Go to Top

inscrições

XVII Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM

  • Clique no nome do curso para ver a ementa
Horário Cursos

A música popular nos Cursos de Música da região Centro-Oeste

Formato: Meet
Este curso destina-se a todos os interessados no diálogo a respeito do lugar da música popular no campo da educação musical. O principal objetivo é analisar a presença da música popular nos documentos curriculares dos cursos de música da região Centro-Oeste, numa perspectiva pautada na educação crítica, na sociologia do currículo e nos conceitos bourdieusianos de poder simbólico, campo, habitus e capital cultural. Esperamos provocar reflexões críticas em torno do tema, para que os agentes da educação musical tornem-se ainda mais capacitados para a proposição de debates a respeito da música popular, em seus locais de atuação profissional.

Educação Musical: dimensionando o olhar para o Transtorno Neurossensorial e o Autismo

Formato: Meet
O curso é tem por objetivo conhecer, discutir e refletir sobre Educação Musical, Autismo e Transtorno Neurossensorial. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno Global do Neurodesenvolvimento e uma de suas particularidades é o transtorno de processamento sensorial. Conhecer sobre o assunto pode possibilitar ao educador musical: identificar possíveis alterações o que facilitará no manejo das aulas; permitir conhecer o aluno em suas limitações e respeitar sua individualidade; facilitação do processo ensino-aprendizagem e a realização de atividades individuais e coletivas e atenção redobrada às particularidades sensoriais do ambiente de estudo.

Perguntas para se pensar a(s) infância(s) e a educação musical: quatro olhares sobre pesquisa, ensino, e produção musical

Formato: Podcast
A partir da estruturação do Grupo Temático Especial Educação Musical na Infância em 2020/21, nosso grupo se reúne novamente para refletir sobre pesquisa, ensino e produção musical sobre, para, com e da criança e da(s) infância(s). Abrimos um diálogo sobre as teorias que embasam nosso trabalho nestes três eixos, considerando a necessidade fundamental de uma atuação em rede e em caráter interdisciplinar para se construir entendimentos coerentes com a complexidade da(s) infância(s) e da música na educação infantil. O curso é composto por quatro episódios de podcast, apresentando diálogos entre as/os proponentes e mobilizando discussões sobre os temas.