Go to Top

apresentação


  • A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) tem desenvolvido um papel de destaque no cenário da educação musical brasileira, através de seus Congressos Nacionais e dos Encontros Regionais, como espaços fundamentais de referências para a produção e o compartilhamento de conhecimento e de experiências educativo-musicais realizadas no cenário nacional e internacional, assim como para debater, tratar e aprofundar questões e desafios relacionados a cada região do país.

    Os Congressos Nacionais da ABEM tem como objetivo possibilitar aos professores de música participantes a troca de experiências múltiplas, a divulgação de seus trabalhos e experiências, a estruturação de propostas efetivas de educação e pesquisa, e a redefinição de ações e o incentivo à capacitação profissional e à produção intelectual no campo da educação musical.

    Foco e Escopo

    O Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical é uma publicação científica na área de Educação Musical que tem como objetivo divulgar a pluralidade do conhecimento em educação musical, seja este de cunho científico, através de relatos de pesquisa, de cunho teórico, através de reflexões acerca dos novos paradigmas educacionais, políticos e culturais, ou de cunho histórico, contextualizando as práticas atuais sob uma perspectiva histórica.

    Público Alvo

    Estudantes, professores, pesquisadores da educação musical, além do público interessado na área em geral.

    Título abreviado: Anais do Congresso Nacional da ABEM

    Periodicidade

    Periodicidade - Bianual

    Processo de Avaliação pelos Pares

    Os trabalhos deverão ser enviados ao Editor, via Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da conferência e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

    Idiomas

    Português

    Declaração de Ética

    ÉTICA NA PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL E DECLARAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA

    O Anais do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, ISSN impresso e eletrônico ISSN 2526-5857, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância não é aceito pela ABEM. Os autores que enviam artigos para as conferências declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em outro periódico. 
    Os deveres listados abaixo são baseados no Código de Conduta para Editores de Periódicos disponíveis no site do COPE – (Comitê de Ética na Publicação) (http://publicationethics.org/resources/guidelines).
    Deveres do editor e do Conselho Editorial:
    1) O editor deve trabalhar em conjunto com o Conselho Editorial.
    2) O editor e o Conselho Editorial podem aceitar, rejeitar ou exigir alterações nos artigos enviados para a revista.
    3) O editor e o Conselho Editorial devem assegurar que as informações dos manuscritos sejam mantidas em sigilo.
    4) O editor e o Conselho Editorial são os responsáveis pelo conteúdo e a qualidade geral das publicações.
    5) O editor e o Conselho Editorial não vão utilizar os manuscritos enviados para a revista para pesquisas pessoais sem o consentimento do autor.
    6) O editor e o Conselho Editorial devem avaliar inicialmente o manuscrito. Depois disso, o manuscrito é enviado aos avaliadores em sistema de duplo cego