Go to Top

edições

v.1, 2015

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    Música, experiência e cultura PDF
    Edson Hansen Sant Ana  
    Construção biográfica e projetos de si dos jovens da OMPC: um estudo a partir da pesquisa autobiográfica PDF
    Andrea Matias Queiroz  
    O coro infantil, seus ensinos e suas aprendizagens: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa no Projeto “Um Canto em Cada Canto” PDF
    Klesia Garcia Andrade  
    “Um Canto em Cada Canto”: o coro infantil e suas perspectivas músico-educativas PDF
    Klesia Garcia Andrade  
    A ação pedagógica no Projeto “Um Canto em Cada Canto” PDF
    Klesia Garcia Andrade  
    Implementação da Lei 11.769/2008: concepções dos gestores de educação da cidade de Blumenau/SC PDF
    Helena Villas Garcia Vasconcelos, Regina Finck Schambeck  
    Preferência musical e fatores de influência: uma breve revisão de literatura PDF
    Mikely Pereira Brito, Maria Jose Chevitarese  
    PRÁTICA CORAL: UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES DE ANAIS DE ENCONTROS E CONGRESSOS DA ABEM E ANPPOM DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (2003-2013) PDF
    Luiz Eduardo Silva, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo  
    Composição na Educação de Jovens e Adultos: mobilizando ideias de música. PDF
    Rafael Dias Oliveira, Viviane Beineke  
    A implementação da Lei 11.769/08 nas escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Palmeira-Pr PDF
    Renata Filipak, Rosane Cardoso de Araújo  
    Produção científica do curso de Mestrado em Música da UFRN – área de concentração educação musical: análise inicial PDF
    Gleison Costa dos Santos, Carolina Chaves Gomes  
    A dimensão lúdica na regência de coro infantil PDF
    Micheline Marim Gois  
    O Ensino de Música em uma abordagem interdisciplinar PDF
    Rose Fátima Pinheiro Aguiar e Silva  
    O Ensino coletivo de percussão e suas práticas de ensino/aprendizagem. PDF
    Felipe Brito de Melo  
    A produção sobre e a partir do Pibid nos anais dos Congressos Nacionais da ABEM (2008 – 2013) PDF
    Eduardo Airton Arruda, Rafael Rodrigues da Silva, Rubia Ness, Tayna dos Reis Soares  
    Processos Interculturais de Ensino-Aprendizagem: Cooperação internacional e imersão musical no Brasil e na Suécia (Pôster) PDF
    Antenor Ferreira Correa, Maria Westvall  
    A Teoria Ator-Rede e o ensino de violão na modalidade EaD: primeiras aproximações PDF
    Bruno Westermann  
    Pedagogos e educação musical: um tema mapeado na Revista da Abem (2009-2014) PDF
    Vanessa Weber, Cláudia Ribeiro Bellochio  
    Educação musical das pessoas com deficiência visual: uma breve revisão de literatura PDF
    Edibergon Varela Bezerra  
    Educação Musical com Idosas: processos de colaborativos de composição musical PDF
    Tatiane Andressa da Cunha Fugimoto, Viviane Beineke  
    Os Boomwhackers® e a música compartilhada e arremessada PDF
    Uirá Abondanza Kuhlmann  
    De pais pra filhos: ensino e aprendizagem musical na relação entre pais e filhos PDF
    João Paulo Rezende Oliveira, Cintia Thais Morato  
    Metodologia de pesquisa para investigar a inclusão de práticas corporais no ensino-aprendizagem da técnica vocal para grupos corais infantojuvenis PDF
    Thays Lana Peneda Simões, Patrícia Furst Santiago  
    A Identidade dos Professores de Música na Escola Pública de São Paulo PDF
    Gabriel Costa de Souza  
    O Sistema de Ensino Paraense e o Ensino de Música. PDF
    Tainá Maria Façanha  
    Canto coral com adolescentes: publicações brasileiras PDF
    Rogeria Tatiane Soares Franchini  
    Por educações musicais rizomáticas PDF
    Tiago Teixeira Ferreira  
    Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação (Pôster) PDF
    Robson Silva Cardoso, Andeson Cleomar Santos  
    O Facebook como campo empírico estendido em um estudo de caso com alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE – Campus Fortaleza: discussões de ordem ética em pesquisa PDF
    alexandre vieira  
    Improvisação livre a partir de vídeos: estratégias de realização, considerações e hipóteses PDF
    Stênio Biazon  
    Canto coral e Projeto Social: transformações sociais a partir da experiência educativa e estética PDF
    CLARA BEZERRA NUNES BARROS  
    Pesquisa em Educação Musical desenvolvida em um projeto de extensão. PDF
    Helen Silveira Jardim de Oliveira, João Miguel Bellard Freire  
    Formação musical e humana na perspectiva multicultural de jovens do IFB-CSAM: delineando o tema da pesquisa em andamento PDF
    Gustavo Aguiar Malafaia de Araújo  
    Grupo de Pesquisa em Música como laboratório de experimentações didáticas PDF
    José Ruy Henderson Filho, Jucélia Estumano Henderson  
    Processos Educativos e Práticas Musicais Coletivas na Orquestra Experimental PDF
    CYRAN COSTA CARNEIRO DA CUNHA  
    O uso de tecnologias digitais para aprendizagem musical: um estudo com guitarristas licenciandos em música PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes  
    A normatização da lei 11.769/2008 na educação básica do DF PDF
    Ibsen Perucci Sena  
    A educação corporal integrada à formação do Violonista PDF
    Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior  
    Práticas criativas no ensino e aprendizagem da música - um estudo dos artigos dos Anais e Revistas da ABEM PDF
    Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, GEPEM Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical  
    A Matriz Curricular Ensino Fundamental de 9 anos (em construção) da Rede Municipal de Educação de Florianópolis - SC: conquistas e perspectivas para a área de Música. PDF
    Juliana Lhullier Borghetti  
    Educação musical e Pedagogia: mapeamento em Anais da ABEM (2001-2011) PDF
    Cláudia Ribeiro Bellochio  
    A pesquisa-ação e a contribuição para a prática docente na educação musical: uma ferramenta de reconhecimento e compreensão das identidades musicais PDF
    Jonathan Oliveira, Eliakim Rommel Santos de Lima, Leylliane Regina Figueiredo da Silva Cunha, Maria da Conceição Silva, João Paulo Silva Costa  
    Uma Análise Microssociológica do Ensino Particular de Música PDF
    Antonio Chagas Neto  
    Ter tempo para aprender música: experiências de aprendizagens vividas e compartilhadas por aposentados PDF
    Lilia Neves Gonçalves, Hosana Rodrigues Ferreira da Mata  
    Elaboração e validação de um questionário sobre as crenças de autoeficácia de alunos de violão em um contexto de ensino coletivo (Pôster) PDF
    Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo  
    Ensinar e aprender música: perspectivas contemporâneas da motivação (Simpósio) PDF
    Ana Francisca Schneider Grings, Liane Hentschke, Mário André Wanderley Oliveira, Edson Figueiredo, Daniela Kolhrausch  
    PERCEPÇÃO MUSICAL NA PRÁTICA CORAL PDF
    Doraneide Tosta de Santana Limeira, Leila Miralva Martins Dias  
    Os processos criativos no contexto dos jogos de mãos PDF
    Fernanda Souza  
    Ferramentas Tecnológicas para a Pesquisa em Música: Dinâmicas de um estudo aplicado PDF
    Daniel Augusto Oliveira Machado, Edite Rocha, Andrea Peliccioni  
    Os valores da construção de instrumentos musicais para a educação musical: uma reflexão a partir da fala de dois músicos PDF
    Alne Clissiane Silva  
    O uso das tecnologias digitais na motivação para aprender e ensinar música (Simpósio) PDF
    Francine Kemmer Cernev, Giann Mendes Ribeiro, Cristina Mie Ito Cereser  
    A musicalização Infantil na UFPB, onde o discente explora e refaz sua prática docente: uma abordagem inicial PDF
    Igor de Tarso Maracajá Bezerra  
    Projeto Semeando Sons: O canto coral como meio de aproximação da música às escolas públicas circunvizinhas da Universidade Estadual do Ceará. PDF
    cláudio ferreira mesquita  
    Boi Pai do campo da Faceira: Um olhar nos processos de transmissão musical e no estudo Etnomusicologico. PDF
    Ítalo Soares Silva  

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    AS DIMENSÕES DO CONCEITO DE “POPULAR” EM EDUCAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E DIMENSÕES PRÁTICAS PDF
    Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos  
    Pensamento crítico e apropriação teórica em Educação Musical: o Projeto Carnavália. PDF
    Beatriz Woeltje Schmidt, Vânia Beatriz Müller, Elaine Cristina da Silva  
    A música como conteúdo obrigatório na educação básica: reflexões acerca da epistemologia da educação musical PDF
    Thais Lobosque Aquino  
    Concepções sobre o ensino e aprendizagem de música: uma revisão sobre o tema PDF
    Washington Nogueira de Abreu  
    EDUCAÇÃO MUSICAL E CONTEMPORANEIDADE PDF
    Edineiram Marinho Maciel, Antonio Dias Nascimento  
    Educação musical no contexto orquestral: levantamento da produção acadêmico-musical PDF
    Ana Claudia Silva Morais, Amélia Martins Dias Santa Rosa  

    GT 1.3 – História da educação musical

    A Música como componente curricular nas escolas públicas e privadas do Piauí: História e Memória PDF
    João Valter Ferreira Filho  
    Perspectivas historiográficas para análise do currículo PDF
    Juliana Maria Chrispim Campelo Lima, Inês Rocha  
    Música Cearense: memória e espaço no campo musical. PDF
    Filipe Ximenes Parente, PEDRO ROGERIO  
    Leopoldo Miguéz: compositor, diretor e educador musical nos primeiros anos da República. PDF
    Frederico Silva Santos  
    A Influência de Martinho Lutero na Educação Musical PDF
    Cássia Neivert, Regiana Blank Wille  
    Educação Musical e Formação Política no movimento operário: Rio de Janeiro e São Paulo, 1906-1921. PDF
    Gabriel Otoni Calhau Martins  
    A prática coral e a educação musical PDF
    Rogeria Tatiane Soares Franchini  
    Professores de música pioneiros na educação musical escolar no Distrito Federal: fontes documentais e análise interpretativa PDF
    Clarice Cabral, Delmary Vasconcelos de Abreu  
    PROFESSORES DE MÚSICA PIONEIROS NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR DO DISTRITO FEDERAL: UM LEVANTAMENTO DE FONTES DOCUMENTAIS PDF
    Ester Elke Costa Macedo, Juliana Maria da Cunha  
    Memórias e esquecimentos da cena musical da cidade de Fortaleza PDF
    Caio Benevides  
    O professor de Música: Percursos até a Lei 11.769/08 PDF
    Gabriel Costa de Souza  
    Educação Musical: “consciência história” e “horizontes de expectativas” PDF
    Gilberto Vieira Garcia  
    A presença do piano na cidade de Uberlândia: um estudo documental sobre as ações pedagógico-musicais no período de 1888 a 1957 PDF
    Daniela Franco, Lilia Gonçalves  

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    VIVÊNCIAS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS AULAS CURRICULARES DE MÚSICA (Pôster) PDF
    Rodrigo Cantos Savelli Gomes  
    O Canto Coral no Programa Mais Educação: a defasagem entre a proposta e a ação PDF
    Maura Penna, Eliane Mendes, Ian Bandeira, Olga Renalli Barros  
    A memória e suas contribuições para pensar o processo de aprendizagem em aulas coletivas de violão PDF
    Fábio Amaral da Silva Sá, Eliane Leão  
    Música Senegalesa na sala de aula: relato de uma experiência no contexto do estágio PDF
    Paola Menegat Delazzeri  
    Programa Mais Educação: um relato de experiência com aulas de música no contraturno PDF
    Midiam de Souza Fernandes, José Simião Severo  
    Aproximação da realidade docente: vivenciando a docência a partir da prática de ensino (Pôster) PDF
    Igor de Tarso Maracajá Bezerra  
    Formação e Atuação de Professoras que Trabalham com Música em Escolas Públicas: um Estudo Multicasos PDF
    Daniele Isabel Ertel  
    A escola botando a(s) música(s) no mapa PDF
    Mariana Figueredo  
    Iniciando o trabalho com música: uma experiência no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. PDF
    Ana Paula Silva da Silva Amaral, Mara Pereira da Silva  
    Atividade de Composição Musical Coletiva no Ensino Fundamental Municipal da Cidade do Rio de Janeiro: Um Relato de Experiência PDF
    Vinícius Pereira Rodrigues  
    O jovem, a educação básica e o processo colaborativo: um relato de experiência das disciplinas de Atividades Orientadas III e Estágio Supervisionado IV. PDF
    Anna Cristina Leandro  
    Educação Musical na Educação Infantil do Colégio Pedro II: um processo de construção PDF
    Wasti Silvério Ciszevski Henriques  
    ELABORAÇÃO DE ARRANJO E EDUCAÇÃO MUSICAL PDF
    João Rafael De Lemos  
    Os Ritmos Brasileiros: relato de uma experiência musical nos anos iniciais PDF
    Genivaldo Gomes Cândido  
    A extensão vocal infantil PDF
    Silvia Sobreira, Bruno Boechat  
    ENSINO COLETIVO: MÉTODO TOCAR-JUNTO FERRAMENTA DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA BANDAS MARCIAIS DA CIDADE DE GOIÂNIA PDF
    Aurelio Nogueira Sousa, Marcelo Eterno Alves  
    Que aprendizagens musicais promove o cinema? PDF
    Glauber Resende Domingues  
    As práticas pedagógicas com o canto na sala de aula: um estudo de caso PDF
    Hortênsia Vechi  
    A aplicabilidade das práticas informais de aprendizagem musical como estímulo à prática musical - primeiros resultados de uma pesquisa em andamento PDF
    Fernando Macedo Rodrigues  
    O ensino de música na rede municipal do Natal/RN: resultados da pesquisa realizada pelo GRUMUS-UFRN PDF
    João Gomes da Rocha, Evandra Bezerra de Medeiros Zanetti, Valéria Lazaro de Carvalho  
    O ENSINO DE MÚSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS PDF
    Josiane Paula Maltauro  
    O valor da afetividade no progresso psicomotor do bebê em aulas de musicalização: diálogo/proximidades entre Wallon e Willems PDF
    IZAURA SERPA KAISER, OTÁVIO LIMA DE SOUZA  
    O Ensino de Instrumentos Musicais na Educação Básica PDF
    Elder Pereira Alves  
    Música no Campus: Banda de Música do IFPA-Campus Santarém (Pôster) PDF
    Leonice Maria Bentes Nina  
    Contribuições da pedagogia crítica para a educação musical brasileira: por uma apreciação musical multi/intercultural PDF
    Cristiane Abreu Migon, Monique Andries Nogueira  
    Definindo regras para a turma: gestão de sala de aula na ação docente de três professores de música de escolas públicas de Porto Alegre PDF
    RAFAEL RODRIGUES DA SILVA  
    As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil PDF
    Leda de Albuquerque Maffioletti, Soraia Santana  
    Linhas, vozes e tracks: a textura na composição musical de crianças PDF
    Audrea da costa martins  
    Uma proposta de uso da notação musical como conteúdo no Ensino Médio PDF
    Robson Silva Cardoso  
    O ensino coletivo de violão nas escolas públicas estaduais de Manaus através do Projeto Jovem Cidadão PDF
    Robert Ruan de Oliveira Barbosa  
    A MÚSICA CEARENSE NA ESCOLA BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
    Filipe Ximenes Parente, Pedro Rogerio  
    A coletividade na formação e atuação docente: experiências de bolsistas do PIBID música em uma escola de educação básica PDF
    Edvaldo Felix Amaral, Rodrigo Monteiro Kesselring de Araújo Sá, Michel Soares de Araújo, José Everton Cardoso da Silva, Lucas Daniel de Melo Silva  
    O Ensino de Música em Escolas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul: uma investigação a partir da organização dos COREDES PDF
    Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Jusamara Vieira Souza, Ranielly Boff Scheffer  
    Em busca da afinação no Coral Infantil como meio de musicalizar no Programa do PIBID de Música no UNASP PDF
    Ailen Balog Lima, Paulo Jeovani dos Santos Junior  
    “Palco PIBID”: uma proposta de ensino aprendizagem em música na escola de educação básica (Pôster) PDF
    Karla Beatriz Souza, Renata Ribeiro Silva, Lorraine Albina Tomaz, Luciano Rodovalho Souza  
    Ensino de música no Instituto Federal da Bahia: um estudo à luz do ciclo de políticas de Stephen Ball PDF
    Marcos de Souza Ferreira, Luiz Cesar Marques Magalhães  
    Imprevisibilidade e surpresas na aula de música: análise e reflexões de um professor PDF
    Ana Ester Correia Madeira, Teresa Mateiro  
    Educação musical e a prática de projetos: um relato de experiência sobre o processo de criação de um musical com alunos do Instituto Federal do Maranhão - Campus Centro Histórico PDF
    Tayane da Cruz Trajano  
    Educação Musical e Projetos de Trabalho: relato de prática docente interdisciplinar na Educação Infantil PDF
    Eglem Lucena das Neves  
    A construção de trajetórias de trabalho na educação infantil: um estudo com professores(as) de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre PDF
    Joana Lopes Pereira  
    O Ensino de Música na Educação Infantil Pré-Escolar: uma visão sistêmica a partir da metodologia ativa PDF
    Marcia Victorio  
    Música na escola de educação básica: conceitos e dimensões PDF
    Carla Pereira Santos  
    A Pedagogia de projetos e o ensino de música na Educação Básica da cidade de Natal PDF
    Everson Ferreira Fernandes, Valéria Lázaro Carvalho  
    Adaptação de repertório musical: uma prática coletiva com as oficinas de violão, canto coral e flauta doce PDF
    Francisco Michel Araújo, Ewelter Siqueira Rocha, Luciana Rodrigues Gifoni  
    Jogos Musicais: ações do PIBID-Música do IFPE (Pôster) PDF
    Jaildo Gurgel Costa, Leonardo Araújo da Silva  
    Professor, qual a minha cor? Construção da identidade através do ensino de música afro-brasileira em uma escola particular PDF
    Valnei Souza Santos, Flávia Candusso  
    A Educação Musical em Três Escolas públicas do Ceará: panorama de uma realidade estadual PDF
    Marco Antonio Toledo Nascimento, Miquéias Gomes Ferreira, Émerson da silva Barbosa, Maria Lucineide Freire de Almeida, Gabriel Nunes  
    A composição de Microcanções na Escola Básica: um relato de experiência PDF
    Jaqueline Câmara Leite, Katia Duarte, Helena de Souza Nunes  
    As contribuições geradas pelo método O Passo na aprendizagem musical: Uma experiência com duas turmas do segundo seguimento do ensino fundamental. PDF
    Barbosa Lima Brbosa  
    O que é saber música? - Um estudo de narrativas de crianças PDF
    Juliana Rigon Pedrini  
    Criação musical com a Flauta Doce: Uma experiência com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental PDF
    Thaynah patricia BorgesConceição Pinheiro, Jefferson Aloysio Luz  
    Música no Programa Mais Educação: diálogos entre a aula de música curricular e as oficinas do PME em uma escola da rede municipal de Florianópolis (Pôster) PDF
    Rafael Martins Gonçalves  
    Sobre ser estagiária na Educação Infantil: um relato de experiência PDF
    Nicole Roberta de Mello Penteado, Maressa Barbosa dos Santos  

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Perfil socioeconômico discente: reflexões acerca das condições materiais dos estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPB, campus João Pessoa PDF
    Italan Carneiro  
    O Ensino do Trombone na Escola de Música de Macaíba PDF
    Ricardo Félix de Morais  
    Egressos dos cursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: Quem são? O que buscavam? PDF
    Maria Odília de Quadros Pimentel  
    Estratégias Pedagógicas para a Musicalização Infantil PDF
    Letícia Caroline Souza, Patrícia Furst Santiago  
    Relevância da prática de orquestra na formação de instrumentistas de cordas: uma análise do projeto Orquestra Experimental de Cordas da Fames PDF
    Raquel Rohr, Luciana Rodrigues, Eliézer Anderson Batista Isidoro  
    Coral de Trombones: Uma experiência com alunos de uma escola especializada em música em Belém-PA PDF
    Kelson Luiz Pinheiro, Thaynah Patricia Borges Conceição  
    O estudo da percepção musical em um curso técnico em instrumento musical: um projeto de pesquisa PDF
    Suelena de Araujo Borges, Maura Penna  
    Docência em Música e a Teoria das Representações Sociais PDF
    Lisette Jung Loiola  
    O ensino do violino em Luís Gomes/RN: uma ação de parceria com o Pronatec da EMUFRN PDF
    Israel Victor Lopes da Silva, Rucker Bezerra de Queiroz, Raquel Carmona Torres Félix  
    Fui Passar na Ponte: Travessias em diferentes cores PDF
    Daniel Augusto Oliveira Machado, Patrícia Furst Santiago  
    A motivação no ensino de piano do Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier” de São João del-Rei: implicações no processo de ensino-aprendizagem pianístico. PDF
    Rafael Passos Silva, Maria Amélia de Resende Viegas  
    Critérios para a elaboração do programa em um curso de iniciação musical ao piano PDF
    Tarcísio Gomes Filho  
    O ensino do violão para iniciantes dialogando com o modelo artístico aberto de musicalização: estratégias possíveis PDF
    Fábio Carrilho Santos Barros  
    Princípios pedagógicos para Iniciação ao Piano de Antonio de Sá Pereira e Liddy Chiaffarelli Mignone PDF
    LUANA VALENTIM DA SILVA, EKATERINA KONOPLEVA  
    A utilização de exercícios de técnica pianística na visão de sete professores de piano do Recife: fundamentação teórica. PDF
    Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, José Henrique Martins  

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    A prática coletiva da flauta doce no contexto do ensino superior: uma investigação de três grupos musicais ligados à universidades PDF
    Laís Figueiroa Ivo  
    Tipos de solfejo: conjecturas, problematizações e vivências. PDF
    ANTÔNIO CARLOS BATISTA  
    Os desafios no processo ensino aprendizagem do Instrumento Violão em um curso de Licenciatura em Música a distância PDF
    Simone Lacorte Recôva  
    Linguagem musical e o ensino de graduação em música: Contribuições para a atualização das disciplinas de teoria e percepção musical PDF
    Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva, Gustavo Frosi Benetti  
    Ensino Individual e Coletivo de Piano PDF
    Rosângela Fernandes  
    Estudo técnico da mão direita no violão: Estratégias de estudo utilizadas pelos violonistas do curso de música da Universiade Federal de Uberlândia PDF
    Armando César Silva  
    Perspectivas e Práticas do Ensino de Piano na Licenciatura em Música da UERN PDF
    Andersonn Araújo  
    Educação Musical no curso de Licenciatura em Educação no Campo: um relato de experiência PDF
    Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira  
    A Percepção Musical na perspectiva de acadêmicos da Licenciatura em Música PDF
    Juliana Rodrigues de Oliveira  
    Ensino de violão: o atendimento individualizado no processo de formação coletiva do violonista solista PDF
    Luan Sodré de Souza, Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho  
    GruPPeM e Proposta Metodológica para Percepção Musical Relativa e Absoluta PDF
    Ângelo Nonato Natale Cardoso, Patricia Valadão, Marcelo Penido, Paula Menin, Izael Castro  
    O ensino de clarineta no curso de licenciatura em música da UFSM (Pôster) PDF
    Guilherme Sampaio Garbosa  
    Ensino de piano coletivo: Análise e avaliação pedagógica/metodológica de um projeto de extensão universitária PDF
    Harue Tanaka  
    O feedback visual em tempo real por meio de softwares de análises acústicas no ensino do canto. PDF
    Greyce Ornelas Viana Teixeria, Maria Betânia Parizzi  
    Compreendendo o curso de música – PARFOR da UEM: Uma pesquisa exploratória (Simpósio) PDF
    Vânia Gizele Malagutti, Vania Malagutti Fialho, Andreia Chinaglia Oliveira  
    SOLIDARIEDADE MUSICAL: UMA ABORDAGEM SOBRE AS PRÁTICAS MUSICAIS COMPARTILHADAS EM GRUPOS DE ESTUDOS PDF
    Patrick Mesquita Fernandes  
    O ensino de composição e a técnica de construção de melodias: algumas considerações sobre o método pedagógico de Arnold Schoenberg PDF
    Ernesto Frederico Hartmann, Geraldo Alexandre Pereira Júnior  
    Educando e educador: as percepções dos licenciandos em música da UFCG a respeito de sua formação e de sua realidade profissional PDF
    João Valter Ferreira Filho  
    A abordagem da música popular brasileira nos materiais didáticos para instrumentos de metais: perspectivas para o ensino de trompa PDF
    Radegundis Feitosa  
    Perspectivas para uma formação musical holística: a flauta doce no ensino superior de música (Simpósio) PDF
    Cláudia Maradei Freixedas, Paula Andrade Callegari, Cesar Marino Villavicencio  
    Pedagogias da incerteza: a presença do debate pós-moderno no campo do ensino e da formação docente em música PDF
    Mauricio Braz Carvalho  
    Em busca de vivências sonoras diversificadas: um relato de experiência realizada no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Campina Grande PDF
    Marisa Nóbrega Rodrigues, Romero Ricardo Damião de Araújo  
    Um estudo sobre o estágio curricular obrigatório no curso de Licenciatura em Música da UFPR sob o enfoque da motivação PDF
    Rosane Cardoso de Araújo, Guilherme Romanelli, Gabriel Pfarrius, Marcelo Briski  
    Ensino Superior de Música: possíveis contribuições da Didática Crítica Intercultural para a superação do Paradigma Tradicional PDF
    Fernando Stanzione Galizia, Emília Freitas Lima  
    Oficina de Jogos Musicais: Um prática de ensino no PET PDF
    Tuilla Claudia Feitosa Ferreira, Bianca Peixoto de Carvalho, Fernanda Freire Maia, Gerardo Viana Junior  
    Narrativas religiosas de licenciandos em música: aproximações com o mundo vivido no processo formativo PDF
    André Reck, Ana Lúcia Louro  
    Interdisciplinaridade, música e colaboração na construção do saber PDF
    Gerardo Silveira Viana Jr., Felipe Tadeu Breier, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos  
    A música no contexto universitário: um estudo dos processos educativos no coral da UFPB, Campus II, entre 1978 e 1982. PDF
    Jeter Maurício da Silva Nascimento, Vladimir Alexandro Pereira Silva, João Valter Ferreira Filho  
    O processo de formação do cantor lírico no ensino superior: discussão dos conceitos de Formação, Competências e Conteúdos e suas articulações no ensino e aprendizagem do canto lírico PDF
    você Fernandes dos Santos  
    Instrumento suplementar violão poderia esse recurso auxiliar o licenciando em música na sua pratica docente? PDF
    Anderson Andrade Brasil  
    O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista PDF
    Radegundis Feitosa  
    Aspectos do ensino de viola no Brasil: perspectivas teóricas e metodológicas de uma pesquisa com três professores do instrumento PDF
    Camila Meirelles  
    A teoria de aprendizagem cooperativa no ensino coletivo de piano/teclado: uma experiência na escola PDF
    Josélia Vieira Alberda, Liliane Camargo Polis Oliveira, Marcelo Silva de Souza  
    Os egressos do curso de Licenciatura em Música da UFMS: um estudo de caso sobre sua ausência nas escolas de educação básica PDF
    Lohaine Marques Martins  

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

    Reconfiguração de Política Cultural em Política Curricular: aspectos metodológicos de investigação sobre os Painéis Funarte de Regência Coral (1981-1989) PDF
    Manoel Câmara Rasslan  
    A igreja como espaço constituinte da experiência musical: narrativas de jovens indígenas do IFPA PDF
    Mara Pereira da Silva, Delmary Vasconcelos de Abreu  
    Os diferentes perfis de liderança musical em vinte igrejas evangélicas e suas funções PDF
    Marcus Vinicius de Freitas  
    Aprendizagens colaborativas em brincadeiras cantadas e jogos musicais numa oficina de música com crianças PDF
    Andréia Pires Chinaglia Oliveira  
    Educação musical na Banda Filarmônica Josefa Vianna: as representações sociais compartilhadas entre alunos e comunidade PDF
    José Hérikson Dantas do Amaral, José Magnaldo de Moura Araújo  
    A voz do corpo: consciência corporal e canto coral PDF
    Evaldo Pereira da Silva, Simone Santos Sousa, Quésia de Carvalho dos Santos  
    Aprendizagem Musical Intergeracional em família no universo da Aula Particular de Violão PDF
    Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas  
    ANÁLISE DA INTERVENÇÃO DO PROJETO MÚSICA NO CAMPUS NA COMUNIDADE ACADÊMICA PDF
    Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Josefa Yara Brito, Lucas Bacelar Pires, Marco Antonio Silva  
    “O tambor tá tocando que tambor bonito”: a criação de um repertório percussivo PDF
    Artur Guidugli Mendonça  
    Considerações sobre o ensinar e aprender música na capoeira angola de Mestre João Pequeno de Pastinha de Salvador BA PDF
    Priscila Maria Gallo  
    NEOJIBA: reflexões sobre o ensino das práticas musicais em projeto social PDF
    Ariana Perazzo Nóbrega, Graça Boal Palheiros  
    PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM CASAS DE RELIGIÃO: UM ESTUDO DE CASO PDF
    Diego Conto Lunelli  
    O programa MUSICAR - música na comunidade, aulas e recitais, uma proposta de formação docente na extensão universitária PDF
    Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo  
    A batucada como experiência significativa: a Bateria Alcalina PDF
    Francisco de Assis Santana Mestrinel  
    O Programa de extensão “Educar para preservar” do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei: um relato de experiência PDF
    Maria Amelia Viegas, Maria Clara Lima Valente do Vale  
    Aulas coletivas de baixo elétrico na Escola de Música de Manguinhos (EMM): um relato de experiência PDF
    Paulo Roberto de Oliveira Coutinho  
    Ensino de Música e Desenvolvimento Humano: A ação dos Projetos Sociais PDF
    Eliete Vasconcelos Gonçalves, Alan Maia Silva, Leonardo Moraes Batista  
    MÚSICA NO CAMPO RELIGIOSO: um estudo sobre formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa PDF
    José Alessandro Dantas Dias Novo, Maria Guiomar de Carvalho Ribas  
    Circlesongs: uma abordagem de prática musical criativa e colaborativa PDF
    Uliana Ferlim  
    Os princípios da Alteridade, Reflexão e Subjetividade nas Experiências Musicais do Grupo Ticoritmos PDF
    Sônia Tereza da Silva Ribeiro, Ivy Anne Santos de Assis  
    A transmissão-aquisição de saberes musicais na Oficina permanente – Garibaldis & Sacis PDF
    mariana castro  
    Oficina de ritmos da cultura popular: religiosidades afro-brasileiras em pauta PDF
    Diego Conto Lunelli  
    O professor cartógrafo e o jogo na comunidade de aprendizagem (Simpósio) PDF
    Regina Santos, Eliza Neto, Carlos Torres  
    Metodologias de ensaio para bandas de música: a importância do aquecimento e dos estudos técnicos realizados nos ensaios PDF
    Lélio Eduardo Alves da Silva, Santana Tenison  
    Levando a vida na flauta: uma proposta de musicalização na flauta doce PDF
    Clarice Cabral, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo  
    Educação Musical em Projetos Sociais: Analises reflexões e possibilidades (Simpósio) PDF
    Leonardo Moraes Batista, Elisama da Silva Gonçalves Santos, Anderson Brasil, Mônica Luchese Marques  
    O REPERTÓRIO DO COTIDIANO NO PROJETO CASULO MUSICAL PDF
    Quedma Rocha Cristal  
    Projeto de extensão “Música para Todos”: uma experiência pedagógico-musical em São Luís-MA PDF
    Adriana Rodrigues de Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Bruno José de Agrela Ribeiro, Lee Jun Fan Santos de Sousa, Marlene Maciel França, Jhenysson Dennis Alves Fernandes  
    Ritmos e Batucadas: um material didático sobre as baterias das escolas de samba de Florianópolis em formato de livro, DVD e website (Pôster) PDF
    André Felipe Marcelino  
    Prática coral no Programa Conquista Criança: um estudo de caso em andamento PDF
    Cláudia Cavalcante Fonseca, Leila Miralva Martins Dias  
    Orquestra Amigos Violeiros de São Carlos-SP: Memória e Ensino da viola caipira PDF
    Renato Cardinali Pedro  
    Considerações Sobre a Formação Musical nas Práticas Musicais Juvenis Ligadas ao "Universo” do Coletivo Ocuparte em Sobral-CE PDF
    Tiago de Quadros Maia Carvalho  
    Samba de roda e ensino-aprendizagem em três recortes temporais e espaciais PDF
    Katharina Katharina Döring  
    As relações interpessoais e a motivação na aprendizagem de instrumento em grupo em classes de jovens e adultos em contexto de educação não-formal PDF
    Djenane Vieira  

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Educação a distância no Brasil: formando professores para atender à demanda da lei nº 11.769 de 2008 PDF
    estela ferreira  
    Um estudo sobre a utilização de aplicativos para tablets e smartphones no ensino da música PDF
    Alex Marques Duarte, Paulo Roberto Affonso Marins  
    Educação musical a distância: uma alternativa na formação inicial de professores não especialistas na área da música PDF
    Luciana Requião  
    Instrumento de sopro na modalidade a distância PDF
    Josué Berto dos Santos Júnior, Arthur de Souza Figueirôa  
    Sonoplastia e trilha sonora: uma experiencia interdisciplinar com alunos do 8o ano de uma escola municipal. PDF
    Roberta Yumiko Tristao, Sandra Dias Luz  
    Cultura Participativa e Educação Musical: construção de um referencial teórico (Pôster) PDF
    Juciane Araldi Beltrame  
    Educação musical e tecnologias educacionais: as vozes de três professores nas escolas da educação básica do município de Mossoró/RN PDF
    Carlos Antonio Santos Ribeiro  
    O uso das tecnologias instrumentais na educação musical: revisão bibliográfica PDF
    Denis Martino Cota  

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    O ensino de violino e a deficiência visual: a importância da psicomotricidade PDF
    Jéssica de Oliveira Sabino, Lucyanne de Melo Afonso  
    Aplicações de Técnicas e Exercícios Vocais para o Aprimoramento do Canto Individual e Coletivo: um relato de experiência sobre as práticas profissionais em múltiplos espaços musicais PDF
    Acenísia Rodrigues Souza de Azevedo  
    A música e a cegueira: realidade e equívocos PDF
    Edibergon Varela Bezerra  
    Procesos de decodificación de la partitura braille: los signos de nota y octava PDF
    Adriano Chaves Giesteira  
    Conhecendo e Escutando o Continente Africano: uma experiência interdisciplinar com alunos do 7o ano de uma escola municipal de Florianópolis (Pôster) PDF
    Roberta Yumiko Tristao  
    Contribuições do PRONATEC no processo de ensino-aprendizagem do violino a estudantes da rede pública da educação básica PDF
    José Carlos dos Santos  
    APRENDIZAGEM MUSICAL AO VIOLÃO EM PROJETO SOCIAL NA CIDADE DE FORTALEZA-CE PDF
    eddy lincolln Freitas de Souza  
    EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ADULTOS: DEFININDO O CAMPO E ELEMENTOS DE DISTINÇÃO PDF
    Magno Augusto Job Andrade  
    Educação musical: na prática inclusiva com cadeirantes no projeto acordes eficiente PDF
    João Paulo Silva Costa  
    A inclusão social para crianças surdas através da educação musical PDF
    Márcia Nepomuceno, Adriana do Nascimento Araújo Mendes  
    MÚSICA NA SALA DE AULA INCLUSIVA: ESTUDOS, OBSERVAÇÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE INDAIATUBA - SP PDF
    Karen Ildete Stahl Soler  
    Uma análise da prática pedagógica de professores de música na perspectiva da Educação Inclusiva (Pôster) PDF
    Crislany Viana, Cristiane Galdino Almeida  
    Los diferentes formatos de transcripción de la partitura en Braille (Pôster) PDF
    Adriano Chaves Giesteira  
    O Pronatec da EMUFRN em Monte Alegre: a voz dos estudantes PDF
    Lucas Bonfim Lima, Raquel Carmona Torres Félix  
    Educação musical para crianças surdas e ouvintes: uma proposta de inclusão PDF
    Márcia Nepomuceno, Lúcia Reily  
    A garantia dos direitos de educandos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica: considerações sobre os desafios no contexto de aulas de Música PDF
    Marcia Gabriela Correia Ogando  
    Aulas de música para pessoas com deficiência visual: Da teoria à prática, desafios e conquistas PDF
    Kleybson Soares Costa, Moisés Carneiro Ferreira Júnior

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em cursos de Música: levantamento da produção da Abem (2007-2014) PDF
    Luana Moína Gums, Regina Finck Schambeck  
    Apenas a Lei não basta: o processo de implementação da Educação Musical em um curso de pedagogia do litoral sul fluminense PDF
    Luciana Requião  
    O som de dentro: práticas vocais nas séries iniciais PDF
    Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller  
    O Estágio Curricular Obrigatório na Formação de Professores: vivências e experiências na Licenciatura em Música-UERN PDF
    Andersonn Araújo  
    As práticas pedagógico-musicais de licenciandos no estágio supervisionado em música: um relato de experiência em escolas de educação básica PDF
    Arthur de Souza Figueirôa, Dielton Paulo Maranhão Monteiro  
    Pedagogias em Educação Musical:possibilidades, limitações e perspectivas para a formação docente PDF
    simone marques braga  
    O PIBID na Formação de Professores de Música: a visão dos bolsistas PDF
    Jaqueline Câmara Leite, Flávia Candusso, Regiane Carvalho  
    PERCUSSÃO CORPORAL: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGO PERCUSSIVO A PARTIR DO PIBID MÚSICA. (Pôster) PDF
    Brenda Carvalho Miranda, Vanessa Andrade Silva, Kadja Marluan Silva  
    Piano.Pérolas: promovendo a formação do professor de piano em um projeto de extensão (Pôster) PDF
    Carla Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos  
    Voices from the space-in-between: international exchange experiences of music teacher students PDF
    Maria Westvall, Flávia Motoyama Narita, Samuel Karlsson, Antenor Ferreira Correa  
    Arte e Interdisciplinaridade: O espaço da Arte nas escolas do PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música da UEM PDF
    Andreia Veber  
    O que se canta e escuta na educação infantil: uma investigação em espaços pedagógicos do município de Gaspar / Santa Catarina PDF
    Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral  
    O Ensino do Acordeon para Deficiente Visual: superando novos desafios PDF
    Claudio Nobrega de Paiva  
    Música na educação infantil: um percurso sonoro vivenciado por bolsistas do projeto PIBID PDF
    Thamiris Aparecida Corrêa  
    Projeto Coral Infantojuvenil (PCIU!): ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Pôster) PDF
    Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Mariana Araújo Stocchero  
    Educação Musical na Bahia: perspectivas e articulações pedagógicas para o ensino de música (Simpósio) PDF
    Maria Luiza Santos Barbosa, Edineiram Maciel, Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos Santana, Bruno Westermann, Maurício Dória  
    Propostas pedagógicas, metodologias e conteúdos musicais: relato de experiência de um estágio supervisionado (Pôster) PDF
    Luã Nóbrega de Brito, Edvaldo Amaral  
    Cartilha Musical: uma proposta de musicalização e educação ambiental PDF
    Lucyanne de Melo Afonso, Danielle Colares Lins  

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    A formação docente em música e o PIBID: uma relação dialógica PDF
    Catarina Aracelle Porto do Nascimento  
    A implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ: inovações e desafios. Estudos iniciais. PDF
    Márlon Souza Vieira  
    Educação Infantil e as Licenciaturas em Música nas Universidades Federais do Nordeste: sobre o perfil do egresso e dos cursos PDF
    Carolina Chaves Gomes, Júlio César da Silva, Barbara Mattiuci, Calígia Sousa Monteiro, Antonia Ladyjane Duarte da Silva, Igor Wanderley de Oliveira Rocha  
    O TRABALHO E O BEM ESTAR DO PROFESSOR DE MÚSICA: OS DESAFIOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CAMPO GRANDE-MS PDF
    Jaqueline Borges Mello  
    I Encontro de Professores da Serra Gaúcha – Um Relato de Experiência em Música na Educação Básica PDF
    Cristiano Fagundes Cemin, Marcelo Leites Nunes  
    A inserção profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo com IES do estado do Paraná PDF
    SOLANGE Maranho Gomes  
    Educação musical humanizadora e formação docente: uma pesquisa com licenciandos em música PDF
    Natália Búrigo Severino  
    ENCANTANDO: EDUCAÇÃO MUSICAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
    Elizabeth da silva Galastri, Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Fernanda Cristina Trinca Suyama, Gisele Francisca Matavelli Gigante, Ana Maria Mantovani Pedro Liske, Gisele Madalena Francisco, Marcela Fernanda Gonçalves, Edson Carneiro, Pressley Kerller Mendes Tartarotti  
    Reflexões em torno da formação docente do bacharel em instrumento: espaços formativos PDF
    Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa  
    Levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a prática profissional do regente de coros como educador musical PDF
    Cinara Baccili Ribeiro  
    Diversidade Cultural e Ensino de Música na Educação Básica Ampliando conhecimento e saberes na formação continuada de professores PDF
    Leonardo Moraes Batista  
    A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão (Simpósio) PDF
    Nair Pires, Nair Pires  
    O PIBID na formação de educadores musicais: identidade profissional PDF
    Mariana Barbosa Ament, Ilza Zenker Leme Joly  
    Formação de professorese as contribuiçõesdos estagiários nas aulas de música da Rede Municipal PDF
    Gislene Natera  
    O Pronatec como locus da produção do conhecimento musical na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte PDF
    Zilmar Rodrigues Souza, Raniel Kennedy Alves da Silva  
    É possível dar aulas de música em um “micro‐ônibus”? Uma experiência realizada por bolsistas do PIBID‐Música da UFBA   PDF
    Regiane Santos Carvalho, Flávia Maria Chiara Candusso, Ainoã Santos Cruz  
    Curso de Graduação em Música – Licenciatura da UERGS: Analisando o Projeto Pedagógico e Discutindo sobre a Proposta de Formação PDF
    Ranielly Boff Scheffer  
    Práticas musicais para a paz: relato de experiência docente na formação continuada de professores PDF
    Aline Lucas Guterres, Soraia Santana, Luciane Cuervo  
    Resultados preliminares de uma pesquisa exploratória sobre os subprojetos de Música do PIBID com foco na formação inicial de professores PDF
    Fernanda Silva da Costa  
    AUTORIA DAS AULAS DE MÚSICA DO “ESPAÇO DA AULA” NO PORTAL DO PROFESSOR-MEC PDF
    MARÍA DÉBORA ORTIZ RODRIGUEZ  
    Práticas educativo-musicais no desenvolvimento das múltiplas inteligências: procedimentos metodológicos em uma pesquisa-ação na docência da primeira infância PDF
    Daniel Augusto de Lima Mariano  
    Reflexões sobre a formação continuada para professores de música na rede pública municipal de João Pessoa em 2014 PDF
    José Reinaldo Tavares  
    Desafios e perspectivas para a formação do licenciando através do estágio supervisionado em música PDF
    Carla Pereira Santos