Go to Top

Fóruns ABEM

III Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores e III Encontro Nacional do PIBID Música//20º Simpósio Paranaense de Educação Musical

  •  

    A Associação Brasileira de Educação Musical, em parceria com o 36º Festival de Música de Londrina, realizará, no período de 07 a 09 de julho de 2016 , o III Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e o III Encontro Nacional do PIBID Música e 20º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Com o intuito de consolidar ainda mais esse espaço de discussão e debates da área de educação musical, convidamos professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de licenciatura em música, assim como demais profissionais e alunos que tenham interesse nos temas formação de professores e PIBID Música, a participarem do Evento.

    A duas primeiras edições do Fórum foram realizadas nos anos de 2014 e 2015, também em Londrina. Os eventos contaram com a participação efetiva de coordenadores e professores de cursos de licenciatura em música, e de professores e alunos da área que atuam no Programa PIBID em diferentes estados da federação. Os encontros possibilitaram a análise e a discussão da realidade de diferentes cursos de licenciatura em música do Brasil, levantando questões fundamentais para, cada vez mais, fortalecer a formação de professores de música no país. Durante os fóruns foram apresentadas, ainda, propostas de ações que vêm sendo desenvolvidas no PIBID, nas instituições que estiveram representadas. De tal forma, foi possível promover a troca de experiências entre os professores e alunos participantes dos eventos, bem como o diálogo e a problematização de aspectos importantes para o fortalecimento e a inserção da área de música nesse relevante Programa de formação de professores.

    O III Encontro do Fórum tem como objetivo aprofundar as discussões realizadas nos dois primeiros eventos, avançando no debate de temáticas relacionadas à formação de professores de música e às políticas públicas direcionadas para a capacitação de docentes no Brasil e, também, mapeando ações de formação inicial e continuada na área de música que vêm sendo realizadas nos diferentes contextos de formação de docentes no país. Este Fórum é destinado, mais especificamente, a coordenadores, professores e alunos de cursos de licenciatura em música, mas é aberto aos demais profissionais e estudantes que tenham interesse nas discussões acerca da formação de professores de música e do PIBID na área de música.

    Em breve será disponibilizada a Programação geral do Evento, bem como a chamada de trabalhos direcionada para as instituições que atuam no PIBID Música.

    Local: SESI / Associação Médica de Londrina
    Praça 1º de maio, 130 (em frente à Concha Acústica)
    Londrina - PR

    As inscrições para o Fórum poderão ser realizadas gratuitamente no site da ABEM, a partir de 01 de junho de 2016.
    Clique aqui para se inscrever

    Voltar

  • Coordenação
    Profª Drª Magali Kleber UEL/ ABEM (coordenadora)

    Equipe executiva
    Prof. Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz – UFPB
    Prof. Dr. Marcus Vinicius Medeiros Pereira – UFJF
    Profª Drª Vania Malagutti Fialho (UEM/ABEM)
    Solange Lorenzo



  • 07/07/2016 (quinta-feira)

    08/07/2016 (sexta-feira)

    09/07/2016 (sábado)

    9h

     

     

    • Momento Musical

    9 h 30

     

    • Mesa temática: Formação de professores, currículo e escola: perspectivas a partir das articulações das políticas públicas do PIBID e da proposição da BNCC
    Dr. Helder Eterno da Silveira

    Dra. Cristiane Maria Galdino de Almeida 
    Dr. Ítalo Dutra
    Mediação: Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz

    • Mesa-temática: (Re)pensando a formação de professores de música: das dimensões teórico-político-educacionais à realidade dos cursos de licenciatura em música

    Dra. Helena Loureiro
    Dra. Luciana Del-Ben
    Me. Vanildo Marinho 
    Mediação: Dr. Marcus Medeiros

    12h

     

    • Intervalo para o almoço• Intervalo para o almoço

    14h

     

    • Debate temático: As novas Diretrizes para a Formação de Professores e seus impactos nos PPCs da área de música: de onde viemos, onde estamos e para onde poderemos ir?

    Mediação: Dr. Luís Ricardo Silva Queiroz, Dra. Vânia Fialho e Dra. Magali Kleber

    • Debate temático: A formação de professores de música: dimensões curriculares e estratégias de inovação  na atualidade

    Mediação: Dr. Luís Ricardo Silva Queiroz e Dr. Marcus Medeiros

    16h

    • Credenciamento  com  cafezinho• Intervalo para café• Encaminhamentos para as novas edições do fórum

     

    17h

    • Abertura 
    • Apresentação e objetivos do Fórum

     

     

    • Apresentação  e  exposição  de pôsteres

     

    • Encerramento do Fórum

    18h

    • Mesa temática:  Políticas públicas para educação e cultura: perspectivas para a formação em música

    Dr. Helder Eterno da Silveira
    Dra. Jaqueline Moll 
    Mediação: Dra. Magali Kléber

     

     

    19h

    • Encerramento das  atividades  do dia• Concerto   (Mini-auditório  do Teatro Crystal)

    20h30

    • Concerto de abertura

     

     

    Local do Encontro: SESI / Associação Médica de Londrina - Praça 1º de maio, 130 (em frente à Concha Acústica) - Londrina - PR

  • Encerradas


  • A organização do III Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e do III Encontro Nacional do PIBID Música convida professores e alunos vinculados ao Programa PIBID, que desenvolvam trabalhos na área de música a enviarem textos relatando, de forma analítica e reflexiva, a experiência consolidada no Programa. Os trabalhos serão apresentados durante o evento como pôster, como uma breve apresentação oral dos autores.
    O envio dos trabalhos deve ocorrer até as 18h do dia 30 de junho de 2016, na página do III Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música, http://www.abemeducacaomusical.com.br/foruns/foruns.asp?id=90
    Os textos enviados devem sintetizar a proposta do PIBID música realizado em cada instituição de ensino, apresentado: objetivos, metodologia e resultados alcançados a partir das ações realizadas nas escolas. 
    Cada trabalho deve, obrigatoriamente, estar vinculado às ações desenvolvidas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que faça parte do Programa PIBID. Serão consideradas somente uma proposta por instituição, devendo esta congregar as diferentes ações e sujeitos que participam do Programa na IES. 
    Todos os trabalhos submetidos serão aceitos para serem apresentados como pôster durante o evento. Os textos completos enviados serão publicados em anais online que serão publicados no site da ABEM. Como a proposta do PIBID de cada instituição já foi aprovada pela CAPES não haverá avaliação dos trabalhos submetidos pelos representantes da IES. 
    Os pôsteres, que ficarão expostos durante o deverão ter as seguintes dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura, sendo este material de responsabilidade de cada autor(a).

    NORMAS TÉCNICAS: 
    - Os textos devem ter uma extensão de até 3.000 palavras, incluindo a totalidade do texto: resumo, palavras-chave, texto e referências. 
    - Os textos devem ser escritos em Times New Roman, fonte 12, espaço 1.5.
    - A primeira página do texto deve conter: Título; Resumo em português, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do título e acima do texto principal. Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português, inglês ou espanhol.
    - Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal. Para estas notas, deve ser usada fonte tamanho 10.
    - As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, fonte 11, espaço simples, entrada alinhada a 2,5 cm da margem, à esquerda, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. - No caso de citações de obras em língua estrangeira, essas devem aparecer no texto traduzidas para o português e ser apresentadas “no original” em nota de rodapé.
    As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma: 
      - Uma obra com um autor: (MEYER, 1994, p.15) 
      - Uma obra com até três autores: (COHEN; MANION, 1994, p.30)
      - Uma obra com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)
    - Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência a uma ideia específica apresentada pelo autor.
    - Tabelas e quadros devem ser inseridos no texto, com a devida numeração (ex. Tabela 1, etc.).

    REFERÊNCIAS: Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT/2002 (NBR 6023), abaixo exemplificadas. 
    Livros SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. 
    Exemplo: MEYER, L. B. Music, the arts, and ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
    COHEN, L.; MANION, L. Research methods in education. 4. ed. London: Routledge, 1994
    Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)
    SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Obra. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.
    Exemplo: WEBSTER, P. R. Research on creative thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, R (Ed.). Handbook of research on music teaching and learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280. 

    Artigos em periódicos:
    SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.
     Exemplo: LOANE, B. Thinking about children’s compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984. 
    Trabalhos em anais de eventos científicos:
     SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. 

    Exemplo: DELALANDE, F. A criança do sonoro ao musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais... Salvador: ABEM, 2000. p. 48-51.
    A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

    OBSERVAÇÕES EDITORIAIS: 
    - Os artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
    - A revisão ortográfica e gramatical dos trabalhos é de responsabilidade do(s) autor(es)
    - As citações diretas (literais) curtas (com até três linhas) devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s).
    - As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser colocadas em parágrafo separado, justificado, alinhado a 4 cm da margem esquerda e sem recuo na margem direita, utilizando espaço simples, fonte tamanho 11, e não devem ser colocadas entre aspas. Estas citações devem estar separadas do parágrafo anterior de acordo com as especificações do modelo de formatação de trabalhos.
    - As citações indiretas (não literais) devem ser inseridas no texto, mas não devem ser colocadas entre aspas, e são seguidas da referência entre parênteses, com sobrenome(s) do(s) autor(es), ano e página(s). Vale ressaltar que, mesmo nas citações indiretas, as páginas devem ser mencionadas, a não ser que o trecho citado se refira à obra como um todo.
    - No caso de citações de obras em língua estrangeira, estas devem ser traduzidas (caso se considere necessário, o trecho na língua original pode ser apresentado em nota de rodapé).
    - As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto reportando-se à fonte bibliográfica. 

    Maiores informações: secretaria@abemeducacaomusical.com.br