vagas completas# Introdução à prática da recriação como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de competências criativas e interpretativas em violonistas
Vinícius de Lucena Fernandes
Formato: Vídeo-aulas
O curso de introdução à prática da recriação como estratégia pedagógica para o desenvolvimento de competências criativas e interpretativas busca introduzir violonistas nas práticas de adaptação, transfonação ou arranjo de temas ou melodias de outros autores. Tais práticas, recorrentes e indissociáveis em diversos momentos no decurso histórico do violão e seus ancestrais, contribuíram para a expansão do repertório e o desenvolvimento de estéticas e recursos técnicos considerados fundamentais para a prática interpretativa do violão na atualidade. Porém, na atualidade, encontram-se, por vezes, à margem do processo formativo dos intérpretes em cursos formais. Não obstante, tal processo de separação entre intérprete e compositor não contribui para a exploração de novas possibilidades artísticas por parte dos intérpretes, reduzindo-os, em muitos casos, a reprodutores de um repertório padrão. Por meio de uma abordagem inicial sobre técnicas básicas de adaptação e arranjo para violão - observando aspectos idiomáticos e idiossincráticos do instrumento - deseja-se promover, consequentemente, o desenvolvimento de competências interpretativas, diversidade artística nas práticas violonísticas, e maior contextualização dos intérpretes aos seus nichos sócio-econômicos de atuação.Introdução aos estudos de gênero na educação musical
Yanaêh Vasconcelos Mota e Wenderson Silva Oliveira
Formato: Meet e Podcast
O curso abordará a historiografia e o(s) conceito(s) de gênero e reflexões sobre a literatura nacional e internacional sobre o tema na educação musical, ampliando o horizonte de perspectivas para pensar gênero na educação musical. Serão quatro aulas em formato de podcasts e um encontro-debate síncrono no último dia de curso para que possamos refletir e fortalecer redes teóricas e metodológicas aproximando os estudos de gênero dos estudos em Educação Musical. Os conteúdos propostos são classificados em três dimensões principais: 1) Dimensão conceitual; 2) Dimensão bibliográfica e 3) Dimensão reflexiva. O minicurso é destinado às pessoas interessadas em conhecer os rumos e perspectivas dos estudos de gênero na educação musical, sejam docentes de Música (a nível de graduação ou atuantes na Educação Básica) ou discentes dos cursos brasileiros de Licenciatura em Música.Motivação na aula de instrumento musical: teorias e estratégias para professores
Edson Antônio de Freitas Figueiredo
Formato: Meet
O curso “Motivação na aula de instrumento musical: teorias e estratégias para professores” apresenta de forma objetiva algumas das mais importantes teorias psicológicas da motivação. Entre as teorias abordadas estão a Autodeterminação, Flow, Necessidades Psicológicas Básicas e Feedback, sempre tendo como ênfase as formas práticas de usar essas teorias no dia a dia da aula de instrumento musical. As teorias servem como base para debater temas importantes no ensino de música, como o medo de apresentações públicas, o talento musical, as preferências musicais dos alunos, o planejamento do estudo individual, as ações do professor diante dos erros e acertos dos alunos, entre outros. Todo o conteúdo é direcionado para professores de qualquer instrumento musical.#Vagas completas# O Musescore na criação de materiais para o ensino de música
Marcelo Barros de Borba
Formato: Vídeo-aulas
O curso sobre o Musescore na criação de materiais para o ensino de música será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2021 como parte da programação do XXV Congresso Nacional da ABEM. O objetivo do curso é qualificar os participantes para o uso dos recursos básicos desse software na escrita e edição de partituras assim como no desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino musical. O curso abordará tópicos como a utilização do Musescore na elaboração de bases de acompanhamento, plugins e extensões úteis a músicos educadores e diferentes possibilidades de uso do Musescore em aulas de música. Recomenda-se que os participantes disponham de um computador com o Musescore instalado na sua versão mais atual. O programa é um software livre e pode ser baixado gratuitamente. Para o aproveitamento mais efetivo do curso é importante possuir conhecimentos básicos de teoria musical. O curso acontecerá no formato assíncrono em três dias consecutivos, com duração diária de 2 horas (vídeo-aulas). Os exercícios serão realizados individualmente e enviados ao professor através de uma sala virtual (Google classroom). Os materiais/repertórios e arquivos utilizados no curso serão disponibilizados aos alunos através de links para baixar. O curso tem como público-alvo estudantes, professores de música e musicistas em geral.#Vagas completas# Rumba Flamenca para Piano - Una propuesta musical-didáctica sobre la enseñanza del piano
Eduardo Calvimonte
Formato: Meet
(Este curso será ministrado em espanhol)
El Curso Rumba Flamenca para piano, una propuesta musical-didáctica sobre la enseñanza del piano, propone acercar un material musical basado en sólo 4 acordes y creados para el desarrollo pianístico de estudiantes de nivel Universitario, Conservatorios, Escuelas de Música, Profesores y otros estudiantes y músicos. La música será la parte central de esta propuesta, en donde los conceptos, recursos musicales y orientaciones didácticas estarán inmediatamente referidos a sonidos. Se trabajará con permanentes ejemplificaciones musicales en el piano, con escucha de bases grabadas para prácticas y momentos en que los participantes, que deben contar con su instrumento, podrán aplicar en tiempo sincrónico. Con sólo 4 acordes desarrollaremos 86 variaciones, con sugerencias pianísticas, disposiciones de acordes, digitaciones y orientaciones para la improvisación, un estudio creativo y el trabajo en grupo. El material está disponible para su descarga en forma gratuita, en www.eduardocalvimonte.com (partituras, bases para estudio en diferentes tiempos y videos).Ukulele: abordagens pedagógico-musicais
João Daniel Cardoso da Costa
Formato: Meet
O ukulele é um instrumento musical que tem se tornado bastante popular no Brasil e sido utilizado por alguns profissionais da Educação Musical. A proposta do curso “Ukulele: abordagens pedagógico-musicais” é de fornecer os subsídios básicos para que professores de música possam aplicar o instrumento em suas práticas pedagógico-musicais. No curso serão apresentados (a) conhecimentos teórico-práticos para a performance do instrumento, em nível básico; (b) analisadas propostas pedagógicas com o ukulele como instrumento melódico, harmônico e/ou solo para a sala de aula regular e/ou outros espaços de ensino musical; (c) serão propostos: repertório, arranjos e jogos musicais, direcionados ao ukulele; e (d) realizadas reflexões sobre o instrumento no fazer musical e a sua relevância para a Educação Musical contemporânea, principalmente no Brasil.#Vagas completas#