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inscrições

Encontros Regionais Unificados da ABEM

  • Minicursos

    - Os cursos serão realizados nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro das 9h às 11h (horário de Brasília), em formato online (de forma síncrona pelo Google Meet ou assíncrona via link de acesso a Podcasts e vídeo aulas que serão disponibilizadas no primeiro dia do evento);

    - Para escolher um curso, é necessário, antes estar inscrito/a no evento. Se ainda não se inscreveu, clique aqui.

Cursos
Aportes pedagógicos para o ensino de música indígena na escola
Ministrante(s):Bárbara Viggiano

A educação musical escolar serve-se de definições derivadas das perspectivas eurocentradas daqueles que estabeleceram seu domínio político, econômico e cultural sobre o Brasil ao longo dos últimos 520 anos. Isso faz com que outras relevantes tradições étnicas – em especial as indígenas e afro-brasileiras – sejam ignoradas ou abordadas por uma perspectiva inadequada por processos educativo-musicais em todos os níveis de ensino nacionais. Nesse curso serão trabalhados problemas musicológicos em torno das possíveis compreensões dos fazeres musicais em diferentes contextos, em especial, os dos povos indígenas, a fim de oferecer aportes metodológicos que auxiliem na tarefa desafiadora de traduzir para a linguagem escolar saberes tão estranhos a ela.

#Vagas completas#
Apreciação Musical Expressiva: uma abordagem para formação de professores de música
Ministrante(s):Zuraida Bastião

Este curso pretende provocar reflexões e sugerir práticas acerca do processo de ensino e aprendizagem de música com ênfase na apreciação musical e nas diferentes maneiras de perceber e reagir à música escutada. Nesse contexto de pandemia e isolamento social, a interatividade com o mundo virtual foi aguçada e a educação, em todas as áreas e níveis de ensino, passou a acontecer de forma remota. A viabilidade de um ensino focado na apreciação musical está sendo ainda mais reforçada, e o professor de música tem inúmeras possibilidades de navegar em rede por diversos contextos musicais, ouvir qualquer tipo de música, assistir lives de shows, concertos etc. No entanto, estudos são necessários para compreender as especificidades pedagógicas e articulatórias inerentes a atividade de apreciação musical, como também tomar consciência do seu valor para o desenvolvimento do senso crítico e estético.

#Vagas completas#
Ateliê de musicalização: a construção de instrumentos musicais/brinquedos sonoros e suas aplicabilidades na musicalização de crianças em contextos diversos
Ministrante(s):Carlos Freitas

Neste curso, serão desenvolvidas atividades práticas e reflexivas de musicalização, o qual os participantes poderão trabalhar com conceitos de exploração de fontes sonoras, construção de instrumentos musicais/brinquedos sonoros, preservação do meio ambiente, percepção musical, construção de repertório musical, jogos simbólicos (histórias, jogos cantados, faz-de-conta), expressão corporal (dança, imitação rítmica e gestual), manifestações artísticas e culturais nacionais e internacionais, diversidade musical (música erudita, samba, flamenca, reggae e outras), propriedades do som (intensidade, duração, altura e timbre), entre outros atividades.

#Vagas completas#
Contos para cantar: uma proposta literomusical e inclusiva para a sala de aula
Ministrante(s):Carla Eugenia Lopardo e Rafael Gonçalves da Silva Oliveira

O curso “Contos para Cantar”: uma proposta literomusical e inclusiva para a sala de aula apresenta possibilidades didáticas de uma obra literomusical, multidisciplinar, inclusiva e bilíngue produzida no contexto de formação de professores numa universidade pública. O material abordado para o desenvolvimento deste curso conta com cinco canções compostas e produzidas por um projeto de extensão universitária e seus respectivos contos ilustrados, acompanhados por unidades didáticas multidisciplinares e recursos de acessibilidade para os anos iniciais do ensino fundamental. O principal objetivo é oferecer aos participantes ferramentas didáticas para a implementação de atividades diversificadas focando nas práticas musicais como norteadoras das ações, alicerçadas pela nova BNCC.

#Vagas completas#
Diálogos sobre a construção do projeto de pesquisa em Música/Educação Musical
Ministrante(s):Antonio Chagas Neto, José Davison da Silva Júnior, Matheus Henrique da Fonsêca Barros

A partir da compreensão do crescimento e consolidação da pesquisa e da pós-graduação em música/ educação musical no Brasil, este curso abordará temas relativos à construção de um projeto de pesquisa. Desse modo, privilegiando o processo dialógico, serão discutidos tópicos como: delimitação do tema de pesquisa, elaboração do problema de pesquisa, definição de possíveis abordagens, objetivos, revisão de literatura, referencial teórico, caminhos metodológicos, coleta e análise dos dados.

#Vagas completas#
Educação musical para pessoas com deficiência
Ministrante(s):Ana Célia de Lima Viana, Isabel Cristina Dias Bertevelli e Lisbeth Soares

Este curso, que será realizado de forma síncrona através de vídeo conferência, pretende abordar aspectos relacionados à Educação Musical das pessoas com deficiência, particularmente do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Deficiência Intelectual e da Surdocegueira, discutindo sobre as diversas possibilidades de aprendizagem musical diante da diversidade. Com isso, pretende oferecer subsídios para práticas educativas que respeitem as diferentes habilidades, interesses e possibilidades.

#Vagas completas#
Educação musical, gênero e sexualidade: possibilidade ou tabu?
Ministrante(s):Yanaêh Vasconcelos Mota, Wenderson Silva Oliveira e Glauber Resende Domingues

O curso Educação musical, gênero e sexualidade: possibilidade ou tabu? parte dos estudos de gênero, feministas e queer desenvolvidos na área de Música, sobretudo na Educação Musical, para pensarmos uma Educação Musical outra. Nosso objetivo é fomentar discussões que visem fortalecer a produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade na Educação Musical, bem como ações que deem visibilidade à diversidade no âmbito acadêmico-científico e artístico-cultural. Para tal, abordaremos, em aulas síncronas que valorizam a discussão, conceitos como: gênero, sexualidade, cisheterossexualidade, cisheterosexismo, enviadescimento e queerização para entendermos como a Educação Musical pode contribuir para o desmantelamento de normas hegemônicas canonizadas na área.

#Vagas completas#
Iniciação à Musicografia Braille
Ministrante(s):Jonatas Souza e Silva, Maurício Eslabão

O curso apresentará os principais conceitos da grafia musical em braille, a Musicografia Braille, abordando as regras e normas que norteiam tal escrita. Esta formação destina-se a qualquer pessoa que tenha conhecimento básico sobre a teoria musical e possua interesse sobre a temática, sendo deficiente visual ou não. A partir do estudo teórico e ação prática da escrita e leitura braille, objetivamos agregar conhecimento mínimo necessário para que o aluno possa produzir pequenas canções a uma só voz melódica. Utilizaremos como ferramenta de apoio o software gratuito Musibraille.

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Metacognição aplicada à didática instrumental
Ministrante(s):Marco Antônio Toledo Nascimento

A metacognição é uma parte das ciências cognitivas que se interessa pelos estudos dos conhecimentos que um indivíduo possui sobre as suas próprias capacidades e potencialidades para encontrar soluções ou estratégias a serem utilizadas para a realização de uma ação. Pretende-se com este curso desenvolver a compreensão sobre a metacognição para a sua incorporação na situação didática das aulas de instrumentos musicais. Serão abordados alguns recursos para que o professor fomente em seus estudantes estratégias metacognitivas aplicadas ao estudo do instrumento musical, bem como dimensões técnicas e didáticas para a atuação e avaliação de professores de instrumentos musicais em contextos individuais e/ou coletivos de aprendizagem.

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Motivação na aula de instrumento musical: teorias e estratégias para professores
Ministrante(s):Edson Antônio de Freitas Figueiredo

O curso apresenta de forma objetiva algumas das mais importantes teorias psicológicas da motivação. Entre as teorias abordadas estão a Autoeficácia, as Metas de Realização, a Autodeterminação, o Flow, o Modelo Cíclico de Aprendizagem Autorregulada e a Atribuição de Causalidade. O curso apresenta de forma prática como usar essas teorias no dia a dia da aula de instrumento musical. As teorias servem como base para debater temas importantes no ensino de música, como o medo de apresentações públicas, o talento musical, as preferências musicais dos alunos, o planejamento do estudo individual, as ações do professor diante dos erros e acertos dos alunos, entre outros. Com as estratégias apresentadas nesse curso os professores de música poderão nutrir a motivação interna dos alunos, proporcionando um maior senso de competência, mais engajamento e melhor aprendizagem.

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Musicalização infantil em tempos de ensino online: quatro olhares sobre infância, professores, comunidade, música e educação no modo remoto
Ministrante(s):Tiago Madalozzo, Vivian Dell’ Agnolo Barbosa Madalozzo, Angelita Vander Broock e Regiana Blanck Wille

Somos professores e pesquisadores em quatro diferentes contextos de educação musical infantil, e temos trabalhado com o ensino de música em escola especializada em musicalização, em projetos de extensão vinculados a instituições universitárias e em grupos de estudos, discutindo e vivenciando ativamente a musicalização em modo remoto por meio das telas afetivas. Neste curso, composto por três episódios de podcast e um encontro final interativo com os participantes, nosso intuito é partir do diálogo para ressignificar nossas visões sobre infância, professores, comunidade, música e educação no modo remoto. Discutiremos estes temas a partir dos diferentes lugares de fala que assumimos na organização pedagógica, na pesquisa e no ensino da musicalização, em projetos acontecendo atualmente em plataformas online.

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Padrões de acompanhamento afro-brasileiros para instrumentos de teclas
Ministrante(s):Simone Marques Braga, Vanessa Victória Silva Pereira Lais de Souza Silva e Maria Vanessa Brito de Oliveira

Participações: Aaron Lopes, Alexandre Vargas, Marcelo Pinho.
Esse curso objetiva abordar padrões de acompanhamentos do choro, samba-reggae e ixejá, executados em instrumentos de teclas (piano/ teclado). Por meio de atividades síncronas (Videoconferências) e assíncronas (Vídeoaulas e Materiais de Apoio), o curso se destina tanto para quem quer aprimorar a sua prática no instrumento, ao aprender a execução desses padrões, como também para quem já os toca, mas quer orientações de como ensiná-los, sendo apresentados a diversos materiais.

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Proibido Guarnicê: racismo religioso e criminalização do bumba-meu-boi no final do Séc. XIX
Ministrante(s):Micael Carvalho dos Santos e Raimundo Inácio Souza Araújo

Este curso tem como objetivo apresentar a historicidade da formação do complexo do bumba-meu-boi no Maranhão, destacando a repressão à realização desse folguedo no final do século XIX, bem como as estratégias utilizadas pelos brincantes para a resistência a esses aparatos de controle policial. No curso, será apresentado o contexto de origem e sotaques do bumba-meu-boi no Maranhão, discutindo o racismo religioso presente na sociedade ludovicense do século XIX e suas implicações as manifestações da cultura popular, bem como a compreensão do processo de reconhecimento do Bumba-meu-boi como patrimônio cultural da humanidade.

#Vagas completas#