Go to Top

XVI Encontro Regional Nordeste da ABEM

Tema:

inscrições

Todos os autores devem estar inscritos no evento e serem sócios em dia da ABEM (para renovar a sua anuidade ou se associar clique aqui)

 

Como se inscrever

  • Selecione a sua categoria
  • Na página seguinte clique em "Selecionar Curso"
  • Clique em "Prossiga"
  • Se já possui cadastro na ABEM entre com seus dados de acesso e na página que abrir clique no botão do PagSeguro ou do Paypal para efetuar o pagamento.
  • se não possui cadastro, preencha a ficha de inscrição -> ENVIE -> na página que abrir entre com seus dados de acesso criados na ficha de Inscrição para concluir a inscrição e na página que abrir clique no botão do PagSeguro ou do Paypal para efetuar o pagamento.
    Categoria: Taxa:
    [XVIND] Estudantes de graduação/ Professores do Ensino Básico [SÓCIO]
    R$ 30,00
    [XVIND] Estudantes de graduação/ Professores do Ensino Básico [NÃO SÓCIO]
    R$ 45,00
    [XVIND] Estudantes de pós-graduação | NÃO SÓCIO
    R$ 60,00
    [XVIND] Estudantes de pós-graduação | SÓCIO
    R$ 40,00
    [XVIND] Professores do ensino superior / Pesquisadores | NÃO SÓCIO
    R$ 120,00
    [XVIND] Professores do ensino superior / Pesquisadores | SÓCIO
    R$ 80,00

    MINICURSOS

    Minicursos: em elaboração

    Metacognição aplicada à didática instrumental

    Marco Antonio Toledo Nascimento (Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral/Universidade de Montreal – Canadá)
    Formato: Meet
    Importante componente da Psicologia Cognitiva, a Metacognição se interessa pelos estudos dos conhecimentos que um indivíduo possui sobre as suas próprias capacidades de encontrar soluções para a realização de uma determinada ação. Pretende-se com este curso desenvolver a compreensão e a incorporação da Metacognição na situação didática das aulas de instrumentos musicais. Serão abordados alguns recursos para que o professor fomente em seus estudantes estratégias metacognitivas aplicadas ao estudo do instrumento musical, bem como dimensões técnicas e didáticas para a atuação e avaliação de professores de instrumentos musicais em contextos individuais ou coletivos de aprendizagem

    Aprendendo a ouvir Conhecendo as paisagens sonoras de Natal/RN

    Ana C. de M. Siqueira (UFRN), Ester Nunes Santos (UFRN), Ila L. de Paiva (UFRN), Pamella C. Silva (UFRN)
    Formato: Videoaula
    O curso é uma sequência de dez videoaulas nas quais são apresentadas ferramentas teórico-práticas da pedagogia de Murray Schafer. As videoaulas são ambientadas em diversos pontos de Natal-RN, tais como: a Escola de Música da UFRN, o Forte dos Reis Magos, a praia de Ponta negra, o Parque das Dunas e a Redinha. O objetivo do curso é inspirar professores e estudantes de música na utilização da paisagem sonora, dentro da perspectiva de Murray Schafer.

    Perguntas para se pensar a(s) infância(s) e a educação musical: quatro olhares sobre pesquisa, ensino e produção musical

    Tiago MAdalozzo (UNESPAR), Vivian Dell’Agnolo B. Madalozzo (Alecrim Dourado Formação Musical e PUCPR), Angelita V. Broock (UFMG) e Regina B. Wille (UFPEL)
    Formato: Podcast
    A partir da estruturação do Grupo Temático Especial Educação Musical na Infância em 2020/21, nosso grupo se reúne novamente para refletir sobre pesquisa, ensino e produção musical sobre, para, com e da criança e da(s) infância(s). Abrimos um diálogo sobre as teorias que embasam nosso trabalho nestes três eixos, considerando a necessidade fundamental de uma atuação em rede e em caráter interdisciplinar para se construir entendimentos coerentes com a complexidade da(s) infância(s) e da música na educação infantil. O curso é composto por quatro episódios de podcast, apresentando diálogos entre as/os proponentes e mobilizando discussões sobre os temas.

    Produção de videoaulas de instrumentos musicais

    Francy Kelly Araújo (UEFS) e Bruno Westermann (UEFS)
    Formato: Videoaula
    O curso apresenta processos intrínsecos à produção de videoaulas de instrumentos musicais: escolha de conteúdos e sua relação com a identidade audiovisual; construção de roteiro em função dos objetivos pedagógicos; princípios e ferramentas básicas de gravação e edição (e sua relação com o roteiro), disponibilização e divulgação do material segundo os objetivos. Se propõe a orientar, de maneira prática e objetiva, sobre as dimensões que envolvem essa produção audiovisual. O público-alvo são docentes que possuem interesse em produção audiovisual voltada para o ensino de instrumentos musicais. É um curso totalmente online e assíncrono, em formato de playlist postada no YouTube.

    Tecendo redes reflexivas: caminhos organizativos e práticos para a construção da revisão de literatura

    Klesia G. Andrade (UFPE), Valdiene C. Pereira (UFPE) e Anaide M. A. da Paz (Conservatório Pernambuco de Música)
    Formato: Meet
    O curso tem como objetivo analisar as características centrais da revisão de literatura e a sua importância em processos de construção do conhecimento acadêmico-científico no campo da educação musical. Os conteúdos previstos incluem os critérios para a seleção de fontes bibliográficas, a definição de descritores e os processos de leitura, análise e organização das informações, entre outros. Com atividades síncronas e assíncronas (via Google Meet), os conteúdos serão propostos de maneira dinâmica e colaborativa. Espera-se que os(as) participantes tenham condições de tecer tramas que vislumbrem caminhos para expressivas investigações no âmbito da educação musical.