Go to Top

edições

v.2, 2017

 

  • GT 1.1 - Pesquisa em educação musical

    Profissionalização de jovens na área de música através de um projeto social: Um estudo de caso com a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê – OBADX PDF ()
    Anderson Andrade Brasil  
    Efeito da educação musical na promoção das habilidades sociais em crianças PDF
    Paula Martins Said  
    Educação Musical e Diversidade PDF
    Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva  
    A prática de ensino da Mbira na música Moçambicana: aspetos didáticos e metodológicos PDF
    Micas Orlando Silambo  
    Andragogia musical em Roraima: uma experiência de musicalização através da prática coral PDF
    Beatriz Taveira de Moura Teixeira, Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva  
    [Comunicação] Práticas Pedagógicas Musicais Ativas em Apreciação Musical: uma pesquisa-ação em contexto não-formal PDF
    Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel  
    Considerações sobre perspectivas metodológicas no ensino de guitarra blues no Brasil PDF
    Eric Assmar  
    Vivência musical: análises de construção da formação humana através da identificação de categorias PDF
    Calígia Sousa Monteiro, Eliane Leão  
    Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música: contribuições para a prática da pesquisa discente na graduação PDF
    Simone Marques Braga  
    ‘Vozes da Cidade’: por uma cartografia sonora de Londrina. PDF
    Fátima Carneiro dos Santos, Renata Mariano Landgraf  
    O GÊNERO MUSICAL GUITARRADA: PRÁTICAS E SABERES DA CULTURA POPULAR PARAENSE E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA INSERÇÃO CURRICULAR. PDF
    Saulo Christ Caraveo  
    Professoras unidocentes iniciantes e experientes: uma pesquisa narrativa sobre a possibilidade de seus diferentes atributos no ensino musical escolar PDF
    Daniela Dotto Machado, Claudia Ribeiro Bellochio  
    Educação Musical e unidocência: narrativas de professores referência PDF
    Cláudia Ribeiro Bellochio  
    [Simpósio] Diálogos em torno do ensino e aprendizagem de Percepção Musical: intersecções de estudos e práticas institucionais PDF
    Cristiane H. Vital Otutumi, Caroline Caregnato, Ronaldo da Silva, Priscila de Oliveira Silva, Sarah Fernandes  
    Os (des)caminhos da Educação musical em Belém do Pará: música na modalidade EJA. PDF
    Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, José Ruy Henderson Filho  
    A importância da fala da criança em pesquisas na Educação Musical PDF
    Letícia Damasceno do Nascimento  
    Música na educação infantil: relato de experiência em duas escolas particulares em Belém do Pará PDF
    Anderson Gonçalves Sandim, Paula Thais Cardoso, Lanna Costa Araújo, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues  
    20 Anos de Implementação do Ensino Curricular de Música em uma Rede Municipal de Educação: trajetória, conquistas, desafios e perspectivas PDF
    Rose Fátima Pinheiro Aguiar e Silva  
    História de Vida de duas professoras de música: processos de entrevista e análise PDF
    Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu  
    A Motivação dos egressos da Licenciatura Música da UERN para atuar na Educação Básica. PDF
    Giann Mendes Ribeiro, Flávia Fagundes, Bruno Hermínio, Roberta Silva  
    Música Criança – inclusão, cultura, produção e educação musical PDF
    Helena E. M. N. Loureiro  
    O EDUCADOR MUSICAL MULTIFUNCIONAL: um projeto inicial PDF
    Nayara Freire de Sousa Silva, Jean Joubert Freitas Mendes  
    O perfil de formação do pesquisador em Educação Musical: um estudo inicial PDF
    Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes  
    Perspectivas metodológicas para o ensino de música e sua aplicabilidade no contexto da educação básica brasileira. PDF
    Vivianne Aparecida Lopes, Taís Helena Palhares  
    O gosto musical de estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA): habitus híbrido PDF
    Jucelia Estumano Henderson  
    A Associação dos Festivais de Coros do Rio Grande do Sul e a mobilização para os/dos eventos (1963-1978) PDF
    Lúcia Helena Pereira Teixeira  
    Em busca da compreensão da ética sonora: uma investigação etnográfica baseada na representatividade e na justiça social PDF
    Juliana Carla Bastos  
    Jesualdo: um educador uruguaio em busca da expressão criadora PDF
    Adriana Rodrigues Didier  
    Perfil dos Professores de Música que atuam na Educação Básica no Brasil PDF
    Cristina Mie Ito Cereser, Ana Francisca Schneider Grings, Camila Betina Röpke, Liane Hentschke  
    Educação Musical na escola básica: uma investigação junto às escolas públicas do Amapá PDF
    Filipp Wallajhon Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral  

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Autonomia em práticas informais de aprendizagem musical: Um diálogo entre Paulo Freire e Lucy Green PDF
    Alan Caldas Simões  
    Gestão de sala de aula: conexões entre educadores musicais, música e educação infantil. PDF
    Phelipe Souza Henriques  
    A compreensão da simultaneidade em música de uma criança que estuda violino PDF
    Glicia Rana Cunha Machado, Caroline Caregnato  
    DESCOLONIZAR A EDUCAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA PDF
    Edineiram Marinho Maciel  

    GT 1.3 – História da educação musical

    Villa-Lobos e Gazzi de Sá: o movimento de educação musical na primeira metade do século XX PDF
    Ricardo Soares Ribeiro, Luceni Caetano da Silva  
    Musicalização na educação infantil: trajetória da Rede Municipal de Ensino de Blumenau PDF
    Vanessa Fernandes, Marcia Regina Selpa Heinzle  
    História do Ensino de Música no Território Federal do Amapá PDF
    Ana Letícia Maleamá Sfair de Andrade, Vitor Sousa Cunha Nery, Ana Paula Silva da Silva Amaral  

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    Brincando de violino PDF
    Camile Tatiane de Oliveira Pinto  
    Apreciação Musical Como Prática Curricular No Ensino Médio integrado PDF
    Robson Ribeiro  
    Música e Altas Habilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem Musical: uma revisão bibliográfica PDF
    SARAH PRUDENCIO  
    Entre risos e rimas: criação musical e protagonismo em classes de EJA PDF
    Djenane Vieira  
    [Comunicação] As músicas dos “beiradões” amazonenses no ensino de Arte PDF
    Rafael Branquinho Abdala Norberto, Eliberto de Souza Barroncas, Railda Moreira Vitor  
    Ensino Coletivo de Violão: uma proposta metodológica para escolas de educação básica PDF
    Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão  
    O Ensino de Música na Educação de Jovens e Adultos (EJA): o caso de uma escola estadual em Araguari - MG PDF
    Jennifer Gonzaga, Cíntia Thais Morato  
    Didática desenvolvimental da subjetividade: uma proposta ao ensino de Música na escola PDF
    Lucielle Farias Arantes  
    As dimensões da musicalidade em uma aula de música no município de Caucaia/CE. PDF
    Daniel do Nascimento Sombra  
    Brincando com Música na Educação Infantil: Um estudo sobre a utilização de instrumentos musicais infantis no dia a dia do aluno PDF
    Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel  
    A PRÁTICA DE COJUNTO APLICADA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA ESCOLA SESI DJALMA PESSOA EM SALVADOR - BA PDF
    Décio Pereira Silva Junior, Ekaterina Konopleva  
    O cânone no cirandar do Pibid Música PDF
    Laisla Cristina Lamin, Cristini Jacinto, Vanessa Fernandes, Taylise Vogelbacher Gaertner  
    A qualidade do espaço/ambiente para vivências de música na educação infantil: experiências em escolas públicas e particulares da Grande Vitória/ES PDF
    IZAURA SERPA KAISER, Cláudia Regina Paganini  
    Na Trilha da História: os Caminhos em que a Música Pode nos Levar PDF
    Elton Mendes Pinheiro, Melquiades Floriano Pereira Jr.  
    Aula de música para alunos com altas habilidades PDF
    Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho  
    MÚSICA NO IFB-CCEI E AS EXPERIÊNCIAS MUSICAIS FORMATIVAS DOS SUJEITOS COM O LUGAR: CONSTRUINDO O OBJETO DE PESQUISA PDF
    Hugo Leonardo Guimarães Souza  
    Ensino de arte na escola: uma reflexão sobre a formação e a prática pedagógico-musical de um professor do município do Careiro Castanho no Amazonas PDF
    Pedro Santarem Penalber Neto  
    [Pôster] O ensino de música na educação básica: desafios e experiências no PIBID/Música PDF
    MICHEL SOARES, Maria Déa Limeira, Jéssica Cardoso, Iago Peregrino, Lydianne Nascimento  
    A influência da cultura midiática no gosto musical dos estudantes de uma escola pública estadual de educação básica PDF
    Frank de Lima Sagica, Lia Braga Vieira  
    Docência de música em escolas de educação básica: um diálogo com a literatura PDF
    Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu  
    O ensino de Música e suas aprendizagens na escola: práticas criativas em sala de aula PDF
    Luana Domingos Cesetti Gomyde, João Vitor Dyundi Nakao, Leandro Augusto dos Reis  
    Condições de trabalho de professores de música da educação básica: resultados preliminares PDF
    Luciana Marta Del Ben, Maira Ana Kandler, Joana Lopes Pereira, Tamar Genz Gaulke, Ezequiel Carvalho Viapiana, Elaine Martha Daenecke, Aline Clissiane Ferreira da Silva, Daniela Cesa Fracasso  
    Os Valores Humanos na Educação Musical Escolar: um relato de experiência com alunos(as) de Inclusão PDF
    Caroline Cao Ponso  
    IDEALIZAÇÕES DO HABITUS CONSERVATORIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE CONCEPÇÕES CURRICULARES DE UM PROFESSOR DE MÚSICA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PDF
    Robson Ribeiro  
    Refletindo sobre a diversidade cultural / musical à luz do multiculturalismo PDF
    Paulo Roberto de Oliveira Coutinho  
    Paisagem sonora na Educação Infantil: o caminhar para uma escuta pensante através de ações do PIBID PDF
    Renata Mariano Landgraf  
    O ensino de Musica na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade ou polivalência? PDF
    Rogério Mendes de Lima, SHIRLEY Goes de Oliveira SOUZA  
    O Repente e a Sextilha: Práticas educativas em música PDF
    Rodolfo Rodrigues, Ricardo Francisco dos Reis  
    Concursos Públicos para Professores de Música no Rio Grande do Sul: Uma Análise Político-Educacional de 2008 a 2017 PDF
    Christian Miquéias Braun, Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel  
    Educação Musical no Ensino Fundamental: uma experiência do PIBID utilizando Metodologia de Projetos PDF
    José Ruy Henderson Filho, Jessika Castro Rodrigues, Selma Melo da Cruz, Társilla Castro Rodrigues  
    Projetos musicais escolares: um levantamento em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal PDF
    Sandro Roberto Santos, Delmary Vasconcelos Abreu  
    Práticas musicais a partir da integração dos gêneros rock e pop com alunos do ensino médio PDF
    Jorge Octavio Batista, Filipe Francisco Busana Dias, Maria Luiza Féres do Amaral  
    [Pôster] Estágio supervisionado: Um relato de experiência na UFPA PDF
    Ediel Rocha de Sousa, Lana Luisa da Silva Aragão  
    Fatores que afetam o trabalho dos professores de música na educação básica PDF
    Jaqueline Borges Mello  
    Apreciação musical no ensino fundamental: experiências de escuta de música instrumental com alunos de 3º ano PDF
    Leonardo do Nascimento Rodrigues  
    [Simpósio] Interculturalidade e Educação Musical – caminhos e possibilidades para uma circulação musical e cultural: Pesquisa e Ação PDF
    Leonardo Moraes Batista, Eduardo Guedes Pacheco, Diewerson Nascimento, Cibele Lauria Silva, Angela Rika Fujiyoshi, Márcia Wayna Kambeba, Teresinha de Jesus Conceição Souza, Wellington Palhielo Palhielo Saad Vital  
    Educação musical infantil: relatos sobre vivências no estágio supervisionado PDF
    Ediel Rocha de Sousa, Lana Luisa da Silva Aragão  
    O ensino de música na escola: um estudo sobre projetos desenvolvidos no ensino médio e reconhecidos pelo Prêmio Arte na Escola Cidadã PDF
    Josimara Alves de Souza, Hirlândia Milon Neves  
    Um barulho estranho: relato de experiência com uma turma do 3o. ano do ensino fundamental PDF
    Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke  
    A Prática Musical Através do Violão Coletivo com Alunos do Ensino Médio no Contra Turno. PDF
    Elton Mendes Pinheiro, Melquiades Floriano Pereira Jr.  
    A UTILIZAÇÃO DO CANTO COLETIVO COMO INSTRUMENTO DE INICIAÇÃO MUSICAL PDF
    Letícia Tiene Beni  
    Implementação de princípios da Pedagogia Waldorf e de algumas ideias pedagógico-musicais em uma turma dos anos iniciais do ensino PDF
    Mariana Araújo Parras Luque, Daniela Dotto Machado  
    Processos de criação musical: construindo caminhos no Programa Escola Integrada PDF
    Douglas Aparecido Domingos, Jussara Rodrigues Fernandino  
    Apreciação e composição de música contemporânea na escola PDF
    Karine Rayara Peres Duarte, Vania Malagutti Fialho  
    As aulas de música na escola básica e as questões etnicorraciais PDF
    Priscilla Hygino Rodrigues da Silva Donato  
    Educação Infantil: uma possibilidade de musicalizar na infância PDF
    Bruna C. M. Ferreguetti Souza  
    Educação musical no ensino médio integrado: uma experiência interdisciplinar PDF
    Ana Claudia Silva Morais, Gleison Costa dos Santos  
    A prática de banda como instrumento de educação musical na sala de aula PDF
    Diego Coelho Adam  

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    MÉTODOS DE ENSINO COLETIVO DE PIANO APLICADO NA ESCOLA DE ARTE DA UFAM PDF
    Rosangela Silva Souza, Edna Andrade Soares  
    Construindo conceitos: Educa-Música como escola móvel PDF
    Mariana Barbosa Ament  
    Inter-relações da educação profissional de músicos com o seu trabalho/emprego: um estudo a partir de egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais PDF
    Maria Odília de Quadros Pimentel  
    [Comunicação] Relação de sustentabilidade entre indústria fonográfica e educação musical gospel PDF
    Samara Ellen oliveira do Nascimento, Cristina Mami Owtake  
    CARÊNCIA DO USO DOS PENTACORDES E TRANSPOSIÇÃO DE TONALIDADE NA INICIAÇÃO AO PIANO E TECLADO ELETRÔNICO: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES EM ESCOLAS PARTICULARES DE MÚSICA PDF
    Glenio Vilas Boas da Silva  
    A técnica vocal na formação de regentes: um relato de experiência no curso Regência de Coro do PRONATEC nos anos de 2012 a 2014 na EMUFRN PDF ()
    Thaise Cristina Marcelino Matias  
    Projeto PIBEX “Curso Interativo de Flauta Doce: Exercícios Graduados e Repertório Amazônico” no contexto do Programa de Extensão Escola de Artes da UFAM. PDF
    Jackson Colares da Silva, Fernanda Palheta Lopes  
    Banda do CAUA: Educação, Música, Juventude e Mídia PDF
    Warllison de Souza Barbosa, Lucyanne de Mello Afonso  

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    [Simpósio] O CURSO DE MÚSICA PARFOR DA UEM: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
    Vania Malagutti Fialho, Vania Gizele Malagutti, Bruna Williena Silva, Beatriz Paulino
    PDF
    [comunicação] “Não é estranho fazer uma atividade só porque ela vale nota?” Reflexões sobre cultura escolar, paradigma tradicional e ensino superior de Música PDF
    Fernando Stanzione Galizia  
    O perfil dos alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFPI: em busca de informações para a reformulação do PPC PDF
    Edson Antônio de Freitas Figueiredo  
    [Comunicação] O Consort de Flautas Doces na Polifonia Renascentista: Processos de Aprendizagem no Grupo de Pesquisa em Música da Renascença e Contemporânea – GReCo PDF
    Paula Andrade Callegari, Cesar Marino Villavicencio  
    Música, formação e currículo: uma análise do Curso de Licenciatura em Música da UFRR PDF
    Gustavo Frosi Benetti, Jéssica de Almeida  
    A utilização do canto gregoriano como recurso pedagógico entre os alunos da graduação em Música da UFCG PDF
    João Valter Ferreira Filho  
    Narrativas no ensino superior em música: religiosidade e espiritualidade PDF
    André Müller Reck, Ana Lúcia Louro  
    O rock n roll na formação de professores de música: um relato de experiência PDF
    André Müller Reck, Cibele Ambrozzi Correa, Julian Pinho  
    Por uma escrita idiomática de ritmos para o cavaquinho brasileiro PDF
    Jamerson Farias Ribeiro  
    A regionalização dos exercícios de técnica vocal no coral: Relato de experiência na graduação  
    Edna Andrade Soares, Edna Andrade Soares  
    Banda Sinfônica da UFSM: processos de ensino e aprendizagem PDF
    Guilherme Sampaio Garbosa  
    ENTRE O FORMAL E O INFORMAL: A APRENDIZAGEM DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
    Simone Lacorte  
    Licenciatura em Música da UEAP: análise de entrevistas do processo de implementação PDF
    Ana Paula Silva da Silva Amaral  
    Estudantes de Pedagogia na sala de concerto: uma análise de escuta musical. PDF
    Melita Bona  
    A disciplina Educação Musical Especial no currículo da Licenciatura em Música da UFCG: um relato de experiência PDF
    João Valter Ferreira Filho  
    O uso de apps para tablets e smartphones na aprendizagem musical: uma possibilidade de metodologia curricular PDF
    Rosemara Staub Barros, Lucas Passos  
    Ensino, pesquisa e extensão: articulações necessárias para o fomento de competências de alunos na Licenciatura em Música PDF
    Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Ivete Souza da Silva  
    O perfil dos professores de canto no ensino superior de música: um estudo em andamento PDF
    Juliana Bischoff  
    PLAY ALONG: Uma ferramenta de suporte aos Exercices Journaliers (EJ) do Método Completo de Flauta, de Taffanel & Gaubert PDF
    Davi Silva  

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não formais e informais

    Expressividade musical no ensino de instrumento: estudo de caso com professores de violino PDF
    Juliana Lima Verde  
    O ensino coletivo de violão na fundação estadual Curro Velho em Belém do Pará: estratégias pedagógicas diante da heterogeneidade da turma. PDF
    Rafael Sousa Aires  
    Instrumentos sinfônicos e repertório erudito para jovens em situação de vulnerabilidade social: uma experiência de ampliação de práticas musicais na Escola de Música Tocando em Frente, em Cachoeiro de Itapemirim/ES PDF
    IZAURA SERPA KAISER, Flavia Gomes Caitano  
    Formas de Aprendizagem da Viola de 10 cordas no Rio Grande do Sul PDF
    Renato Cardinali Pedro, Jusamara Vieira Souza  
    A MÚSICA INDÍGENA NO COTIDIANO DE COMUNIDADES MACUXI DO ESTADO DE RORAIMA PDF
    Eli de Matos Araujo  
    Vamos brincar de roda? Práticas pedagógicas musicais em um projeto de desenvolvimento musical e motor para crianças de 3 a 4,5 anos em Santarém, Pará PDF
    Adria Juliana Miranda da Silva, Suelane Carvalho Costa Portela, Iani Dias Lauer-Leite  
    Práticas músico-educativas de integrantes do grupo Confraria do Samba, da cidade de Bagé/RS PDF
    LIDIANE CARVALHO XAVIER, Lúcia Helena Pereira Teixeira  
    ANÁLISE DO PROJETO "UM CANTO EM CADA CANTO": uma pesquisa em andamento PDF
    Dhemy Fernando Vieira Brito  
    EDUCAÇÃO MUSICAL NO TERCEIRO SETOR: Reflexões sobre os processos de significação e criatividade musical PDF
    Quézia P. De Barros S. Amorim, Cristiane Maria Galdino de Almeida  
    O Compositor em Cada um: Relatos sobre a Experiência de ensino do violão básico e da composição popular num âmbito não formal de ensino. PDF
    Júlio César de Lima, Valéria Lázaro De Carvalho  
    Constituindo-se professor de música de projeto social: narrativas de formação. PDF
    Karina Firmino Vieira  
    Avaliando a prática docente no Projeto de Extensão "Escola de Música de Manguinhos" PDF
    João Miguel Bellard Freire, Helen Silveira Jardim de Oliveira, Paulo Roberto Coutinho  
    O Processo de Constituição do Habitus Musical: A Transmissão dos Capitais Sociais e Culturais por meio da Dialética Família-Escola-Indústria Cultural PDF
    Yure Pereira de Abreu, Gerardo Silveira Viana Jr.  
    A educação musical sob o viés do ensino coletivo do violão: processos metodológicos na perspectiva de uma aprendizagem consolidada PDF
    José Simião Severo  
    O Ensino de canto popular na escola especializada: revisão bibliográfica na produção das revistas da ABEM e ANPPOM (2010 - 2015) PDF
    Thaise Cristina Marcelino Matias  
    Oficina de marimbas no Projeto Rum Alagbê: primeiros passos para a construção de uma proposta metodológica inspirada nos princípios e procedimentos da tradição oral PDF
    Flávia Maria Chiara Candusso, Iuri Passos, Herbert de Vasconcelos Cortes, Flávio Bueno dos Santos  
    COEDUCAÇÃO MUSICAL EM MEIO ÀS DIFERENÇAS: Uma reflexão sobre a prática musical no Encontro de Flautas Doce PDF
    Daniela Weingärtner  
    Entre pais e filhos: aprendizagem musical dos filhos na relação com seus pais PDF
    João Paulo Rezende Oliveira, Cintia Thais Morato  
    Considerações sobre a trajetória de uma pianista em uma experiência de aprendizagem musical como sanfoneira (acordeonista) PDF
    HARUE TANAKA  
    PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO VIOLÃO NO CONTEXTO DO CHORO CURITIBANO PDF
    João Fernando Bueno Matos de Almeida, Ana Paula Peters  
    Ensino-aprendizagem musical no Circo Picolino PDF
    Juracy do Amor  

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Um sistema computacional para o ensino a distância da expressividade musical no jazz. PDF
    Endre Solti, Daniel Chris Amato, José Eduardo Fornari Novo Jr  
    O ensino de práticas vocais nas Licenciaturas em música na modalidade Ensino a distância PDF
    Daniel Chris Amato  
    Interações musicais via webconferência no curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB: um olhar para o planejamento docente PDF
    Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins  
    O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia PDF
    Francine Kemmer Cernev  
    Música mobile: Um estudo sobre a escuta musical de estudantes de música em smartphones PDF
    Juliana do Rêgo Medeiros, José Ruy Henderson Filho  
    FaArtes virtual: Um Modelo de Ambiente Virtual para o Ensino de Artes na Universidade Federal do Amazonas PDF
    Jackson Colares da Silva  
    [Pôster] A aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais sob a ótica do pensamento complexo: um projeto pesquisa com guitarristas do curso de extensão da UFRN PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes  
    Educação musical em ambiente de estúdio eletroacústico: uma perspectiva para as atividades de composição em sala de aula. PDF
    Ricardo Murtinho Braga Cotrim  
    Educação musical online e semipresencial: possibilidades metodológicas na extensão universitária PDF
    Juciane Araldi Beltrame  
    [Pôster] MOOCs: Mapeamento e Análise de Cursos de Música em Plataformas de Ensino a Distância PDF
    Tomás Teixeira de Souza, Paulo Roberto Affonso Marins  

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Musicalização de crianças na primeira infância com necessidades educativas especiais: levantamento de trabalhos para a construção do Estado do Conhecimento da pesquisa em andamento. PDF
    Jonas Ramos Camelo  
    A formação do professor de Artes diante dos conteúdos musicais em uma sala inclusiva do ensino fundamental da cidade de Indaiatuba - SP PDF
    Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Adriana do Nascimento Araújo Mendes  
    Parâmetros do som: aprendendo com inclusão na escola de aplicação da UFPA PDF
    Samara Oliveira do Nascimento  
    Construção de materiais didáticos para um repositório voltado à Educação Musical Inclusiva PDF
    Guilherme Moreira de Melo, Carla Eugênia Lopardo, Amanda Meincke Melo  
    Música como instrumento de inclusão de alunos surdos PDF
    Ewando Muller Barbosa da Silva, Jessika Castro Rodrigues  
    Prática de Conjunto com Surdos: um relato de experiência PDF
    Juliana Bischoff  
    Algumas reflexões sobre habitus conservatorial e as adaptações para o ensino de instrumento musical para a pessoa com deficiência PDF
    MAYARA DE BRITO FERREIRA, LUCENI CAETANO DA SILVA  
    A CONTRIBUIÇÃO DA CIRANDA PRAIERA NA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM ALUNOS DA APAE PDF
    Cleyton medeiros medeiros, Maria Luiza Féres Do Amaral, Andreza Specart  

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    A Educação Musical no Espaço de Atendimento Multidisciplinar Autista Amigo Ruy PDF
    Lucyanne de Melo Afonso, Daniele Colares, Rosângela Silva, Evelyn Ferreira, João Paulo Dias  
    A educação musical e a história de um transatlântico: relações de aprendizado PDF
    Giácomo de Carli da Silva  
    Improvisação metodológica no ensino superior: construindo conhecimentos nas “narrativas de si” PDF
    Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro  
    Formação no contexto inclusivo: relatos de processos de pesquisa na iniciação à docência em música PDF
    Regina Finck Schambeck  
    O Curso Livre de Musicalização Infantil na UERN: experiência docente dos professores em formação. PDF
    Flávia Maiara Lima Fagundes, Gustavo Gomes Pereira, Roberta Lúcia dos Santos Silva, Bruno Alisson Alves Hermínio  
    A INSERÇÃO DA MÚSICA NA ESCOLA: INVESTIGANDO OS IMPACTOS DO PIBID PDF
    Cristina Rolim Wolffenbüttel  
    TecnoArte: uso das tecnologias digitais num curso de formação continuada com professores de Artes PDF
    Renata Rosa Guerra, Francine Kemmer Cernev  
    Educação Musical e Formação Docente: Um relato de experiência como orientadora do Estágio Supervisionado em Educação Musical no contexto do Ensino Médio. PDF
    Vivianne Aparecida Lopes  
    Formação do regente coral infantojuvenil no curso de Licenciatura em Música: o caminho da extensão PDF
    Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Ana Lúcia Carneiro de Oliveira  
    Universidade e Escola: uma aproximação por meio da música PDF
    Cibele Ambrozzi Correa, Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira  
    [Pôster] DIVERSIDADE MUSICAL: EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO PDF
    rodrigo oliveira de souza  
    O Estágio Supervisionado no PARFOR: um relato de experiência no Curso de Licenciatura em Música da UFPA PDF
    Jonathan Guimarães e Miranda, José Maria Bezerra  
    [Simpósio] A Formação de Professores no PIBID Música TOCA: as experiências e as interações nas escolas PDF
    Maria Cristina Cascelli, Verônica Gurgel Bezerra, Flávia Motoyama Narita, João Víctor Costa Barros Alves, Paulo Gabriel Rodrigues Coutinho, André Felipe Gouvea Roman, Eduardo Lucchesi Scano, Lucas Souza Pinheiro, Joabson Antonio de Sousa Silva, Luciano Pereira dos Santos, Gabriel Alexandre Santos  
    O regente/educador musical: uma análise nas experiências do PIBID PDF
    Rosemara Staub Barros, Ruben Levi Leite Colares  
    Redes familiares e educação musical: análises preliminares PDF
    Caio César de Sousa Lima, Elder Gomes da Silva  
    Musicalização com crianças na Universidade Federal de Mato Grosso: A música como ferramenta para o desenvolvimento PDF
    Luanna Aparecida Batista da Fonseca, Rodrigo Cavalcate da Silva  

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    Experiência prática na formação docente: uma pesquisa nas revistas da ABEM PDF
    Geovanne de Paula Ricarte, Natália Búrigo Severino  
    Que músico-educador formar? Problematização e reflexões na reformulação de um currículo de licenciatura em música PDF
    Liliana Pereira Botelho, Maria Batânia Parizzi  
    ANÁLISE DO PERCURSO FORMATIVO DE UM PROFESSOR DE MÚSICA PDF
    Robson Ribeiro  
    Reflexões sobre formação de professor de música: um olhar a partir da escola, cultura e cultura escolar PDF
    Carla Pereira Santos  
    Estágio Supervisionado em Música: reflexões na perspectiva da formação continuada PDF
    Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Washington Nogueira de Abreu, Anna Cristina da Silva Leandro, Sthela Cristina de Medeiros Gomes  
    Do que é possível “dar conta”? Um estudo sobre as práticas pedagógico-musicais dos professores de música do município do Rio de Janeiro PDF
    André Oliveira, Silvia Sobreira  
    Educação musical infantil, um relato acerca de desafios auto impostos. PDF
    Rodrigo Vieira de Oliveira  
    Formação docente e grupo: o PIBID-Música como dispositivo formador PDF
    Luciane Wilke Freitas Garbosa  
    Educação Musical, Pedagogia e Unidocência: tramas na produção de conhecimentos PDF
    Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Laila Souto Ahmad, Vanessa Weber  
    Ensino coletivo de violão: Uma atividade de aprendizagem perceptiva PDF
    Johnatan Martins Sousa, Joelson Montes Sales, Walter Silva Pedrosa Almeida, Carla Pereira Santos  
    Reflexões sobre a escuta musical e práticas culturais de pais de crianças da Educação Infantil PDF
    Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral  
    Pesquisa e prática em formação de professores: unindo humanização e identidade PDF
    Mariana Barbosa Ament, Severino Búrigo Natália  
    Artigos, Reflexões e Andragogia na formação continuada de professores PDF
    Bruna Williena da Silva  
    A formação docente de Egressos: discutindo a ampliação do universo musical associado às tecnologias digitais PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva, Calígia Sousa Monteiro, Joalisson Jonathan Oliveira Diniz  
    A educação básica na expectativa de atuação profissional de licenciandos em música: um estudo em andamento na EMUFRN PDF
    Mário André Wanderley Oliveira  
    Formação de professores para o ensino de música nas escolas: Relato de uma experiência no Rio Grande do Sul PDF
    Jusamara Souza, Renato Cardinali Pedro, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Rosalía Trejo León, Jaqueline Soares Marques  

    GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

    A ludicidade no ensino de piano para crianças: a proposta de uma prática docente e de escolha de repertório PDF
    Mônia Kurrle Feller, Edoardo Sbaffi, Carla Silva Reis  
    A Experiência da Formação do Professor Violonista Acompanhador: um estudo com documentação narrativa PDF
    Edson Barbosa Oliveira, Delmary Vasconcelos Abreu  
    Conservatórios Estaduais Mineiros: formação de Professores de Música, centros pedagógicos e capacitação docente em Música PDF
    Denise Coimbra Alves