Go to Top

fique por dentro abem

1º Nas Nuvens... Congresso de Música

1º Nas Nuvens... Congresso de Música
15-18 de Dezembro 2015

Os Programas de Pós-Graduação em Artes da UEMG e em Música da UFMG abrem uma chamada de trabalhos para o congresso virtual em Música a decorrer entre os dias 15-18 de Dezembro de 2015, aberto a alunos, pós-graduandos e pesquisadores de Música.

Com o propósito de criar um evento científico livre à sociedade, permitindo o acesso aberto a um espaço virtual de partilha acadêmico-científica, convidamos a que possam submeter os vossos trabalhos nos formatos audiovisual e escrito, através de:


· Envio de um vídeo com a comunicação (duração máxima de 15 minutos), cuja edição é deixada ao critério do proponente para incluir ilustrações visuais e/ou áudios da sua escolha. Essa comunicação deve ser enviada no formato de um link do YouTube pelo candidato e partilhado para avaliação da comissão científica. Juntamente deve enviar um dos seguintes itens à escolha do candidato na forma de
· Trabalho escrito:

o Resumo - até 2000 caracteres com espaços (ver template em anexo) ou
o Resumo expandido - até 10.000 caracteres com espaços (ver template em anexo) ou
o Artigo até 30.000 caracteres com espaços (ver template em anexo).
Este evento pretende apresentar um modelo de conferência cujos trabalhos orais sejam diretamente submetidos no formato de vídeo que serão disponibilizados na data do evento juntamente com os respectivos trabalhos escritos no site.
"Nas Nuvens..." não se restringe a uma temática ou áreas específicas almejando perspectivas mais amplas dentro da Música, buscando um diálogo aberto através das abordagens pelos autores.

Durante os dias do evento (entre 15-18 de Dezembro), os participantes deverão se encontrar disponíveis on-line para responder a possíveis pedidos de esclarecimento, comentários ou observações aos seus trabalhos, divulgados após o dia 15 de dezembro.

Critério de avaliação:

- Cada trabalho audiovisual/escrito será avaliado em conjunto por dois pareceristas das comissões científica e organizadora, podendo ser submetido a mais avaliações, caso necessário.

A submissão deverá se realizar até dia 01 de Dezembro de 2015 através do email musicanasnuvens2015@gmail.com e os trabalhos aprovados serão disponibilizados no site do congresso a partir do dia 15 de Dezembro de 2015.

"Prêmio Nas Nuvens" 2015

O "Prêmio Nas Nuvens" pretende distinguir os trabalhos orais, no formato audiovisual, que se destaquem pela criatividade, originalidade, apresentação, realização e conteúdo da sua proposta.

Este Prêmio, concedido a um vídeo escolhido pela comissão organizadora, será composto de produções bibliográficas e/ou discográficas dos dois Programas da Pós-Graduação em Artes e Música da UEMG e UFMG, respectivamente.


Submissão do vídeo e trabalhos escritos
01 de dezembro 2015

Avaliação das propostas e divulgação dos resultados
01-15 de dezembro 2015

Congresso "Nas Nuvens" com publicação das comunicações orais (vídeos) e respectivos trabalhos escritos no site
15-18 de dezembro 2015

Divulgação do "Prêmio Música nas Nuvens"
18 de Dezembro 2015


Comissão organizadora:

Edite Rocha (UFMG / INET-md)
Fábio Viana (UEMG)
Felipe Amorim (UEMG)
José Antônio Baeta Zille (UEMG)
Roger Canesso (UEMG)
Sara Carvalho (Universidade de Aveiro / INET-md)
Andrea Peliccioni (UFMG)
Daniel Augusto (UFMG)

Comissão Científica:
Alberto Pacheco (UFRJ)
Barbara Alge (Hochschule für Musik und Theater Rostock, Alemanha)
Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO)
Cliff Korman (UFMG)
Diósnio Machado Neto (USP)
Fausto Borém (UFMG)
Fernando Iazzetta (USP)
Helena Lopes (UEMG)
João Pedro Oliveira (UFMG)
Luciana Del-Ben (UFRGS)
Luiz Naveda (UEMG)
Márcio Páscoa (UEA)
Marcos Edson Cardoso Filho (UFSJ)
Marcos Holler (UDESC)
Sara Carvalho (Universidade de Aveiro / INET-md, Portugal)
Teresa Cascudo (Universidad de Rioja, Espanha)

Ver todas