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XIV Encontro Regional Nordeste da ABEM

Tema: Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamento

inscrições

Todos os autores devem estar inscritos no evento e serem sócios em dia da ABEM (para renovar a sua anuidade ou se associar clique aqui)

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    Categoria: Taxa:
    Alunos UCSAL/Instituto Federal Bahia
    R$ 0,00
    Não Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Estudante de graduação
    R$ 80,00
    Não Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Estudante de pós-graduação
    R$ 100,00
    Não Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial
    R$ 80,00
    Não Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    R$ 120,00
    Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Estudante de graduação
    R$ 40,00
    Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Estudante de pós-graduação
    R$ 60,00
    Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial
    R$ 40,00
    Sócios ABEM / Reg Nord 2018 / Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    R$ 80,00

    MINICURSOS

    Minicursos: dias 20-21/09 das 8h00 às 09h45

    03.Educação Musical e Danças Brasileiras

    Isis Carla Matos Cardoso (Escola de Dança da Funceb)
    Mesclando os elementos da dança aos elementos da música, serão propostas atividades práticas que desenvolverão a percepção musical, espacial e a consciência corporal. Perpassando tais atividades serão tecidas reflexões acerca da Educação Musical através do estudo das danças brasileiras. OBS: levar roupa confortável adequada para movimentos corporais

    04.Experiências afro-indígenas na educação musical: um olhar sobre as leis 10639/03 e 11645/08

    Valnei Souza Santos (UFBA) e Marcos Santos dos Santos (UFBA)
    Promoção de discussão e debate sobre as proposições trazidas pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08 dentro da perspectiva do ensino de música e o desenvolvimento de atividades que possibilitem a implementação das referidas leis em sala de aula

    05.Ensino de música em classes hospitalares e domiciliares

    Eudes Oliveira Cunha (SMED/Salvador; UCSAL) e Rosângela Silva do Carmo (SMED/Salvador)
    Serão abordadas e discutidas questões referentes a esse contexto educacional, quais sejam: perspectivas teóricas sobre classe hospitalar e domiciliar; legislação e diretrizes para a implementação das classes hospitalares e domiciliares no Brasil; experiências de implementação dessa modalidade educacional na rede municipal de ensino de Salvador; planejamento, estratégias metodológicas e recursos didáticos para os processos de ensino e aprendizagem em música nesse contexto; perfil dos alunos-pacientes e especificidades dos espaços hospitalares e domiciliares; representações sociais dos profissionais que atuam em hospitais sobre o ensino de música.

    06.Vivências Musicais Indígenas Pankararu

    Andeson Cleomar dos Santos (UFBA/GECOM), Claudia Elisiane Ferreira dos Santos e Eliabe Amorim Oliveira
    Por meio de vivências musicais como toantes e torés, provenientes do povo Pankararu (PE), o minicurso tem como objetivos apresentar possibilidades pedagógicas a serem trabalhadas na escola e/ou em outros espaços de ensino-aprendizagem, além de desmistificar visões errôneas em torno das culturas indígenas e dialogar com a Lei 11.645/08, que determina a inclusão dos conteúdos indígenas no currículo escolar.

    07.Práticas musicais para bebês e crianças

    Regiane Carvalho (Ciranda Educação Musical; Escolas Módulo Criarte; Arca)
    Vivências musicais para bebês e crianças (de 0 a 6 anos) através de atividades lúdicas com ênfase nas culturas afro-brasileiras e indígenas.

    08.Construção e práticas musicais com Instrumentos Musicais Alternativos

    Alexsandro dos Santos e Silva (SEC/Colégio Colomba Dalto)
    O ponto de partida do minicurso será a discussão em torno da reutilização de materiais por meio da reciclagem, que dará suporte para a construção de Instrumentos com materiais alternativos, afinação de instrumentos com água, arames, entre outros recursos e a elaboração de arranjos, executados por instrumentos alternativos através da prática em conjunto com os participantes.

    09.Ritmos de Bahia e Cuba: prática percussiva comparativa através da “clave”

    José Francisco Izquierdo Yañez (Pracatum – Escola de Música e Tecnologias)
    O minicurso propõe a prática percussiva comparativa de ritmos de matriz africana inseridos nas músicas baianas e cubanas, dois polos importantes dentro da percussão latino-americana, através das “claves”. A partir da execução de alguns ritmos como Congo, Makuta, Palo, Latopa, Samba, Rumba, Samba afro, Ritmos da avenida e Merengue, também será proposto conhecer a história, desenvolvimento e técnicas musicais específicas dos mesmos para serem aplicados no contexto da sala de aula.

    10.Cria de Banda: a prática de ensino aberta à pluralidade

    Celso José Rodrigues Benedito (UFBA) e Joel Barbosa
    O presente minicurso tem por proposta promover reflexões e discussões sobre a transmissão das práticas musicais e de aprendizagem das filarmônicas e como essa arte vem se articulando com variados contextos educacionais.